O elo entre varejo e sustentabilidade ganhou relevância nos últimos anos e trouxe alguns desafios, mas principalmente viabilizou novas oportunidades de negócios ao varejo. A preocupação com o tema gerou mudanças no comportamento dos consumidores, que passaram a questionar e compreender melhor o que estavam consumindo e o que seria mais sustentável. E para compreender o que é sustentável, podemos nos apoiar na referência da ONU que reflete a respeito das soluções empresariais e como elas devem propiciar um equilíbrio entre os pilares ambiental, social e econômico.
Assim, o recomendável no âmbito dos negócios é a adoção de uma economia circular, isto é, um consumo que possibilita reaproveitamento, assumindo uma perspectiva de eliminação de descartes e não geração de lixo. Nesse tipo de economia há uma mudança em toda cadeia, da produção à distribuição no varejo. Além disso, ao aderir a economia circular facilitamos outros aspectos, como a possibilidade de criação e recuperação de produtos, alteração nos processos para possibilitar economia com uso de descartes, ou mesmo a eliminação e ampliação da venda de serviços.
Ao incorporar soluções sustentáveis no negócio de varejo, é possível melhorar a análise de fornecedores e otimizar a logística de distribuição. Adicionalmente a isto é tratada também a infraestrutura da empresa, verificando opções para atividades que consumam menos energia, consequentemente reduzindo os custos.
Enfim, com um olhar de sustentabilidade devemos repensar cada tomada de decisão no varejo e buscar parcerias com a indústria, além de ampliar a comunicação com os consumidores, informando sobre suas ações, inclusive, estimulando a participação dos clientes.
Fonte: Diario do Comercio