Gerir um supermercado requer lidar com os desafios constantes de uma sociedade em transição, com consumidores cada vez mais exigentes – o que exige um conhecimento de mercado considerável para superar todos os desafios.
Afinal, é necessário sempre pensar em atrair novos compradores e crescer. Para tal, é imprescindível atrair e fidelizar os clientes, e se adequar às novas tendências do varejo atual.
Isso porque, dado o corrente cenário, os hábitos dos consumidores mudam frequentemente, assim como seus interesses e necessidades, o que é acelerado com as tecnologias disponíveis.
Pensando em todos esses desafios, criamos esse guia com dicas de como você pode fazer seu supermercado crescer mais.
Basicamente, existem duas formas de se aumentar o faturamento: conquistando novos clientes e com aumento de demanda dos consumidores atuais.
Visando o setor supermercadista, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para alcançar esse objetivo.
Nesse contexto, a inovação não precisa, necessariamente, ser disruptiva.
Inovar na disponibilidade dos produtos oferecidos também é um bom atrativo. Investir em produtos de nicho como alimentos para alérgicos, ou produtos orgânicos e saudáveis, pode ser um diferencial e tanto, dada às novas vertentes de consumo.
Porém, frente os avanços da inteligência artificial e Big Data, também é interessante pensar em como a tecnologia pode ajudar na definição de sortimento e disponibilidade de novos produtos.
Para seu supermercado crescer mais, é essencial que conheça a sua clientela.
Vá fundo, busque saber os hábitos, rotinas e comportamentos deles e, para isso, provavelmente haverá a necessidade de sistemas que permitam aglutinar dados e que transformem esses dados em informação. São várias as ferramentas para se trabalhar este tema, como por exemplo o CRM (Customer Relationship Management). compreenda as missões de compra e as jornadas dos clientes. Saiba que um mesmo cliente pode ter diferentes missões e consequentemente diferentes jornadas.
Observar o fluxo e saber o que os consumidores buscam pode abrir uma ampla janela de oportunidades. Por exemplo, se no horário de almoço o fluxo cai, que tal começar a servir pratos quentes ou vender marmitas, as famosas “quentinhas”?
Em geral este é um esforço desafiador, e por isso é importante alinhar forças na equipe, priorizando ações cujo objetivo seja trazer mais resultados de negócio. Um exemplo é fazer estudos sobre o fluxo nos corredores do mercado, a fim de entender se é possível identificar alguma lógica e torná-los mais estratégicos e lucrativos.
O boca a boca continua sendo a forma mais efetiva de marketing, e as redes sociais são o avanço dessa prática.
Assim, para gerar engajamento e indicações, é preciso uma estratégia a fim de criar vínculo com o público. Utilize as redes sociais para chegar ao público local que ainda não conhece o supermercado.
Se atente, ainda, a realizar um bom atendimento virtual e oferecer entregas à domicílio, investimento em uma logística rápida e eficaz.
Trazer soluções completas é uma tendência para agradar os clientes.
No caso de um supermercado, o simples fato de agrupar itens com saída conjunta já são um diferencial e facilita a vida do consumidor e pode contribuir para aumentar o número médio de itens no cupom e consequentemente o faturamento.
Um exemplo são vender batatas prontas para fritar em freezers junto com os hambúrgueres. Ou, ainda, molhos de tomate no mesmo corredor de massas. O que é denominado de vendas cruzadas (cross merchandising).
Isso pode se estender para atrativos complementares como Caixa Automático (tendo em vista a necessidade de investimento em segurança) ou parcerias para trazer mais lojas, como farmácias e presentes.
O formato que mais cresce no país é o de atacarejo, visto que as pessoas buscam cada vez mais por preços mais baixos para economizar em suas compras
Porém, o caminho que o mercado está tomando é a da diferenciação. Nesse contexto, varejistas que oferecem produtos como buffet ou patisserie, tendem a ganhar mais público.
Outro ponto importante é a multicanalidade, ou seja, estar presente no meio físico, mas também no virtual de forma integrada e sem atritos, o que tem sido denominado como omnichannel.
Investir em aplicativos mobiles e plataformas de compra online (e-commerce), são destaques que fazem a diferença.
E, então, já havia pensado nas dicas que passamos por aqui? Se sim, mas tem dificuldade de implantar ou se tudo é novidade, conheça a In360 e conte com a expertise de nossos profissionais para alavancar seu varejo!