No contexto da quarta revolução industrial, diversas habilidades profissionais já serão exigidas a partir de 2020. Entenda quais são elas!
Com a quarta revolução industrial em curso, nossos locais de trabalho estão mudando. Assim como outras revoluções industriais transformaram o conjunto de habilidades e a experiência exigidas da força de trabalho, podemos esperar o mesmo nessa nova era.
Daqui a cinco anos, 35{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} das habilidades consideradas essenciais hoje mudarão, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.
Embora ainda não possamos prever o futuro, reunimos aqui as dez habilidades profissionais que os especialistas apontam como as mais importantes que toda empresa procurará em 2020.
Confira!
Os dados se tornaram o ativo mais importante de toda organização. As empresas que não usam esse combustível para impulsionar seu sucesso inevitavelmente ficam para trás.
Logo, as organizações devem empregar pessoas que têm capacidade de análise para transformar os dados em valor de negócio.
Não faltam informações e dados, mas indivíduos com capacidade de discernir quais informações são confiáveis entre a abundante mistura de notícias falsas, falsas propagandas e muito mais, serão essenciais para o sucesso de uma organização.
O pensamento crítico não implica ser negativo; trata-se de poder avaliar objetivamente as informações e como elas devem ser usadas ou mesmo se devem ser confiadas pela organização. Os funcionários com mente aberta, mas capazes de julgar a qualidade das informações que nos inundam serão valorizados.
Inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual e aumentada, robótica, blockchain e muito mais farão parte da experiência cotidiana de todos os trabalhadores, seja no chão de fábrica ou nos escritórios.
Portanto, as pessoas não apenas precisam se sentir confortáveis com essas ferramentas, mas também precisam desenvolver habilidades para trabalhar com elas. O conhecimento dessas tecnologias e as habilidades técnicas relevantes serão necessárias para cada trabalho, de um cabeleireiro a um contador — e muitas outras profissões.
Tão rapidamente quanto o mundo está mudando, a meia-vida das habilidades profissionais diminui constantemente. Portanto, as pessoas precisam se comprometer a aprender novas habilidades ao longo de suas carreiras e sabem que devem ser adaptáveis à mudança.
Importante para isso é entender que o que funcionou ontem não é necessariamente a melhor estratégia para amanhã, portanto, a abertura para desaprender habilidades também é importante. Além disso, as pessoas devem ser cognitivamente flexíveis a novas ideias e maneiras de fazer as coisas.
Independentemente de quantas máquinas funcionem ao nosso redor, os humanos ainda são melhores em criatividade.
É essencial que pessoas criativas sejam empregadas pelas empresas para inventar, imaginar algo novo e sonhar com um amanhã melhor. Os locais de trabalho de amanhã exigirão novas formas de pensar, e a criatividade é fundamental para avançar.
Outra área em que os humanos têm vantagem sobre as máquinas é a inteligência emocional — nossa capacidade de estar ciente, controlar e expressar nossas emoções e as emoções dos outros.
Essa capacidade será importante enquanto houver humanos na força de trabalho, uma vez que afeta todas as interações que temos entre nós.
As organizações são cada vez mais diversas e os funcionários eficazes devem poder respeitar as diferenças e trabalhar com pessoas de uma raça, religião, idade, sexo ou orientação sexual diferente.
Além disso, as empresas estão operando cada vez mais além das fronteiras internacionais, o que significa que é importante que os funcionários sejam sensíveis a outras culturas, idiomas, crenças políticas e religiosas.
Profissionais com forte inteligência cultural e que podem se adaptar a outros que possam perceber o mundo de maneira diferente também são essenciais no desenvolvimento de produtos e serviços mais inclusivos para uma organização.
As habilidades profissionais de liderança serão fundamentais não apenas para aqueles que estão no topo de uma hierarquia corporativa tradicional, mas para os indivíduos de toda a empresa que deverão liderar a 4ª revolução industrial.
Habilitado pelo suporte de máquinas, haverá mais pessoas que estão em posições de tomada de decisão, sejam líderes de equipes ou departamentos de projetos. Compreender como trazer o melhor e inspirar todos os indivíduos de uma força de trabalho diversificada e distribuída exige fortes habilidades de liderança.
As máquinas podem ser capazes de analisar dados a uma velocidade, e a profundidade que os humanos são incapazes, mas muitas decisões sobre o que fazer com as informações fornecidas pelas máquinas ainda devem ser tomadas pelos seres humanos. Seres humanos com a capacidade de receber informações dos dados enquanto consideram como as decisões podem impactar a comunidade em geral, incluindo efeitos sobre a sensibilidade humana, como a moral, são membros importantes da equipe.
Portanto, mesmo que os dados apóiem uma decisão, um ser humano precisa intervir para pensar em como uma decisão pode impactar outras áreas da empresa, incluindo seu pessoal.
Quando as empresas procuram contratar na quarta revolução industrial, são enfatizadas habilidades exclusivamente humanas, como colaboração e fortes habilidades interpessoais. Elas querem funcionários de sua equipe que possam interagir bem com os outros e ajudar a impulsionar a empresa coletivamente.
O que você achou dessas habilidades profissionais que toda empresa vai exigir a partir de 2020? Deixe seu comentário!