A coleta e análise de dados, para compreender o comportamento de consumo, é uma necessidade de gestão de varejo cada vez mais clara, e a pandemia intensificou esse processo. As mudanças de comportamento de consumo, devido ao isolamento social, impactaram o varejo e a indústria, antecipando tendências que só ocorreriam daqui a alguns anos.
Portanto, o relacionamento entre indústria e varejo passa por uma revolução, permitindo que tornem-se aliados, entendendo que um alinhamento entre os dois pode maximizar os resultados do negócio. Sendo assim, ambos devem ter em vista um ganho reciproco, conseguido através de uma abordagem participativa, baseada em uma parceria estratégica. Esta nova diretriz é adotada em mercados nos EUA e Europa para obter uma maior eficiência no atendimento às demandas dos consumidores.
Ao estar atento às demandas dos shoppers, o varejo consegue montar estoques mais eficazes e a indústria consegue aumentar a produção do que realmente tem mais saída. Caminhando lado a lado, varejo e indústria crescem em conjunto, melhorando a experiência de compra dos clientes.
Acompanhe o conteúdo, a seguir, e descubra como é importante que a indústria gere informações de qualidade para dar maior suporte às vendas. A colaboração entre varejistas e indústria é uma das principais tendências de varejo da atualidade. Vamos lá?
A indústria 4.0, caracterizada pelo uso de inteligência artificial, robótica, softwares de gestão de dados, compartilhamento de arquivos em nuvem e inteligência de mercado, é essencial para o crescimento do negócio. A indústria deve estar atenta a essa realidade, mas apenas coletar dados não é suficiente, deve-se contar com pessoal qualificado para realizar análises assertivas e condizentes com o mercado.
O varejo 4.0, por sua vez é caracterizado por contar com programa de clientes frequentes ou clube de clientes, vendas pelo WhatsApp, reconhecimento facial, inteligência artificial (aplicativos de compra e e-commerce, por exemplo), presença em redes sociais, além do contato físico direto com o consumidor. Tanto varejo, quanto indústria, munidos de tantas informações relevantes, podem e devem atuar em conjunto para identificar mudanças do comportamento de consumo.
Essa colaboração de dados pode gerar dúvidas quanto a concorrência. Será que é seguro trocar informações relevantes com um fornecedor (indústria) que tem contato com a concorrência (do varejista) e muitas vezes também comercializa seus produtos? Uma certeza é válida: vive-se a era do compartilhamento da informação, e os riscos deste tipo podem ser mais facilmente mitigados do que o risco de não se ter a informação correta para otimizar seu varejo. O consumidor está cada vez mais exigente e a fidelização acontece na empresa que oferece a melhor experiência de compra.
É necessário compreender que varejo e indústria fazem parte de uma cadeia de consumo em que o shopper está na ponta, guiando o processo a partir do comportamento de consumo. Varejo e indústria podem até serem concorrentes, mas é fato que têm muito mais a ganhar trabalhando juntos, de forma colaborativa, cooperativa. Dados bem analisados são artigos de luxo, não só no varejo e indústria.
Um processo que pode trazer bons resultados é a elaboração de um Joint Business Plan. O Joint Business Plan (JBP) é um plano de negócios, desenvolvido conjuntamente, pelo qual são identificadas, estruturadas as oportunidades por meio de metas e plano de ação com foco no longo prazo entre indústria e varejo, visando alcançar resultados positivos para todas as partes, com foco no consumidor final. Ao unir a capacidade de captação de inovação da indústria com a capilaridade das informações de comportamento do varejo, é possível expandir as bases desta relação já existente para além do setor de compras, envolvendo as demais áreas estratégicas das empresas.
Apesar de ser uma das fortes tendências de varejo, a ação estratégica movida pela análise de dados é uma atividade relativamente nova no Brasil, e por isso é necessário ter clareza sobre as métricas que realmente são relevantes. É por isso que a troca de informações entre varejo e indústria é tão importante, através de uma ação colaborativa e com visão estratégica, já que as necessidades, demandas e os cenários mudam literalmente de uma hora para outra.
A in360 é especialista em transformar dados em informações acionáveis, permitindo a avaliação, planejamento, implementação e monitoramento de dados que alavanquem resultados, em toda a cadeia de valor varejista. Converse com nosso time multidisciplinar e descubra como é possível desenvolver um trabalho para unir forças entre varejo e indústria, tendo como foco o comportamento de consumo!