A maior parte das empresas varejistas está vivendo o desafio desta nova era, onde precisa planejar novas estratégias para lidar com as diversas gerações, que tem atitudes e comportamentos bem diferentes. A jornada do consumidor passa a ser bem mais complexa, o que muda completamente o desenvolvimento das estratégias de marketing.
O marketing que por muito tempo foi voltado para produto e preço, agora está com foco no cliente, gerando novas experiências e comunicando algo ao longo da sua jornada de compra, utilizando dados e personalizando informações através de ferramentas e programas de relacionamento de clientes frequentes.
O ponto de venda fica mais difícil de definir, já que tem múltiplos papéis. Ele não é mais apenas uma loja física que o cliente vai, escolhe o produto, paga e vai embora, hoje essa loja se torna um ponto de experiência, seja para pagamentos, para retirada de produtos ou como mais um ponto de contato na jornada de consumo. Mas para isso, é preciso estar pronto, em um ambiente agradável, atrativo, acolhedor, onde o cliente seja bem atendido, encontre seu produto ou serviço com facilidade, qualidade e que seja isento de atritos.
Para que isso seja possível, é preciso que as empresas tenham na retaguarda, um time de marketing capacitado, que tenha seus processos, fluxos e atividades muito bem desenhados, que entenda, que o marketing vai muito além de uma comunicação através de uma revista ou jornal de ofertas, que é preciso conhecer o perfil do cliente, estar antenado no posicionamento e nas ações da concorrência, conectar o mundo físico com o digital, atualmente conhecido como “phygital”, que utilize os dados para auxiliar nas tomadas de decisão, sempre tendo como foco principal a experiência do consumidor/shopper.
E quando falamos em reinventar, não precisamos colocar em prática ideias mirabolantes, se cada profissional fizer o “básico bem-feito todos os dias” aplicado a nova realidade, já estará fazendo algo que muitos não conseguirão.
As pessoas estão cada vez mais fiéis a marcas com um propósito, uma identidade, causas e ideias. Então, faça algo que chame a atenção do cliente em meio a este bombardeio de estímulos e informações, seja no ponto de venda ou na experiência durante a jornada de compra.
Tenha seu produto bem exposto e sinalizado no ponto de venda seja ele físico ou no e-commerce, ofereça um atendimento personalizado, crie campanhas de marketing pensando em seus diversos públicos, permeie por vários canais de comunicação e por fim uma das ações mais importantes: aproxime-se do seu cliente! Marketing é muito mais do que jornal de ofertas e ter uma única resposta para todas as situações, não se aplica mais. O marketing precisa ser autêntico, conectado com a cultura da empresa.
Luciana Motta, consultora de marketing e sócia da Agos Consultoria
Olegário Araújo, pesquisador do FGVcev e cofundador da inteligencia360
Especialista em varejo com atuação junto aos setores de supermercados e drogarias. Pesquisador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP e Cofundador da Inteligência360, cujo propósito é contribuir para a transformação das pessoas e organizações tendo como base o conhecimento e indicadores enquanto elemento de integração transparente.
Formado em Administração de empresas pela PUC-SP, tem MBA em Gestão de Empresas pela FIA-USP com extensão em varejo pela Youngstown State University e mestrado pela FGV EAESP em mercadologia.
A trajetória profissional de Olegário sempre teve como foco a análise do contexto, ou seja, em que ambiente a empresa opera. O conhecimento sobre tendências, hábitos de consumo e compra, inteligência competitiva e de mercado e objetivos e indicadores-chave ganhou profundidade nas empresas de pesquisa Indicator (atual Gfk) e Nielsen. Esse conhecimento tornou-se mais rigoroso com o mestrado acadêmico com foco no desempenho das marcas com a utilização de modelo econométrico para uma melhor compreensão dos efeitos proporcionados pelos estímulos promocionais no ponto-de-venda.