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Publicado por admin em 29 de novembro de 2019
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3 fatores para entender o varejo omnichannel

Omnichannel: o futuro do segmento varejista!

O seu varejo utiliza o omnichannel como estratégia de venda? Fique atento às novas tendências tecnológicas para o seu negócio! Caracterizado pela grande concorrência, o varejo enfrenta o desafio de fidelização de seus clientes, uma vez que um mesmo produto pode ser adquirido em diversos estabelecimentos. Dessa forma, o omnichanel surge como possibilidade de personalização da experiência de compra, para o consumidor, e consequentemente como um diferencial para o processo de fidelização. O seu cliente está cada vez mais conectado digitalmente, mais exigente e ávido por informações que o auxiliem a realizar as melhores escolhas dentre a enorme variedade de produtos e estabelecimentos.

Estrategicamente, é importante que o varejo seja multicanal, como forma de potencializar as mais diversas oportunidades de venda, estando ativo tanto digitalmente (site, redes sociais, e-mail, aplicativos, blog, bom ranqueamento de buscas do Google) quanto fisicamente, atuando de forma integrada. Acompanhe, a seguir, os principais motivos que levam os consumidores a aderirem ao omnichannel!

O que é o omnichannel?

Ominichannel é um termo em inglês que significa multicanal, caracterizando a tendência contemporânea de integração entre o marketing digital e o marketing das lojas físicas, levando em consideração que uma parcela considerável dos consumidores está constantemente online, principalmente por meio de seus smartphones. O relacionamento com o cliente deve ser de fácil acesso, possível em qualquer ambiente e em tempo real.

O omnichannel é uma forma mais prática para conhecer detalhadamente o comportamento do seu público consumidor, a partir do mapeamento de dados digitais e assim estabelecer ações mais efetivas e eficazes em relação à jornada do cliente. Você sabe o motivo pelo qual seus consumidores abandonam produtos em seus carrinhos físicos e/ou digitais? A obtenção e o tratamento de dados comportamentais é alma do negócio! A Accenture, multinacional de consultoria em gestão, revela que os consumidores gastam até 37{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} a mais em empresas multicanais.

Um bom exemplo de sucesso varejista, com a utilização do omnichannel, pode ser observado a partir do posicionamento estratégico do Magazine Luiza. Entre os anos de 2015 e 2018, após a utilização do omnichannel, as vendas online cresceram 241{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} e as vendas da loja física cresceram em 51{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d}. São recursos omninchannel desenvolvidos: aplicativo para dispositivos móveis (com presença da atendente virtual que faz parte da marca); tecnologia integrada às lojas físicas (o recurso de checkout diminuiu o tempo de finalização de compra de 40 para 05 minutos); a possibilidade de comprar online e retirar na loja física (diminui o tempo de espera em filas, elimina o valor do frete e ainda estimula o cliente a verificar novas promoções).

Por que os clientes aderem ao omnichannel!

A sociedade contemporânea é digital e a presença dos smartphones, como a principal ferramenta de comunicação, está cada vez mais consolidada. Veja, a seguir, os principais motivos pelos quais seus clientes aderem ao omnichannel.

  1. Atendimento personalizado: O consumidor não tem tempo para dedicar a processos de compra longos e entediantes, dessa forma, quando o varejo já conhece o perfil de seus clientes e muitas vezes já identifica até o que estão procurando, o processo de compra fica mais fácil e prazeroso. Cada consumidor apresenta demandas específicas, diferenciadas e anseiam pela resolução do que buscam. Disponibilizar ofertas personalizadas, também na loja física, é um bom diferencial. O tratamento de dados é essencial para encantar seu público.
  2. Autoatendimento: O consumidor está cada vez mais autônomo, no que diz respeito à pesquisa das informações de produtos que atendam suas necessidades. É importante que o varejo esteja preparado para suprir essa demanda, seja por meio da utilização de QRCodes nas gôndolas (com informações adicionais sobre os produtos, podendo brincar até com a realidade aumentada) ou por meio de um Blog informativo, por exemplo. O autoatendimento é uma das grandes tendências do varejo contemporâneo.
  3. Fidelização por meio do “boca a boca”: O consumidor gosta de se sentir seguro para fechar uma compra, seja esta online ou física. Para isso, é interessante contar com a opinião de outros consumidores que também são clientes do estabelecimento e adquiriram o produto analisado. Cuide da imagem da sua marca varejista e permita que seus próprios clientes fidelizem seu público consumidor.
  4. Praticidade e economia online/off-line: É possível ter um mix de compras feitas por internet e feitas na loja com o conceito de ‘Buy online, pickup in store’, ou BOPIS. Com este procedimento, o consumidor tem toda a facilidade de pesquisa de produtos e preços do varejo on-line, mas pode optar por retirar o produto em uma loja física da mesma rede, evitando por exemplo custos de frete, tendo mais segurança na sua aquisição e diminuindo o tempo entre compra e uso.

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