Se você é varejista e ainda não tem uma estratégia de cash back, saiba que é importante pensar nisso o quanto antes. A prática vem ganhando força no Brasil, especialmente entre os consumidores das gerações Millennials e Centennials, muito ligados na chamada “nova economia”.
A popularidade das compras online, bem como da integração entre o comércio físico e o e-commerce, trouxe algumas inovações em termos de promoção de vendas. E o cash back é um sintoma desse movimento.
Mas, espere, o que é cash back? Que vantagens e que desafios essa prática traz aos varejistas e para o consumidor?
Vamos explorar aqui um pouco mais este conceito!
Também referenciado em alguns textos como ‘cashback’, cash back é um termo que podemos traduzir literalmente como “dinheiro de volta”, ou como “reembolso”. Ele refere-se à prática de devolver ao cliente um percentual do dinheiro gasto em uma compra.
Do ponto de vista do varejista, uma estratégia de cash back é uma ação promocional poderosa. Isso porque o consumidor vê vantagem em comprar em uma loja, virtual ou física, que lhe devolve parte do que ele gasta, seja em forma de dinheiro ou de desconto em compras futuras.
Uma estratégia de cashback normalmente funciona unindo forte controle administrativo de finanças com tecnologia. Por meio de sistemas especializados, os varejistas automatizam o processo de devolução de parte do valor de determinados itens, o que garante que as margens de lucro não sejam afetadas negativamente.
Além desse controle monetário, os sistemas especializados em cash back também geram relatórios gerenciais, facilitam o planejamento das ações promocionais e muito mais. Para o consumidor, em geral é disponibilizado um site e/ou aplicativo onde ele pode acompanhar as regras e os valores a serem resgatados — que variam de produto para produto — de forma clara e de fácil entendimento.
Para pensarmos nos benefícios de uma estratégia de cash back, resolvemos dividir as informações em duas frentes: o ponto de vista do consumidor e a visão do varejista.
Também é muito importante pontuar que estratégias de cash back vão ficar cada vez mais populares. Logo, se destacar da concorrência vai requerer ações (de marketing e comunicação, sobretudo) bem pensadas. O planejamento é fundamental, tanto do ponto de vista financeiro e de utilização do cash back como em um posicionamento de marca.
O cash back é um mecanismo difícil de implementar devido à sua complexidade de gestão, dificuldade de se calcular taxas de resgate, e necessidade forte de alinhamento comercial e de tecnologia. No entanto, não é algo impossível. A melhor escolha é trabalhar em parceria com um parceiro especializado, que pode usar sua experiência no setor para apoiar este tipo de programa.
Enfim, como você percebeu, a prática do cash back requer forte planejamento e execução primorosa. Mas se bem executada, e se estiver alinhada a um programa de fidelidade bem estruturado, pode beneficiar muito os varejistas.
Aqui na in360, nós recomendamos que os varejistas considerem o cash back em seus planos e incluam esta possibilidade nas análises de inteligência de mercado. Assim, se mantém na rota das inovações mercadológicas e podem seguir crescendo em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.
Que tal, o que você acha do cash back e dos benefícios que o seu negócio pode obter com essa prática? Deixe seu comentário!