logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2
  • Home
  • Artigos
  • Podcasts
  • Webinars
✕
Sortimento como vantagem competitiva
22 de outubro de 2019
Sustentabilidade: o novo comportamento de consumo
31 de outubro de 2019
Publicado por admin em 24 de outubro de 2019
Categorias
  • Artigos
Tags
  • blog
  • inovação

Geomarketing: conteúdo com GS

A tecnologia existente no monitoramento dos territórios (satélites), somados a pesquisas volumosas da população possibilitam a existência do geomarketing

O geomarketing é o uso estratégico de informações geográficas e demográficas no ambiente dos negócios. Assim, as particularidades de diferentes regiões são analisadas a fim de entender se são a melhor localização para a intenção da empresa. Ou, ainda, se já estiver instalada, provocar, nos gestores, insights de melhorias na comunicação e atração de consumidores, a partir das características locais e também do entorno.

No entanto, um ponto crucial e característico dessa área de atuação é a quantidade e o nível de dados processados. Isso porque, a fim de trazer a confiabilidade necessária para embasar investimentos, os sistemas de geomarketing trabalham com alto volume de informações complexas e diversas que, quando cruzadas, geram informações ricas, e através delas, os executivos têm condições de trabalhar em seus planos estratégicos.

Dado esse impacto e consequente interesse que gera, neste post esclarecemos um pouco mais sobre essa área extremamente importante para as empresas que precisam otimizar constantemente o seu ROI – Retorno de seus investimentos.

Como funciona o geomarketing?

Existem diferentes ferramentas e serviços dedicados a trazer informações dessa geográficas e demográficas para auxiliar nos negócios, e cada um deles possui níveis de contribuição e simplicidade distintos.

Assim, existem ferramentas populares e acessíveis. São sistemas como Google Earth e Fusion Tables, nos quais os dados disponibilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são imputados manualmente. No entanto, eles também são limitados conforme a necessidade, a complexidade, e o investimento em jogo aumentam.

Por outro lado, quando as informações geradas pelas pesquisas mensais do IBGE são utilizadas por sistemas mais robustos e automatizados, a capacidade de impacto positivo é aumentada exponencialmente. Afinal, todas as premissas que garantem confiabilidade e agilidade nas mais diferentes utilizações dos dados estão preservados para que as diferentes hipóteses calculadas pelos gestores possam ser avaliadas de maneira rápida, assertiva e crível.

Geomarketing no varejo

Até aqui já demos algumas pistas de como o geomarketing pode trazer vantagens ao varejo. Abaixo mostramos os detalhes dos benefícios:

Ações Publicitárias

Se engana quem pensa que somente pontos de venda físicos se beneficiam. E-commerces que desejam fazer intervenções precisam saber exatamente onde se concentram os perfis que atendem e, por isso, o geomarketing pode auxiliar a definir pontos de ações publicitárias dos mais diferentes objetivos (reconhecimento da marca, atração, imersão no posicionamento) e ambientes (fluxo de veículos, transporte público, locais estratégicos).

Comunicação e posicionamento

As regiões mudam: crescem, retraem, são tomadas por um novo perfil de pessoas a partir de determinadas instituições e empreendimentos que chegam ou saem dos bairros. Assim, mesmo que a empresa já esteja instalada, é necessário manter as informações demográficas em monitoramento para entender se o público atual mantém a infraestrutura ou se é necessário um redirecionamento de público, linguagem, valores entregues (layout, serviços e produtos ofertados, funcionamento, modelo de negócio).

Instalação e expansão

E, por fim, a mais clara de todas as contribuições desse tipo de estudo: quando se quer abrir uma empresa ou ampliar as operações com mais filiais ou por necessidade logística. A partir de informações como trânsito, perfil ou comportamento, é possível avaliar se as opções encontradas realmente valem a pena e, também, a encontrar outras alternativas para decidir onde se instalar.

Assim, o geomarketing tem forte apelo para os varejistas, ainda mais com a digitalização e o comportamento multicanal se propagando e consolidando na sociedade consumidora, pois:

  • Auxilia a tomada de decisão, ao diminuir riscos e provocar insights;
  • Otimiza e racionaliza a utilização de investimentos, de recursos e o retorno;
  • Aponta as oportunidades, relevância e volume dos públicos das diversas regiões;
  • Possibilita a identificação de tendências para gerar novos ou melhores negócios;
  • Identifica o volume e quantidade de concorrência e a qualidade do ponto onde estão instalados.

Portanto, independente da idade que a empresa tenha, ela atende a esse cenário e precisa se adequar a ele. Consultorias especializadas em inteligência de mercado, como a In360, auxiliam esse percurso — necessário e inevitável — de maneira mais racional e assertiva para trazer resultados reais. Para entender como esse processo acontece, conheça os serviços no portfólio!

Compartilhar
0
admin
admin

Artigos Relacionados

2 de março de 2024

A nova “CHAVE” do profissional de compras do varejo


Leia mais
14 de outubro de 2023

A intuição e as palavras devem ser alimentadas por dados


Leia mais
20 de março de 2023

Reinventando o Marketing no Varejo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =

Siga-nos em nossas redes sociais
Copyright © 2023. Inteligência 360