Os últimos tempos foram de grandes transformações no comportamento de consumo mundial, o que afeta diretamente os estoques no varejo.
Em praticamente todos os meses do ano temos datas para alavancar as vendas, porém a dúvida que paira é: como fazer um planejamento eficiente de estoque sem saber quais são as possíveis limitações de suprimentos e logísticas que se enfrentará?
Esse tipo de desafio sofreu aumento considerável de variáveis no cenário pandêmico, além de ter ganhado mais peso, porque é um ponto estratégico cujo impacto na sustentabilidade do negócio se tornou iminente, porque se por um lado acertar o mix é garantir clientes, manter o estoque abastecido é a certeza de mantê-los por perto, uma vez que comodidade e urgência são critérios que subiram na hierarquia dos consumidores.
Para se realizar um bom planejamento de estoque é fundamental analisar a oferta e a demanda dos produtos, fatores diretamente impactados pela pandemia.
Ao analisar a oferta, o fornecimento de produtos e a matéria-prima foram altamente impactados com as medidas de isolamento social. Afinal, muitos fornecedores foram obrigados a reduzir ou mesmo fechar suas fábricas.
Tal defasagem afeta toda a linha de distribuição, sendo necessário partir para o desenvolvimento de novos fornecedores ou até mesmo para a importação, e ajustar preços de acordo com a procura, o que muitas vezes inviabiliza manter um ou outro produto estocado.
Por outro lado, a demanda por produtos teve uma grande mudança. Produtos como álcool em gel cresceram exponencialmente, chegando até a ficar em falta nos estabelecimentos no início da crise.
Materiais de construção, eletrodomésticos e portáteis também foram requisitados, impulsionados pela necessidade das pessoas que ficaram mais tempo em casa.
Já os setores de turismo, bares e restaurantes ficaram meses em paralisação. Ou seja, enquanto para uns foi uma situação de catástrofe, para outros houve dificuldade para atender a necessidade da população.
Desse modo, como é possível fazer um planejamento efetivo de estoque? São muitas variáveis a serem levadas em conta e sem dados concretos para se apoiar.
Muitos segmentos ainda encontram problemas com vendas e dificuldades para abastecer os estoques. Porém, é possível sim ajustar e modificar a rota do negócio. Para tal, seguem algumas dicas:
Os sistemas de planejamento de estoque utilizam, em sua maioria, dados do passado para buscar prever o comportamento de consumo futuro.
Porém, com a pandemia, o futuro se tornou mais incerto, o que faz com que seja ainda mais necessário buscar e analisar os dados de maneira eficaz.
É preciso estudar o novo comportamento de consumo em diversos cenários diferentes, buscando mitigar os erros que possivelmente ocorrerão.
Já se falava muito no termo antes da covid, porém, a capacidade de se adaptar nos mais diversos cenários econômicos agora se tornou sinônimo de sucesso.
Realizar o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir) com agilidade e trazer metas futuras para o presente é uma grande vantagem para os mais adaptáveis.
Enquanto a produção mundial não se estabilizar, pode ser rotineiro a falta de alguns produtos e/ou matéria prima no mercado.
Portanto, saber quais são os itens essenciais para seu negócio e se preparar junto aos fornecedores para não ficar desabastecido é crucial para a sobrevivência da empreitada.
Desenvolver novos fornecedores ou mesmo buscar produtos similares que possam atender a necessidade é imprescindível.
É preciso ter em mente que a demanda atual não necessariamente reflete o real. Por exemplo, várias famílias adiaram suas férias com medo do risco de contaminação. Ao final da crise, possivelmente haverá um boom na procura por viagens. Porém, esse tipo de dado não pode ser considerado em uma análise, pois reflete somente a uma inclinação de consumo pré crise.
Isto também vale para o controle de estoque. No início da pandemia, em março de 2020, os estoques dos supermercados ficaram baixos, muitos consumidores ficaram com medo do que poderia acontecer e compraram mantimentos e artigos de higiene para meses. As pessoas foram obrigadas a ficarem mais tempo em casa, fazendo com que o consumo de alimentos básicos crescesse, assim como o faturamento das redes supermercadistas. É possível que ao final da crise o cenário seja outro, por isso, deve-se estudar bem as previsões do mercado para não se precipitar e ter gastos desnecessários tentando satisfazer uma demanda que não se sustentará.
Além da previsão, é importante fazer inventários constantemente para garantir que a informação do sistema é igual ao que consta no CD (Centro de Distribuição) ou depósito. Há que se acompanhar o giro do produto na gôndola. A imprecisão dos dados leva a decisões equivocadas que podem comprometer o capital de giro e também levar a ausência de produtos (ruptura) para os clientes.
É complicado acertar o equilíbrio para esse tipo de contingência, mas é essencial que ela seja antecipada, a fim de evitar prejuízos.
Pode-se dizer que a compra é assertiva se ela estiver sendo feita com base no que acontece de fato, otimizando este processo, e a forma de assegurar isto é fazendo um bom controle de giro de estoque.
A velocidade em que os produtos a serem vendidos entram, permanecem e saem dos estoques é um aspecto chave, e bastante difícil de ser monitorado. Fazer esse controle demanda diversas ferramentas e equipe bem treinada, mas com as bases corretas pode trazer reflexos importantes.
Isso porque o controle de giro pode funcionar como um guia que antecipa as compras ao gestor de compras, para que possa sempre realizar novos pedidos no prazo adequado, reduzindo o volume de quebras de estoque e de sobras.
Fazer um bom planejamento de estoque não é uma tarefa fácil. Em tempos de incertezas se torna uma tarefa ainda mais desafiadora. Mas ela não precisa ser feita sozinha.
Com bons parceiros, é possível se antever e acelerar o desenvolvimento de seu varejo. E é nesse contexto que existe a in360.
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