Que a experiência de compra é um dos fatores mais importantes para o bom desempenho de qualquer varejo já não é segredo para ninguém. Por isso ter um processo de evolução neste quesito, buscando melhorias, uma customização mais eficaz, ou mesmo implementando mais e mais facilidades para os clientes é algo extremamente recomendável, um fator chave para a maioria das empresas.
No varejo, uma tecnologia pouco eficiente ou desatualizada pode levar à frustração dos clientes, e um dos pontos onde isto aparece mais é nos PDVs. Manter seu Ponto de Venda moderno e atualizado é a chave para uma experiência de compra superior.
Para líderes de varejo e equipes de marketing que buscam margens saudáveis, clientes satisfeitos e promoções lucrativas, a tecnologia de ponta é essencial. No artigo de hoje, vamos examinar o porquê. Acompanhe!
Em 1990, a tecnologia de varejo se relacionava apenas com a experiência do cliente quando ele chegava ao caixa. Nesse ponto, o papel da tecnologia era bem simples. As promoções eram muito simples e os programas de fidelidade praticamente inexistentes.
Mas em apenas 30 anos a função dos sistemas PDV se expandiu enormemente. Eles agora são essenciais no fornecimento de informações que permitem aos varejistas rastrear e analisar as necessidades ou preferências individuais dos clientes — e executar ofertas eficazes e diferenciadas por meio de programas de fidelidade.
Hoje, os consumidores esperam ter mais por menos, perceberem que a relação custo benefício vale a pena, ter mais descontos de todos os varejistas em que fazem compras, desde o pequeno sacolão da esquina até o grande supermercado. A boa notícia é que a tecnologia está disponível para os dois lados — a má é que isso torna a competição muito mais acirrada.
A importância da tecnologia no varejo aumentou dramaticamente nos últimos anos. Os sistemas de ponto de venda agora fazem muito mais do que faziam antes, incluindo:
No entanto, muitos varejistas estão usando sistemas de PDV desatualizados devido aos custos de implementação de novas soluções. EmAo invés disso, eles muitas vezes remendam um castelo de cartas apenas para “fazer funcionar”, criando dificuldades no processo que podem impactar seus clientes.
É importante notar que os varejistas que usam seu sistema de PDV em combinação com outras ferramentas de coleta e análise de dados do cliente são os que conseguem manter os clientes mais leais e que aumentam as suas margens onde os outros têm dificuldade. Mas como eles conseguem isso?
Os sistemas de PDV de última geração permitem que os varejistas melhorem a execução e o desempenho da conclusão da compra de várias maneiras. Isso melhora a experiência do cliente e, por sua vez, permite fidelizá-lo mais. Veja a seguir como isso é possível:
Os varejistas podem criar valor máximo para os clientes, otimizando o uso de seu financiamento promocional. Eles podem contabilizar com precisão a margem no nível do item e implementar a contabilidade baseada em custos. Isso tem várias vantagens sobre um método baseado no varejo, permitindo que os varejistas:
O ambiente atual de experiência do cliente é muito complexo. Muitas promoções podem ser realizadas simultaneamente, de modo que os clientes podem ter direito a vários descontos no mesmo produto. Se cada desconto não for aplicado ao item adequado, você corre o risco de não entender a eficácia da promoção.
Digamos que você esteja realizando uma promoção padrão 2 por R$ 10, com um desconto adicional de R$ 1 se o cliente comprar 4 itens. Se esse desconto de R$ 1 não for aplicado corretamente, você poderá ver vendas inflacionadas e margem ao analisar a promoção.
Isso poderia fazer com que você presumisse que a promoção foi bem-sucedida e gerou margem incremental — quando na verdade o oposto era verdadeiro. Nessa situação, ao evitar o desperdício, o varejista pode voltar a entregar valor ao consumidor, estendendo as promoções a outras categorias ou produtos.
O sistema de PDV precisa permitir a coleta e resgate de ofertas, portanto, ele deve:
Os novos sistemas de PDV tornam mais rápido e fácil para os varejistas configurar milhares de ofertas, o que apoia seus esforços para oferecer aos clientes uma experiência mais personalizada, dando a cada cliente ofertas em itens que eles compraram ou provavelmente comprarão.
Alguns supermercados estão aprimorando a experiência de compra usando programas de fidelidade com algoritmos computadorizados que produzem cupons personalizados para os clientes com base em suas experiências de compra anteriores.
Ao registrar cada item que um cliente coloca no carrinho, esses sistemas ajudam a determinar o que é mais provável que ele compre ou o que estaria interessado em experimentar na próxima vez que o visitar.
Esses novos sistemas de PDV também permitem que você entregue ofertas relevantes, aquelas que o cliente provavelmente preferirá, maximizando assim o valor que eles obtêm de cada campanha.
Resumindo, se você deseja oferecer aos clientes as experiências de compra sob medida que eles esperam, a mais recente tecnologia de PDV é uma ferramenta inestimável. Somente com a tecnologia adequada seu pessoal pode executar uma estratégia que otimize a experiência do cliente. E somente com a tecnologia certa, a equipe preparada e a estratégia baseada em dados e informações, você pode continuar a manter os clientes no centro de tudo o que seu varejo faz.
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