Procurando uma maneira de aumentar suas vendas no Varejo? Que tal motivar seus clientes atuais a comprar mais, ou seja, aumentar o seu ticket médio.
Trabalhar pelo aumento do valor médio do ticket pode impulsionar os resultados de vendas e a receita, e a um custo menor do que investir para adquirir novos clientes. Ao mesmo tempo, isto ajuda a garantir que o shopper vai voltar mais vezes, já que parte do esforço de aumento de ticket significa colocar em prática ações de fidelização.
Em linhas gerais, todo empreendimento de varejo quer fidelizar clientes, mas nem sempre esse esforço está ligado ao objetivo de aumentar o valor das suas compras. E isso é uma oportunidade que precisa ser explorada.
Afinal, se é mais barato manter os clientes sempre retornando, é preciso aproveitar essa estratégia para criar condições para eles comprarem mais. Matemática simples: se não preciso investir tanto para gerar confiança nos clientes que já compraram (pois ela já existe), trabalho para vender melhor (mais; com maior margem de lucro).
Ações simples como disponibilizar uma cesta maior na loja podem elevar o ticket médio em até 18{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d}, segundo estudo global feito pela Nielsen. Imagine então estruturar uma estratégia inteligente onde são aplicadas melhorias na experiência do consumidor, programas de fidelidade, comunicação personalizada, campanhas de marketing digital, etc.
Em suma, a ideia é unir a estratégia de fidelização voltada para aumento do ticket médio. Com isso, garante-se mais faturamento e maior lucratividade — o que não é simples, mas está longe de ser impossível.
→ Leia também: Investimentos para garantir a fidelização de clientes!
Antes de aumentar o tamanho médio do ticket, os varejistas precisam saber de onde estão partindo: entender qual é o valor médio comprado por seus clientes.
Calcular isto é simples, basta ter os valores das vendas em determinado período e a quantidade de tíquetes que são gerados neste mesmo período. Com esses números em mãos, divide-se o total vendido pela quantidade de vendas e chegamos no indicador. O ponto importante a se considerar aqui é se assegurar que este indicador seja informado com base nos dados reais, com frequência adequada para a tomada de decisões e que seja disponibilizado e consultado pelo público correto, o que implica em tecnologias e processos adequados.
Em síntese, saber continuamente o valor da venda média ajuda a determinar metas, possibilita um monitoramento adequado, e também permite direcionar quantitativa e qualitativamente as ações pelos gestores.
Em outras palavras, pode-se usar o ticket médio como uma métrica que demonstre o desempenho das decisões implementadas, e caso o resultado não seja o esperado, o gestor pode fazer ajustes de forma rápida.
Uma coisa é saber que você deseja aumentar o tamanho das compras feitas pelos clientes, mas como fazer isso? Aqui estão algumas dicas acionáveis que vão ajudar!
Experimente oferecer uma gama mais ampla de produtos que se complementem, como por exemplo, uma solução para café da manhã, churrasco, etc. Comece combinando alguns itens mais caros ou complementos para aumentar o tamanho geral do tíquete.
Digamos que você possui uma cafeteria: experimente adicionar xaropes com sabores extras e oriente sua equipe de atendimento a oferecer esses adicionais no caixa. Paralelamente, ofereça vantagens aos frequentadores mais assíduos para que eles provem essa novidade (degustação, vouchers de desconto etc.).
Todo mundo gosta de sentir que saiu ganhando algo ao fazer uma compra; e obter até 5{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} de desconto pode encorajar alguns clientes a gastar um pouco mais, principalmente quando esta oferta está alinhada com gostos e preferências individuais.
Neste caso, uma ideia de promoção visando aumentar o ticket médio pode ser a concessão de uma porcentagem de desconto no valor total quando um cliente atinge um determinado valor de gasto. Outra forma seria um desconto em produto que ele compra sempre, desde que a quantidade mínima seja maior do que o usual.
Certifique-se de que seus clientes saibam sobre as promoções enviando e-mails, postando nas redes sociais ou fazendo anúncios. Isso porque a ideia é acionar neles o desejo de aproveitar as vantagens — faça isso relembrando o quanto a relação deles com seu varejo é importante para o negócio.
Você também pode tentar agrupar suas ofertas ou produtos para tentar ‘puxar’ a venda de algo que tem giro mais lento. Mas como isto pode ser feito?
Considere emparelhar um item popular em sua loja com um que teve vendas mais lentas – isto gera mais transito próximo de um produto com menor saída. Outro exemplo seria oferecer aos seus clientes uma oferta de dois ou mais produtos juntos, eles ganham um pequeno desconto e o tamanho do seu tíquete aumenta.
Essa estratégia é vantajosa para todos, pois ajuda a movimentar os estoques, aumentar as vendas e fidelizar, e seus clientes economizam algum dinheiro na compra.
Se você quer aumentar o valor do tícket inclusive com a possibilidade de vender itens mais caros, busque oferecer opções variadas de pagamento na loja.
Acredite, oferecer um período prolongado para quitar uma compra pode ajudar a converter compradores ou incentivá-los a comprar um item de maior valor agregado. Isso por meio de cartão de crédito, pagamento via boleto, crediário próprio, etc.
Digamos que você vende bebidas, e o cliente tem orçamento limitado, apesar da vontade de consumir aquela opção mais sofisticada e famosa. Neste caso, oferecer a ele a possibilidade de parcelar em mais vezes pode ajudá-lo a vender uma bebida de melhor categoria (comparado à compra que usualmente ele faz) e mais cara, sem comprometer demais o orçamento do cliente.
Além da loja física, é bastante recomendado aos varejistas que aproveitem-se bastante do e-commerce. Você pode fazer isso tanto estruturando e explorando sua loja virtual própria quanto trabalhando também com marketplaces (Mercado Livre, Amazon, etc.)
Tenha em mente que há a expectativa de o e-commerce brasileiro crescer 21{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} em 2021, mesmo com a economia nacional pouco aquecida. Isso demonstra claramente que os consumidores de todas as idades estão cada vez mais confortáveis com as compras na web e, portanto, é preciso acompanhar esse novo comportamento.
→ Leia também: Como atrair e fidelizar clientes no varejo online!
Como já adiantamos, é interessante que o programa de fidelidade no varejo esteja conectado ao esforço de aumentar o ticket médio. Um recurso que ajuda muito nisso é ter um programa de fidelidade formalmente implementado.
Uma opção interessante é criar mecanismos de gamificação (dinâmicas de jogos) para incentivar os clientes não só a voltar, mas também a comprar mais. Basicamente, por meio de um aplicativo web ou mesmo controlando via sistema no caixa, deve-se conduzir o cliente a superar sua média de compras para obter vantagens.
A conexão da estratégia de fidelização com os esforços de aumento do ticket médio dos clientes é perfeita para melhorar os resultados no varejo. Ela une frentes que poderiam estar sendo tratadas separadamente, sem uma possível sinergia que uma abordagem conjunta oferece.
Por fim, acrescentamos que é importantíssimo fazer isto de forma muito estruturada, utilizando a inteligência de varejo do seu negócio, fazendo uso estratégico da tecnologia e de habilidades analíticas de seu time. Dessa forma, os planos de ação são amparados por informações consistentes e decisões baseadas em dados, que ajudam a obter insights e implementar ações acertadas em tempo hábil.
O que você achou das nossas dicas para aumentar o ticket médio e fidelizar clientes no Varejo? Participe com comentários!
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