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Confira dicas de marketing no atacarejo para aproveitar as oportunidades que não param de crescer neste ramo.

O marketing no atacarejo tem suas particularidades. Isso porque essa modalidade une os mundos do atacado e do varejo, num híbrido que exige uma série de estratégias e táticas bastante particulares.

Com a ascensão dessa maneira de comercializar produtos e os consumidores mais receptivos a ele, como aponta uma pesquisa da Nielsen, estruturar ações de marketing sob medida é cada vez mais importante. Afinal, a concorrência é grande e tende a aumentar.

Neste artigo, além de entender que diferenciais do atacarejo, você vai ver dicas para planejar campanhas de marketing em 2022. Acompanhe!

Afinal, o que é o atacarejo?

Também conhecido como atacado por autosserviço  ou Cash & Carry (pague e leve), o atacarejo une características do atacado e do varejo, especialmente em supermercados. Entre suas principais características, destacam-se:

  • Preço baixo. Com uma estrutura enxuta e evitando a intermediação, o atacarejo chega ao menor preço, o que atrai muitos consumidores dispostos a economizar em suas compras.
  • Grande volume de vendas. Para compensar as margens de lucros menores, os atacarejos vendem muito mais, sempre visando aumentar o ticket médio dos clientes.
  • Menor sortimento. Focando na quantidade, as compras dos atacarejos são realizadas em grandes lotes, o que dá aos empresários do ramo margens melhores de negociação com fabricantes, por exemplo.
  • Precificação diferenciada. Uma característica bastante percebida pelos consumidores é a prática de dois preços: um maior para menor quantidade, outro menor, para compras maiores (leve mais, pague menos).

→ Leia também: O atacarejo está em transformação.

Como planejar marketing no atacarejo em 2022?

Confira, a seguir, uma série de dicas para potencializar os resultados com marketing no atacarejo em 2022!

Faça marketing digital

Não importa se seu atacarejo conta com vendas online ou não, investir em campanhas de marketing e comunicação digital é fundamental. Isso porque os consumidores estão cada vez mais sendo assediados por marcas na web, o que faz com que as empresas que não investem nisso acabem não conseguindo chamar a atenção deles.

A pandemia aumentou a digitalização da sociedade em todas as faixas etária e também de poder aquisitivo  e as empresas não podem ignorar essa realidade. Vale a pena melhorar o site da empresa, dedicar tempo e investimentos às redes sociais, desenvolver um aplicativo, etc.

Considere vender por marketplaces

Outra tendência cada vez mais presente é a participação em marketplaces como Amazon e Mercado Livre. Ela já se mostrou  um caminho a ser considerado, inclusive porque atende a demanda dos próprios consumidores que agora preferem comprar de vários fornecedores em um único carrinho online.

Obviamente, para isso, é preciso encontrar a plataforma de vendas online mais aderente ao público-alvo do seu atacarejo. E obter uma negociação que coloque os produtos em destaque no momento em que o consumidor está navegando.  Caso sua empresa decida seguir este caminho, é importante estruturar um DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício específico para mensurar a lucratividade proporcionada com precisão.

Percepção de preço baixo é o que atrai para este formato de loja

O aumento da inflação no Brasil e no mundo tem feito com que os consumidores se tornem ainda mais cautelosos em suas compras. Por isso, é vital ficar atentos as oportunidades de negociações e também saber comunicar.

Entretanto, para cumprir a promessa de preço baixo é importante acompanhar os custos operacionais, especialmente quando a empresa decide aumentar o sortimento – que aumenta o custo de servir, e a operação com produtos perecíveis, que leva ao aumento do custo da energia elétrica, por exemplo.  Acompanhar os custos é um aspecto fundamental para se manter competitivo e se cumprir o que promete que é, na média, ter preços relativamente abaixo do que se opera no formato supermercado.

Solicite feedback do consumidor

Outra ação de marketing no atacarejo que pode trazer excelentes resultados é o estímulo ao diálogo com o cliente. Isso implica, antes de tudo, em ouvir o público-alvo, mostrar que a empresa se interessa pelas interações online e offline.

Vale a pena fornecer vantagens a clientes que deixam depoimentos online ou mesmo que deem sugestões que possam ser implementadas na loja, por exemplo. Em suma, sentindo que são ouvidos, os consumidores tendem a fidelizar e propagar a boa reputação do negócio a seus pares.

→ Leia também: Dicas para elaborar um plano de marketing.

Resumindo

Embora possa ter regiões/áreas saturadas, tudo indica que o atacarejo deve crescer ainda mais no Brasil nos próximos anos, especialmente porque os consumidores voltaram a se preocupar bastante com a inflação e, portanto, estão buscando por preços competitivos.

Por isso, os gestores neste segmento de mercado devem investir também em ações de marketing que os diferenciem da concorrência. E também que reforcem a boa experiência dos clientes em todos os pontos de contato, entre outros objetivos.

Neste sentido, o marketing no atacarejo requer investimentos e esforços redobrados em 2022, sob o risco de se ver os concorrentes aumentando seus resultados em médio e longo prazo.

Na i360, nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Entre em contato e veja como podemos ajudar a alavancar seus resultados!

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