O Joint Business Plan (JBP) é uma abordagem estratégica que está se disseminando cada vez mais no Brasil. Trata-se de um Plano de Negócios Conjunto, ou seja, um planejamento feito em parceria entre duas empresas, geralmente indústria e varejo, alinhando ações que são executadas a médio e longo prazo.
A ferramenta é uma forma de fazer com que ambas as empresas andem juntas em busca de resultados positivos para todos, inclusive o cliente final.
O objetivo é expandir as bases sólidas da indústria e do varejo para além do setor de compras ao envolver as demais áreas estratégicas das empresas.
Para construir um Joint Business Plan eficiente é fundamental que as duas empresas estejam bem alinhadas. Além disso, é necessário levar em consideração alguns pontos. Veja a seguir os principais passos para elaborar um JBP.
As marcas possuem seus próprios objetivos, no entanto, com a elaboração de um Joint Business Plan, isso precisa ser ajustado e comunicado para a outra parte. Os gestores precisam conversar e alinhar as metas para entender o que mudou e como isso pode afetar o processo.
Além disso, é importante que ambos entrem em um acordo para trabalharem em direção a um objetivo em comum. Um JBP eficiente conta com comunicação bidirecional e uma abordagem solidária para com todas as partes envolvidas.
Sabemos que indústria e varejo nem sempre atuam em conjunto. No entanto, para que o Joint Business Plan seja eficiente é fundamental que os dois lados não pensem apenas em seus interesses, mas sim em interesses em conjunto.
Ao criar o JBP juntos, é fundamental que estejam bem alinhados, pensando em longo prazo e de maneira multifuncional. Com isso, um processo colaborativo e pessoas capacitadas são muito importantes para um plano de sucesso.
Para que o Joint Business Plan seja eficiente, é necessário que indústria e varejo tenham objetivos em comum e utilizem métricas para analisar o progresso das ações. Aliás, ambos devem estabelecer quais serão os KPIs para acompanhar e entender se há necessidade de mudar a estratégia ou não.
As métricas servem para dar um direcionamento a ambas as partes e tomar uma decisão rápida caso haja alguma mudança inesperada nos resultados das estratégias. É fundamental a comunicação e o equilíbrio na hora de decidir como cada um fará para mensurar os resultados.
Isso garante que os dois lados olhem para métricas consistentes que ajudarão a impulsionar os respectivos negócios.
Ao elaborar o Joint business Plan é muito importante pensar no seu cliente. Isso porque, muitas vezes o setor de compras acaba focando apenas na redução de custo e investe em produtos com foco no cliente errado. Isso pode resultar em um desperdício de recursos desnecessário.
Utilize dados para fazer uma análise de quem realmente é seu público e foque em falar a língua desses consumidores. Faça um planejamento com ações personalizadas para quem realmente está comprando de você. Isso é muito importante para adaptar seu processo de aquisição e estratégias de vendas, posicionando seu negócio de forma eficaz e se conectar com quem realmente é seu público.
Um Joint Business Plan não funciona se não houver confiança entre ambas as partes. Indústria e varejo precisam compartilhar números e outras informações importantes sobre o negócio e seus clientes.
Ambas as partes precisam estar confortáveis com isso, pois não há como criar um JBP se um dos lados omite dados. A estratégia precisa ser em parceria e ambos têm que ganhar no final, por isso, transparência no acordo é fundamental para o sucesso do plano.
O JBP funciona com uma sequência de processos que precisam ser realizados pelas equipes em um determinado período. Todas as informações referentes às etapas precisam ser registradas por quem implementou as ações. Também é importante registrar os prazos, os marcos do projeto, os resultados esperados e as métricas avaliadas.
Todos esses passos são fundamentais para garantir mais eficiência no planejamento, no entanto, a chave para o sucesso de um Joint Business Plan é o relacionamento. É nesse item que as coisas podem travar durante a execução das estratégias, pois quando as empresas possuem culturas diferentes e esbarram no medo de compartilhar dados e resultados. O papel das lideranças de ambos os lados é fundamental nesse sentido.
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