Todas as restrições e exigências impostas pela pandemia transformaram bruscamente o comportamento de consumo. O distanciamento social, medida preventiva e que controla a disseminação do vírus, em conjunto com outras medidas impostas pelas autoridades, promoveram o surgimento de novas tendências no varejo.
Esses novos “modelos” operacionais, exigiram a transformação das lideranças, visto que o cenário era e ainda é crítico. Por consequência disto, as tomadas de decisão passaram a exigir certas características e perfis de liderança para atender essa nova realidade de mercado, onde a agilidade, o uso inteligente dos dados e a experiência do consumidor são pontos críticos para ganhar competitividade.
No início da pandemia o mercado perdeu completamente o controle, as restrições abruptas e a paralisação do atendimento presencial para o varejo de não essenciais causaram alta retração no segmento. O comércio não esperava tamanho impacto, pois ainda não tinha experienciado tal realidade e muito menos se preparado para este tipo de cenário.
Apesar de inevitáveis, as medidas restritivas eram e algumas ainda são muito necessárias. Isso, acabou gerando alta no desemprego, mudança rápida no comportamento de consumo, além da queda inevitável no faturamento do varejo e de muitos outros setores.
Essa alteração rápida do cenário exigiu uma nova visão no que é relacionado à tomada de decisão, pois a liderança se viu do dia para a noite com uma série de desafios e obstáculos a serem tratados para conseguir se adequar, sobreviver e ainda obter algum resultado satisfatório.
Hoje, a tomada de decisão gira em torno do fluxo contínuo de informações, e eficiência das operações e da gestão do capital humano. Mesmo com a possibilidade de alterar algum planejamento ou estratégia, as lideranças eficientes buscam por equipes que entreguem respostas rápidas e pré-determinadas, levando em consideração diferentes cenários.
Leia também: “Como se adaptar ao novo momento do varejo”.
Em relação a liderança, tornou-se indispensável dar ênfase nas habilidades estratégicas e ao mesmo tempo manter o foco na gestão de pessoas e soft skills, que são extremamente relevantes neste momento de fragilidade capital e emocional.
Como a economia foi extremamente afetada, priorizar as questões financeiras se tornou um fator de alta prioridade. Também é preciso flexibilidade e dinamismo, para isso foi inevitável desenvolver habilidades criativas e tecnológicas, para poder usufruir melhor das ferramentas digitais, que se mostraram muito efetivas durante a pandemia.
Em relação às questões internas, as que têm tomado tempo significativo da liderança estão relacionadas à redução de custos, gestão de capital humano, desenvolvimento de novos modelos de negócios, experiência do cliente, manutenção do fluxo de caixa, além de estratégias de lançamento e remodelação de produtos/serviços.
Também foi fundamental estabelecer e otimizar as rotinas à distância, o que exige mudanças nas relações de trabalho. Além disso, a atração e manutenção de talentos se tornaram pontos críticos, pois em tempos de crise é vital contar com o apoio de profissionais qualificados e comprometidos.
Essas “novas” prioridades vêm em conjunto com as preocupações do gerenciamento de riscos em meio a este cenário de alta instabilidade. Abaixo, você as confere em ordem prioritária:
Os fatores citados anteriormente, relacionados às habilidades necessárias para a liderança, questões internas e prioridades, deram destaque a 4 perfis de liderança, que podem ser praticados isoladamente ou em união de 2 ou mais perfis. Tudo depende da realidade de cada negócio, de sua atual condição, das características e saúde econômica de seu segmento.
E é sobre esses perfis que falaremos a seguir.
Os perfis de liderança, que descrevem o estilo de um líder, são influenciados de acordo com a situação da empresa em um determinado período e sua cultura organizacional. O que determina a predominância de cada perfil é o ambiente, pois cada um deles é mais vantajoso em determinadas situações.
Por isso, hoje é indispensável para o líder navegar entre os perfis de liderança, para se adequar a diferentes situações e mudanças organizacionais ocasionadas por elas.
Confira cada um dos 4 perfis de liderança.
Este perfil se caracteriza por tomadas de decisões centralizadas mesmo antes da pandemia, pelo entendimento e aceitação da redução de flexibilidade em tempos instáveis e sua importância. Seu direcionamento é para o foco, assertividade, eficiência dos negócios e flexibilidade nas rotinas e culturas.
O perfil cético tem foco na crise, no aprendizado que ela proporciona, seu uso para tomar decisões, se adaptar e se manter seguro até que surjam períodos de maior estabilidade.
A atuação deste perfil é defensiva, sempre centralizada nas decisões para ganhar agilidade nas ações e com atenção especial à incerteza pela procura de seus produtos/serviços em tempos de crise.
O perfil confiante corresponde a uma liderança que atua e aposta em parceria com seus fornecedores para garantir a integridade da sua supply chain e na união de forças entre duas ou mais empresas para identificar novas oportunidades. Além disso, existe uma tendência muito grande no líder confiante em descentralizar a gestão e abrir espaço para inovação.
As palavras chave deste perfil são resiliência, agilidade e busca por oportunidades.
A segurança e produtividade dos colaboradores é o que marca este perfil de liderança. Com foco na gestão de pessoas, esse perfil de líder investe no aprendizado e disseminação de soft skills e na implantação de medidas e benefícios para o bem estar de suas equipes, além de se preocupar com a qualidade da comunicação entre colaboradores.
Assim, é promovida a atração, obtenção e manutenção de talentos, a colaboratividade entre equipes e a descentralização nas tomadas de decisão, que passam a ser estabelecidas por funcionários com diferentes níveis hierárquicos.
Existe uma característica em comum entre todos esses perfis de liderança: apostar no uso inteligente dos dados para que sirvam como insumos valiosos nas tomadas de decisão.
A in360 oferece serviços de inteligência de varejo, para entregar competitividade, evidenciando oportunidades e pontos críticos de seus clientes por meio do uso estratégico das informações. Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor.
Entre em contato com nossos especialistas, descubra todos os benefícios de tomar decisões baseadas em dados de qualidade para se destacar durante e após a pandemia.