A colaboração deve ser uma meta dentro dos planos estratégicos de qualquer organização devido ao seu potencial de gerar resultados e mais competitividade nos negócios. No caso do varejo, o Joint Business Plan (JBI) oferece a varejistas e indústria uma oportunidade de evoluir sua relação, focando no ganha-ganha e no aumento de competitividade, a partir de um trabalho estruturado de alinhamento de áreas de interesse comum e de desenvolvimento de negócios de forma colaborativa, buscando oportunidades para melhorar a satisfação do cliente com uma melhor experiência como um todo.
No entanto, para de fato realizar um Joint Business Plan eficaz é preciso mais do que o desejo de fazê-lo.
No artigo de hoje, falaremos sobre como funciona o Joint Business Plan, explorando a sua importância em impulsionar os negócios no varejo. Acompanhe!
A colaboração deve ser uma atividade diária, interna e externamente, tanto para varejistas quanto para indústria. Quer você seja um varejista que define estratégias de venda para o consumidor ou uma indústria que produz os bens a serem comercializados, entender o que a outra parte está fazendo é essencial para o sucesso do negócio.
O Joint Business Plan é uma forma de colaboração entre varejistas e indústria que permite a ambas as partes tomarem decisões melhor informadas para estabelecer e atingir os objetivos que têm em comum. É mais que um plano de ação, é um processo de planejamento e execução conjunto que coloca foco nas áreas onde é possível obter melhores resultados para ambas as partes.
Normalmente, essa colaboração envolve a alta administração e os gestores diretamente envolvidos, possibilitando uma discussão de alto nível para encontrar um terreno comum e pontos de dor compartilhados.
Durante essas conversas, ambas as partes criam um plano conjunto que se estende até áreas específicas de um negócio a serem executadas. Isso geralmente envolve negociações difíceis entre varejistas e indústria para garantir que ambas as partes se beneficiem do trabalho combinado.
A elaboração de um Joint Business Plan oferece vantagens tanto para indústria quanto para varejistas.
Para a primeira, alcançar clientes e direcionar produtos diretamente para determinados públicos está se tornando cada vez mais difícil no mercado consumidor de ritmo acelerado de hoje.
A colaboração com varejistas pode preencher a lacuna entre indústria o consumidor. O uso de ferramentas de análise de dados e acompanhamento de métricas de gestão, por exemplo, podem ajudar a indústria a entender melhor seus clientes e suas demandas.
Os varejistas dão à indústria a exposição de que precisa e a indústria fornece aos varejistas acesso direto a informação geral do mercado do produto, possibilidade de influenciar estratégias de fabricação e produtos mais adequado a seu público-alvo, a preços justos.
Além disso, o Joint Business Plan fornece uma maior capacidade de atingir os objetivos de negócios. Ao definir objetivos conjuntos com antecedência, as empresas podem – e devem – usar métricas para rastrear o progresso e evitar resultados inesperados ou inalcançáveis.
O aumento da visibilidade para ambos os lados ajuda a reduzir a incerteza do negócio e permite que as partes executem os planos acordados com foco nos resultados.
A maioria das organizações de vendas se envolve em algum tipo de Joint Business Plan, mas muitas dessas implementações não aproveitam o plano em todo o seu potencial.
Em boa parte dos casos, o fornecedor prepara o plano unilateralmente e com pouca contribuição dos parceiros comerciais. A execução é focada em calendários de atividades e prioridades unilaterais, gerando resultados muito limitados.
Esses planos também são frequentemente criados com um foco de curto prazo, o que evita que ideias maiores e mais estratégicas se concretizem. E a falta de foco no cliente ou no usuário final impede que os planos atinjam as metas de crescimento desejadas.
Uma abordagem melhor seria fazer a pergunta: “como seria um plano de crescimento se fôssemos uma empresa integrada?” Essa abordagem conjunta proporciona um verdadeiro nível de colaboração que satisfaça as necessidades de todos os parceiros comerciais, bem como dos clientes.
É preciso evitar que o JBP seja um plano operacional de prazo curto, mas sim algo verdadeiramente estratégico e voltado para o futuro no longo prazo.
Um Joint Business Plan muito mais eficaz terá um horizonte de planejamento de pelo menos três anos, com um arco contínuo de atividades de construção de negócios relevantes para o crescimento de ambos os parceiros comerciais.
O processo deve se basear em uma gestão de dados e envolver a coleta de informação e a análise, com detalhes sobre o consumidor, a categoria e os insights relativos à concorrência, tudo isso acompanhado de um aprimoramento dedicado feito por cada parceiro.
Ambas as partes devem reservar tempo adequado para criar o plano juntos, compartilhando percepções sobre cada tópico e estratégia.
Uma abordagem verdadeiramente colaborativa para o Joint Business Plan transforma o relacionamento entre os parceiros comerciais, possibilitando estabelecer a marca como líder da categoria, e o varejista como um parceiro de destaque junto aos consumidores.
Em tempos de alta concorrência, é uma ideia que seguramente deve ser explorada!
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