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Publicado por admin em 27 de outubro de 2021
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5 passos para implementar a gestão orientada a dados no seu varejo

Veja como fazer para adotar uma gestão orientada a dados no seu negócio de varejo!

O crescimento no uso de recursos tecnológicos no varejo e o consequente crescimento no volume de dados disponíveis para a gestão não é algo novo; na verdade, esta transformação digital é um dos tópicos mais discutidos entre os líderes de negócios da atualidade.

No entanto, no varejo, as empresas ainda estão “morrendo afogadas em um oceano de dados”, lutando para colocar em ação ferramentas e técnicas que permitam  transformar dados em informação que juntos com a estratégia da empresa se tornem conhecimento que apoiem as pessoas e a tomarem melhores decisões, e acompanhem os impactos de suas ações, avançando assim, na efetiva implementação de uma gestão orientada a dados.

Uma organização orientada a dados usa insights obtidos da análise de informações para basear todas as decisões e estratégias de negócios. Especificamente no setor de varejo, as empresas podem aproveitar os dados para tomar decisões mais estratégicas relacionadas à interação com o cliente, sortimento, ofertas, preços e muito mais.

Se você quer aplicar a gestão orientada a dados no varejo e melhorar sua estratégia de negócios, mostraremos neste artigo como começar! Acompanhe conosco e aprenda:

Gestão orientada a dados: como implementar no varejo em 5 passos

Implementar a gestão orientada a dados no varejo pode trazer muitos benefícios — no entanto, esta é uma estratégia de longo prazo que requer uma mudança cultural na empresa. Dito isso, existem alguns passos básicos que, quando seguidos corretamente, colocam o negócio no caminho certo. Abaixo, você descobre quais são esses passos.

1. Identifique as fontes de dados primárias

As dificuldades na hora de coletar informações são o principal obstáculo que afasta os varejistas ao implementar uma gestão orientada a dados. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que possuem lojas físicas, uma vez que no mundo online é muito mais fácil saber quem é seu cliente e o que ele gosta.

No entanto, quer os clientes comprem seus produtos em lojas físicas ou online, existem várias maneiras de coletar dados de clientes de varejo. Elas incluem:

  • Dados de ponto de venda (PDV): para começar, as lojas podem usar os dados do PDV para revelar insights cruciais sobre produtos e clientes que podem orientar sua tomada de decisão;
  • Feedback do cliente: use pesquisas e enquetes, seja digital ou pessoalmente, para obter insights sobre as preferências de compra de seus clientes, seus produtos favoritos e menos favoritos, seus sentimentos sobre sua marca e quaisquer outros fatores interessantes;
  • Web Analytics: mesmo os varejistas que possuem apenas uma loja física possuem presença digital, seja nas redes sociais ou com um site próprio. A internet é uma grande fonte de dados que oferece informações importantes sobre o seu público e como eles interagem com a sua marca.

2. Integre suas fontes de dados em uma plataforma centralizada

O varejo omnichannel reúne todos os canais que um cliente usa para fazer uma compra, a fim de fornecer a experiência do cliente mais perfeita. Quando você encomenda um produto online para retirar na loja física ou ganha pontos de recompensa digital por compras na loja física, isso é o varejo omnichannel em ação.

Para isso, é crucial investir em uma plataforma de inteligência de negócios que armazene todos os dados dos seus clientes e de produtos em um local centralizado. Isso não apenas permitirá uma estratégia omnichannel eficaz, mas também facilitará uma análise de dados mais precisa e eficiente para informar todas as suas iniciativas baseadas em dados.

3. Construa personas baseado nos dados

Nenhuma estratégia baseada em dados está completa sem entender os clientes, o que no no marketing são chamadas de personas. Se você não está familiarizado com o conceito, de personas são perfis semi-ficcionais de seus clientes ideais, formados a partir da combinação de dados de clientes existentes, pesquisa quantitativa e observações.

Os dados sobre os comportamentos de compra dos shoppers (pessoas que realizam a compra) permitem conhecer as diferentes missões de compras que podem ser de abastecimento, emergência, rotina, conveniência. No caso das farmácias, há missões que podem ser associadas à  assistência farmacêutica, cuidados pessoais, cuidados com os filhos recém-nascidos, tratamento contínuo, entre outros.

4. Crie uma cultura empresarial baseada em dados

Este é um dos elementos mais importantes, embora um dos mais negligenciados, de uma gestão orientada a dados no varejo. Não é suficiente contratar um único analista de dados para coletar, analisar e relatar os dados de seus clientes.

Em vez disso, eduque toda a sua equipe sobre sua estratégia baseada em dados e o que isso acarreta. Por exemplo, um funcionário iniciante que interage com os clientes pode não estar coletando ou analisando dados manualmente, mas ainda deve ter um conhecimento básico de como e por que sua empresa usa essas informações.

5. Priorize a higiene dos dados

Os muitos benefícios de uma estratégia baseada em dados dependem de um fator acima de tudo: a qualidade de seus dados. Com dados imprecisos, desatualizados ou incompletos, sua estratégia de varejo não será eficaz e pode ainda prejudicar o sucesso do seu negócio.

Portanto, certifique-se de executar as etapas necessárias para priorizar a manutenção contínua dos dados. Recomendamos fazer parceria com um provedor de dados para lidar com o trabalho pesado e manter seus dados limpos, permitindo que você tenha a qualidade necessária e se concentre em tomar decisões mais inteligentes.

A In360 é uma agência de inteligência de varejo que prioriza o uso da informação na promoção de resultados efetivos. Nosso experiente time tem profundo conhecimento no uso de dados estruturados na gestão, de forma a apoiar sua equipe na geração de valor para o seu negócio

Para saber mais, entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!

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