Você conhece o conceito de varejo sem atrito, o ‘frictionless retail’? Esse termo foi amplamente debatido na NRF Retail´s Big Show 2020, o maior evento mundial voltado para o varejo, que ocorre anualmente em Nova Iorque/EUA.
Os consumidores estão cada vez mais informados sobre seus direitos e atentos para valorizar uma boa experiência de compra. O cliente atualmente exige um processo de compra mais prático, inteligente, personalizado e que o atenda muito positivamente.
A sua loja está preparada para atender e encantar esse consumidor? Talvez o varejo sem atrito seja uma boa abordagem para ajudá-lo nisso.
O varejo sem atrito é o planejamento da venda varejista objetivando oferecer a melhor experiência de compra para o cliente – prática, produtiva e eficaz. Esse conceito é um dos pilares mais importantes do e-commerce e tem se tornado um assunto cada vez mais em destaque para o varejo físico, principalmente em tempos de comércio omnichannel.
O uso de diversos canais para venda transformou esta em um processo híbrido e o consumidor deixa de fragmentar o mundo físico do digital, vivenciando ambos de forma unificada, complementar e indissociável. Assim,os varejistas se deparam com consumidores, habituados às facilidades do ecommerce, optando por consumir em lojas físicas desde que o processo de compra seja tão ou mais prático, personalizado e eficiente.
Diante desse cenário, torna-se imprescindível promover uma transição do varejo tradicional (focado na venda) para o varejo sem atrito (focado no consumidor). A tecnologia é a principal aliada nesse processo para identificar as necessidades das personas, por meio da análise de dados, estabelecendo uma jornada do consumidor mais efetiva para o cliente e rentável para o varejista.
O indicado é iniciar a transição para o varejo sem atrito pela excelência operacional, e em seguida investir em tecnologias que aprimorem a experiência de compra.
Por exemplo, é comum no Brasil supermercados com filas enormes nos caixas, criando um afunilamento quue causa até 20{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} de desistência de compra devido ao longo tempo de espera, o que é agravado por erros de classificação de produtos, falta de preparo dos atendentes e dificuldades para realizar o pagamento. O varejo sem atrito deve remover todas as barreiras que dificultam e/ou impedem a realização da compra de forma rápida e prática na visão do consumidor!
Os terminais de autoatendimento, que substituem os tradicionais caixas, podem ser uma solução neste sentido. Entretanto, avalie se realmente será uma solução para o seu perfil de cliente. Não implemente por modismo. Com essa tecnologia o próprio cliente escaneia os códigos de barra e efetua o pagamento, tornando o processo mais rápido e acessível, ou seja, como no varejo online, o próprio cliente faz seu checkout. Outra solução ainda mais interessante, já implementada em lojas selecionadas em alguns países, é o sistema “Scan and go”, o qual possibilita que o cliente use um aplicativo como carrinho de compra e efetive o pagamento pelo próprio aplicativo, no celular.
Como já deu para perceber, para implementar o varejo sem atrito é necessário ter processos muito azeitados e por isso aumentar o uso de automação! Atualmente o varejo dispõe de opções bastante avançadas, como por exemplo câmeras inteligentes que escaneiam as gôndolas do supermercado identificando produtos vencidos, extraviados ou que precisam ser repostos. Ou, por exemplo, uso de óculos, tablets e wi-fi para que os consumidores utilizem o recurso da realidade aumentada no ponto de venda para conhecer os produtos. A tecnologia de reconhecimento facial, outra área que avançou muito nos últimos anos, permite a coleta de dados sobre os hábitos de consumo dentro do ponto de venda, gerando informações valiosas para reduzir o atrito no processo de compra.
Mas tudo isso não funciona se a equipe não estiver preparada. Os funcionários devem ser treinados e qualificados para o novo nível de atendimento, auxiliando o consumidor a explorar este conceito e facilitar a tomada de decisão, sempre estando atentos para enfatizar aspectos do varejo sem atrito implementado em sua loja. Colaboradores motivados e capacitados aumentam em 15{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} a taxa de conversão, sendo essenciais para o sucesso das vendas.
De acordo com levantamento da empresa de consultoria Dom Strategy Partners, a Magazine Luiza lidera o ranking das empresas brasileiras que melhor planejam e efetivam a jornada do consumidor, a partir de investimento em tecnologias que promovem o atendimento ao cliente e o varejo sem atrito. Ao procurar o Magazine Luiza, o cliente pode realizar uma compra rápida, com aplicativo móvel eficiente, inteligência de dados avançada, entrega rápida e um pós-venda de excelência.
Em termos de loja física, o principal avanço ocorreu em 2015 quando foi desenvolvido um software próprio para uso dos vendedores, em dispositivos móveis concedidos pela empresa. Esse software conta com a função de checkout, diminuindo o tempo de espera nas filas do caixa de 40 para 05 minutos. Com foco no varejo sem atrito, já em 2018 todas as vendas da loja física eram fechadas por meio desse software, aumentando a retenção de clientes e possibilitando novas vendas futuras.
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