Sabemos o quanto o atendimento ao cliente é importante para o sucesso dos negócios no varejo. Buscar sempre pela qualidade é primordial para garantir a fidelidade dos consumidores e aumentar as vendas. Nesse sentido, trabalhar com uma estratégia como a Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR) pode ser uma ótima saída para garantir melhores resultados para sua loja.
Entenda melhor sobre o conceito o porque é importante saber sobre ele, no artigo a seguir.
A Resposta Eficiente ao Consumidor é um movimento integrador, iniciado na indústria, que envolve toda a cadeia de produção e distribuição. Trata-se de um modelo estratégico que se caracteriza pela forma de trabalho integrada entre fornecedores e varejistas. Seu principal objetivo é garantir a melhoria e a eficiência na distribuição dos produtos valorizando o consumidor final.
O conceito é baseado no princípio de que toda a cadeia deve se organizar para atender a demanda da ponta. O ECR iniciou nos EUA em 1993 e rapidamente chegou na Ásia, Europa e América Latina. Suas ações têm como objetivo construir uma cadeia de suprimentos mais ágil e barata entre fabricantes, distribuidores e varejistas.
Em meados de 90, o cliente passou a se transformar e ser cada vez mais exigente durante o processo de compra. Essa mudança pode ser sentida na procura por produtos, nos preços e estabelecimentos alternativos, e principalmente, na valorização do serviço prestado com qualidade. E foi para entender esse novo tipo de cliente que surgiu a Resposta Eficiente ao Consumidor.
Além da padronização, automação e redução de custos, a Resposta Eficiente ao Consumidor proporciona redução de produtos no estoque e liberação de espaços para novas mercadorias. Isso possibilita melhores preços para o shopper.
O ECR é um modelo estratégico que consegue impactar positivamente os processos de vários tipos de negócios. A implementação traz diversos desafios e transforma a empresa como um todo. No entanto, o esforço vale a pena, pois há diversas vantagens, como por exemplo:
Agora que você já sabe o conceito de Resposta Eficiente ao Consumidor e seus principais benefícios para o negócio, é hora de entender como ele pode ser adotado nas empresas.
Saber colocar o método de Resposta Eficiente ao Consumidor em prática é fundamental para alcançar um bom desempenho com o modelo de negócio. Para isso, é importante iniciar com um bom planejamento, entendendo os dados relevantes que podem contribuir para a cadeia de valor.
Outro fator importante é saber selecionar adequadamente os fornecedores e parceiros de negócio para participar do projeto. Se o objetivo é seguir da fabricação à venda final, sua distribuidora precisará receber e transmitir informações, de acordo com a posição na cadeia.
Afinal, num processo ECR eles são confrontados com a necessidade de trabalhar em conjunto a fim de criar valor acrescentado para o consumidor.
Utilizar ferramentas também faz parte do processo de implementação da Resposta Eficiente ao Consumidor. A tecnologia é um recurso que sempre oferece muitos benefícios, por isso, busque fazer integração com dados do ERP e do gerenciador de estoques. Tudo deverá ser padronizado para que o varejista ou fabricante possa acessar as informações com facilidade.
Conforme o ECR for implementado, é importante acompanhar os dados para entender se o fluxo de informações está funcionando adequadamente. Se necessário, é importante fazer mudanças necessárias para garantir que os impactos sejam positivos para a cadeia envolvida.
Empresas de todos os portes podem adotar o ECR ou Resposta Eficiente ao Consumidor. No entanto, o modelo de negócio conta com diversos desafios para sua implementação, como:
Não há dúvidas de que trabalhar com a metodologia de Resposta Eficiente ao Consumidor promove vantagem competitiva para o negócio e parceiros envolvidos. Além disso, os resultados trazem muito mais valor para o consumidor, deixando-o mais satisfeito com o processo de compra. E isto só se consegue evoluindo a relação do varejo com a indústria, tema que já tratamos bastante por aqui.
Este artigo foi utilizado na elaboração deste nosso post.
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