Estamos passando por grande revolução e transformação do mundo dos negócios. Os vários setores da economia se reinventam para atender os diferentes consumidores e criar formas de se relacionar com eles. Uma das tendência que se consolida no varejo se refere, principalmente, à aplicação da tecnologia e integração no universo digital para atender melhor os clientes.
O objetivo é oferecer uma experiência de compra e venda diferenciada que facilite a vida, tanto dos clientes, quanto dos varejistas prioritariamente no quesito: confiabilidade.
Mas, fique atento: entender a tendência implica em ter pensamento crítico para ler os dados e interpretá-lo considerando a estratégia da empresa e elaborar um plano de ação. Isso é inteligência de varejo na prática. Antecipar e implementar as tendências é uma iniciativa estratégica com o foco em manter a relevância do negócio por meio do fortalecimento de diferenciais competitivos. Prossiga na leitura deste artigo e entenda melhor todo este cenário.
Tendência no varejo para o ano de 2022
A meta para 2022 deve ser possibilitar sempre o melhor atendimento, diminuir os custos e proporcionar um momento confortável de compra para o cliente. Afinal, uma pessoa satisfeita tem mais probabilidade de repetir a compra e indicar a loja para os amigos.
Uma importante tendência no varejo é a adesão ao omnichannel. O conceito significa que o consumidor quer comprar em qualquer horário, todos os dias e ter mais de um canal de comunicação com o lojista. Ou seja, nada de limitar as compras ao horário comercial e dias úteis.
O formato de venda e a entrega das lojas destacam-se, também, como tendência no varejo. Estes aspectos também estão passando por transformações positivas, impulsionadas pela crise sanitária pós-pandemia do Coronavírus.
Há pessoas que deixaram de ir às lojas físicas, fazem mais pedidos por aplicativos e compram pela internet ou combinam os dois, dependendo da situação. Para as empresas que já estavam no caminho da digitalização, a adequação à nova demanda foi mais rápida.
Mas foi preciso fortalecer os canais online, a venda virtual e o modelo operacional em que não há a logística de envio do pedido em domicílio. O produto é retirado pelo cliente na loja física. Já as empresas que ainda não iniciaram a digitalização dos processos, a lição de casa é mais árdua e urgente.
Preparamos uma lista para auxiliar empresas no segmento varejista. Veja as principais ações que devem estar no radar de sua estratégia pra ontem. E que são grandes desafios para inovar, além de forte tendência no varejo:
É necessário, cada vez mais, investir em compra pensada e desenhada para atender de forma conveniente às necessidades e aos desejos do cliente. Lembre-se que ninguém lidera por acaso.
A inteligência competitiva utiliza ferramentas para antecipar tendências do consumo relacionadas aos consumidores de concorrência, identificando estratégias e táticas, pontos fortes e fracos, liderança no mercado, entre outras características importantes. Dessa forma, as empresas conseguem posicionar seu negócio frente aos concorrentes, antecipando demandas e tendo sustentabilidade no mercado.
Portanto, há muita inteligência de varejo por trás de cada história de sucesso. Além do uso de tecnologia para otimizar as compras, a tendência no varejo se constitui, ainda, em desenvolver uma nova forma de se relacionar com todas as partes interessadas e os shoppers.