As tendências de varejo, mais do que nunca, apontam insights importantes para o mercado. Com a pandemia essa realidade se intensificou, pois os hábitos de consumo da população mudaram e continuam a mudar a cada nova fase do cenário mundial, conforme a realidade de cada região.
Se anteriormente, a tecnologia era considerada um diferencial, hoje ela é tida como fundamental para todos os segmentos o que se torna evidente no setor alimentício.
Para que perceba a mudança do consumo e saiba boas práticas de como adaptar-se a ela, separamos algumas ações que conquistaram os consumidores.
Com o isolamento social, a demanda por alimentos para viagem e delivery explodiu no país. Segundo um estudo da Ebit | Nielsen, 72{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos brasileiros começaram a usar (ou já estão usando) apps de entrega.
Este conceito não engloba somente o setor alimentício. É uma tendência de varejo atribuída a inúmeros tipos de negócios, como boutiques, farmácias, supermercados entre outros.
Já no segmento de assinatura alimentar, o assinante recebe em sua casa todos os dias os ingredientes para uma alimentação, seja simples ou completa, fornecendo o que precisa para cozinhar de entrada até a sobremesa.
Diante dos novos hábitos e costumes, propiciados pela pandemia, a preocupação com a higiene tornou-se essencial. Sabendo disto, os varejistas devem estar atentos a esta nova demanda, sempre disponibilizando os itens de higiene e limpeza nos pontos de venda, evitando a insatisfação do consumidor e reforçando o fato de ser um serviço essencial à partir de agora.
A forma de pagamento também é um ponto chave na experiência que sofreu forte mudança, pois o uso de pagamentos digitais, seja por aplicativos como PicPay ou via PIX estão cada vez mais presentes nos estabelecimentos, já que a pandemia forçou o distanciamento social. Hoje, as pessoas priorizam mais a facilidade e evitam o contato direto, como o pagamento em dinheiro ou através de maquininhas de cartão.
E com isso, o setor de marketing também tem uma missão importante: a de demonstrar a preocupação com o público e com a sociedade a partir de campanhas que visem a transparência e conscientização da empresa para com o meio em que ela está inserida.
É de conhecimento tácito que a experiência de compra sofreu alterações significativas e irreversíveis. Devido a isso, uma das principais tendências de varejo apontada para o futuro é a experiência que engloba todas as etapas do negócio.
Ou seja, a utilização de um aplicativo próprio do varejo, a velocidade e facilidade de interação dos sites, a forma de se comunicar nas redes sociais e o atendimento in loco. Tudo faz parte da experiência e tudo é tem de ser feito com o objetivo de fidelizar o cliente, o que nos leva ao próximo tópico.
O isolamento social fez com que o setor alimentício se desenvolvesse muito no meio digital. Porém, o atendimento presencial não pode ficar defasado.
Assim, a estratégia omnichannel, em que há integração geral entre o meio físico e virtual é essencial para as empresas.
Desta forma é possível gerar mais proximidade e transparência com os clientes, sendo importante manter ações equivalentes nos dois mundos, virtual e presencial. Ou seja, integrar e praticar os mesmos valores, preços, promoções e comunicação, não havendo distinção para o cliente realizar uma compra online ou diretamente no estabelecimento.
O segmento de alimentação saudável já é uma tendência de varejo, e vem crescendo ano após ano. Reflexo disso é que a procura por hortifrutis, carnes e ovos orgânicos também ter dado um salto.
Porém, como a produção desse tipo de alimento possui um custo mais elevado, a preocupação com as perdas segue a mesma proporção. Logo, é necessário o desenvolvimento de tecnologias de gestão de cadeias de suprimentos, a fim de mitigar o desperdício e melhorar a qualidade dos produtos ofertados.
Há formas diferentes de tratar as tendências de varejo, e existem muitos temas a serem analisados, por isso nossa grande recomendação neste sentido é: faça uma gestão baseada em dados.
Com esta abordagem e possível incorporar insights com base nas informações – tanto de mercado quanto internas. Na medida em que você começar a ter maior conhecimento sobre os aspectos e detalhes que influenciam sua operação de varejo, será capaz de direcionar melhor suas decisões e otimizar sua operação
Para se ter sucesso nessa empreitada, muito esforço é necessário. Mas claro, nem tudo precisa ser feito sozinho. Por isso, a In360 está aqui para ajudar. Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor.
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