Realidade Virtual (Virtual Reality – VR) é o uso da tecnologia para criar um ambiente simulado. Diferentemente das interfaces de usuário tradicionais, a VR coloca o usuário dentro de uma experiência.
Em vez de visualizar uma tela na frente deles, os usuários estão imersos e são capazes de interagir com os mundos 3D. Ao simular o maior número de sentidos possível, como visão, audição, toque e até olfato, o computador (ou qualquer outro dispositivo utilizado) é transformado em um guardião do mundo artificial.
Você conhece essa tecnologia emergente? Sabe como ela vem sendo aplicada no varejo?
É isso que vamos te mostrar ao longo deste texto. Continue lendo para entender!
Realidade Virtual e Realidade Aumentada são dois lados da mesma moeda. Você pode pensar em Realidade Aumentada como VR com um pé no mundo real: Realidade Aumentada simula objetos artificiais no ambiente real; realidade virtual cria um ambiente artificial para habitar.
Na Realidade Aumentada, o computador usa sensores e algoritmos para, por exemplo, determinar a posição e a orientação de uma câmera. Em seguida, renderiza os gráficos 3D como eles apareceriam do ponto de vista da câmera, sobrepondo as imagens geradas por computador sobre a visão do usuário do mundo real.
Na Realidade Virtual, o computador usa sensores e matemática semelhantes. No entanto, em vez de localizar uma câmera real em um ambiente físico, a posição dos olhos do usuário está localizada no ambiente simulado. Se a cabeça do usuário virar, os gráficos reagem de acordo. Em vez de compor objetos virtuais e uma cena real, a tecnologia VR cria um mundo interativo e convincente para o usuário.
No geral, a indústria da realidade virtual está no estágio inicial até agora, com grandes players como a Samsung lutando para aumentar o interesse do cliente. Por outro lado, o termo V-commerce já foi cunhado para empreendimentos futuros.
Atualmente, grandes varejistas já usam VR para impulsionar suas marcas. O objetivo final é criar lojas virtuais onde um cliente possa escolher e comprar produtos.
Prevê-se que a VR no varejo reduza custos de marketing, reduza retornos de produtos e ofereça análises e dados eficientes.
Um exemplo? Em 2017, o gigante de compras online Alibaba que está trabalhando em uma nova experiência completa de compras, criou um dispositivo de realidade virtual que permite percorrer uma loja e comprar produtos.
O vídeo promocional mostra corredores de lojas criados digitalmente, com visualizações de produtos em todos os ângulos, preços, opções de compra etc. Veja:
Outro exemplo? Uma visão de compras sem shoppings e lojas foi apresentada pelo eBay Austrália em parceria com as lojas Myer. O objetivo é criar uma loja personalizada com base no que o cliente gosta e ajudá-lo a encontrar produtos mais rapidamente.
Usando um dispositivo de realidade virtual, a loja oferece modelos 3D e passeios virtuais para todos os 100 principais itens em todas as categorias.
O recurso chamado “Pesquisa à vista” permite que os clientes acessem um produto observando-o por alguns segundos (como se estivesse na loja física, e com a vantagem de ter todas as informações sobre os itens diante dos olhos). Para concluir uma compra, basta seguir como sempre foi feito: acessar o aplicativo eBay e mandar o item para o carrinho.
Confira o vídeo a seguir:
Como você viu, a Realidade Virtual é uma das tecnologias emergentes que o varejo deve prestar atenção. Ela fornece ferramentas inovadoras para melhorar a experiência do cliente e potencializar negócios.
Você já tinha pensado sobre a Realidade Virtual no varejo? Gostou das informações que trouxemos neste texto? Deixe seu comentário!