O segmento de varejo vem se tornando cada vez mais competitivo, e apresentar um diferencial é cada vez mais importante para as empresas deste setor. Por isso buscar maneiras de se destacar no mercado deve ser parte contínua da estratégia, daí a importância de se encontrar uma solução diferenciada para uma necessidade real que seus consumidores tenham que lidar.
Muitas vezes o potencial de uma solução está nas próprias características de suas lojas, seja em localização, qualidade de atendimento ou variedade de sortimento. O importante é buscar identificar as características que possam ser usadas como diferencial positivo e a partir desta descoberta explorar o potencial de mercado para atrair clientes e obter resultados em sua empresa.
Ficou interessado em saber mais sobre como buscar estes diferenciais e se destacar no mercado varejista? Vamos listar alguns pontos para ajudar você nesta avaliação, acompanhe!
Encontrar a melhor maneira de solucionar um problema é mais difícil do que você pode imaginar. Nos últimos anos, tem sido bastante comum que as grandes marcas deixem seus modelos mais caros no mercado, enquanto os modelos mais baratos são destinados às lojas de varejo. Isso significa que o tamanho do lucro das lojas de varejo é limitado.
Por isso, cada vez mais empresários do varejo devem atentar-se às tendências que estão prevalecendo entre os consumidores atuais. Se você percebe que não é fácil pensar em uma boa ideia, tente perguntar a si mesmo sobre algo que te incomoda e, em seguida, pergunte-se como transformar isso em uma oportunidade de negócio.
Mas atenção: tentar se destacar de muitas frentes de negócio provavelmente resultará em passar despercebido pelo cliente, além de criar dores de cabeça para ter estratégias que criem e/ou satisfaçam as necessidades dos consumidores por estar atuando em várias direções.
Um excelente exemplo é o período de pandemia da Covid-19, no qual as vendas no varejo tiveram um incremento relevante. Podemos associar essa tendência à priorização do cliente com segurança e conveniência. Principalmente mercados locais e varejo online obtiveram crescimento nesse período.
Os varejistas que incorporaram seus diferenciais em todo o negócio – por meio de uma visão bem definida e declarações de missão, estratégias, objetivos pessoais e assim por diante – tiveram a maiores chances de dar vida a essas diferenças. Isso nos leva a entender como o posicionamento da empresa é muito importante para se destacar no varejo.
Você deve estar se questionando como garantir que encontrou o insight correto que trará o diferencial competitivo. Destacamos algumas maneiras de fazer isso.
Ou seja, planejamento, teste e implementação são os requisitos básicos para se destacar no varejo e manter-se competitivo neste segmento. Por isso, buscar um diferencial perante o consumidor é essencial, afinal cada vez mais o cliente é o foco e o requisito básico de boas estratégias para o mercado varejista.
Gostou das dicas para continuar destacando seu negócio? Continue acompanhando para saber mais!
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