O seu varejo utiliza o omnichannel como estratégia de venda? Fique atento às novas tendências tecnológicas para o seu negócio! Caracterizado pela grande concorrência, o varejo enfrenta o desafio de fidelização de seus clientes, uma vez que um mesmo produto pode ser adquirido em diversos estabelecimentos. Dessa forma, o omnichanel surge como possibilidade de personalização da experiência de compra, para o consumidor, e consequentemente como um diferencial para o processo de fidelização. O seu cliente está cada vez mais conectado digitalmente, mais exigente e ávido por informações que o auxiliem a realizar as melhores escolhas dentre a enorme variedade de produtos e estabelecimentos.
Estrategicamente, é importante que o varejo seja multicanal, como forma de potencializar as mais diversas oportunidades de venda, estando ativo tanto digitalmente (site, redes sociais, e-mail, aplicativos, blog, bom ranqueamento de buscas do Google) quanto fisicamente, atuando de forma integrada. Acompanhe, a seguir, os principais motivos que levam os consumidores a aderirem ao omnichannel!
Ominichannel é um termo em inglês que significa multicanal, caracterizando a tendência contemporânea de integração entre o marketing digital e o marketing das lojas físicas, levando em consideração que uma parcela considerável dos consumidores está constantemente online, principalmente por meio de seus smartphones. O relacionamento com o cliente deve ser de fácil acesso, possível em qualquer ambiente e em tempo real.
O omnichannel é uma forma mais prática para conhecer detalhadamente o comportamento do seu público consumidor, a partir do mapeamento de dados digitais e assim estabelecer ações mais efetivas e eficazes em relação à jornada do cliente. Você sabe o motivo pelo qual seus consumidores abandonam produtos em seus carrinhos físicos e/ou digitais? A obtenção e o tratamento de dados comportamentais é alma do negócio! A Accenture, multinacional de consultoria em gestão, revela que os consumidores gastam até 37{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} a mais em empresas multicanais.
Um bom exemplo de sucesso varejista, com a utilização do omnichannel, pode ser observado a partir do posicionamento estratégico do Magazine Luiza. Entre os anos de 2015 e 2018, após a utilização do omnichannel, as vendas online cresceram 241{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} e as vendas da loja física cresceram em 51{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d}. São recursos omninchannel desenvolvidos: aplicativo para dispositivos móveis (com presença da atendente virtual que faz parte da marca); tecnologia integrada às lojas físicas (o recurso de checkout diminuiu o tempo de finalização de compra de 40 para 05 minutos); a possibilidade de comprar online e retirar na loja física (diminui o tempo de espera em filas, elimina o valor do frete e ainda estimula o cliente a verificar novas promoções).
A sociedade contemporânea é digital e a presença dos smartphones, como a principal ferramenta de comunicação, está cada vez mais consolidada. Veja, a seguir, os principais motivos pelos quais seus clientes aderem ao omnichannel.
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