Você está preparado para o futuro do Varejo? Entenda o que é o pós-digital e como você pode adaptar seu empreendimento a ele!
Muito se fala em Transformação Digital, mas, o que vem depois? Ou seja, com os negócios plenamente acomodados no digital, qual será o futuro do Varejo? São questionamentos que os grandes players já estão fazendo e que devem estar no radar de todos os varejistas. O depois é agora; já vivemos, ainda que em leves parcelas, a era do pós-digital.
Vamos tentar refletir aqui sobre as rápidas e profundas transformações do mercado varejista e ter um vislumbre de como se adequar à era pós-digital!
Comecemos por relembrar o conceito de Transformação Digital e seus impactos no comércio varejista global.
A Transformação Digital é um conceito que abarca as constantes inovações tecnológicas mas, principalmente, modificações profundas na maneira como as empresas lidam com ferramentas e serviços cada vez mais sofisticados. Ela é um movimento que tem como espinha dorsal a aplicação dos recursos digitais. E tudo isso permeado pelo comportamento dos consumidores, cada vez mais aderentes com serviços digitais, bem como do mercado em si.
O Varejo, como sempre um dos segmentos pioneiros em mudanças, apresenta a Transformação Digital em seu cotidiano. Por negociar diretamente com os consumidores, esse fenômeno fica bastante visível para o senso comum.
Varejistas de todos os portes, tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles que estão em desenvolvimento — como é o caso do Brasil —, já aplicam soluções digitais para ajustar processos e torná-los mais baratos e eficientes; também para fazer ações de marketing e comunicação que trazem melhor experiência aos consumidores, bem como para fornecer produtos mais modernos e disruptivos.
Hoje é praticamente impossível pensar em um comércio varejista que não tenha um braço no e-commerce. Também não se pode ignorar o uso de plataformas digitais no atendimento ao cliente, bem como ações em redes sociais. Aplicações mais sofisticadas incluem o uso de soluções de Inteligência Artificial na automação de processos, na gestão e em outras frentes.
Agora, o que vem depois da era digital? Esta é a reflexão que os pesquisadores estão fazendo: o futuro do Varejo dependerá de como este mercado vai lidar com o pós-digital.
Atenção: não vamos confundir o pós-digital que estamos falando aqui com o movimento de desencantamento com a digitalização. Esse fenômeno foi assim descrito durante um tempo; abarcava as pessoas que tendiam para o uso de tecnologias analógicas como maneira de voltar a ser mais criativa (voltar a escrever textos em máquinas de datilografia, por exemplo). Aqui nos referimos a algo mais sistemático e de impacto global: o movimento no qual já não se percebe mais o que é digital e o que não é, o que é on e o que é offline. A convergência em seu ponto máximo de inflexão, exigindo novas percepções e habilidades (comerciais, gerenciais etc.) dos varejistas.
Uma característica bastante visível da era pós-digital é que as lojas agora já não estão mais competindo com outras lojas; elas agora competem pela atenção das pessoas. A experiência do consumidor é o grande desafio dos varejistas, uma vez que os consumidores têm um leque cada vez maior de opções e analisam mais que a qualidade dos produtos e serviços, valorizando também o que vivenciam ao se relacionar com um fornecedor.
Outros movimentos que demarcam o pós-digital são:
Vamos agora ver alguns caminhos que podem ser trilhados pelos varejistas para se adequar ao pós-digital. Confira, a seguir.
A total transformação digital é mais urgente do que nunca. É fundamental fazer com que a administração do seu negócio seja orientada por dados, de ponta a ponta. Dessa forma, a convergência de processos, sejam eles digitalizados ou não, passa a ser mais orgânica.
Neste sentido, desenvolver a inteligência de varejo é muito importante. E isso requer mais do que tecnologia: pessoas preparadas para tomar decisões baseadas em dados reais sempre atualizados; conhecimento de mercado e do consumidor, e assim por diante.
Trabalhar com a efemeridade dos tempos atuais é um desafio que precisa ser vencido. Nada é fixo no mercado varejista ou em qualquer outro segmento. Neste movimento, os empreendimentos mais bem-sucedidos são aqueles que conseguem se adaptar às demandas sem perder sua essência e seu planejamento estratégico.
Uma boa dica é: potencialize a capacidade analítica dos decisores no seu negócio, principalmente nas áreas de vendas e no marketing. Eles precisam ter sensibilidade para visualizar o que precisa ser modificado em tempo hábil, assim poderão tomar decisões inteligentes com riscos sob controle.
Como você viu, ao longo deste artigo falamos muito em experiência do consumidor. O pós-digital exige do Varejo uma postura de fornecedor de experiência enriquecedora para o cliente. Isso inclui, por exemplo, ações de entretenimento e investimento em meios de gerar conhecimento agregado.
O novo consumidor quer viver experiências sensoriais, quer ver as marcas com as quais se relaciona inseridas em contextos de intelectualidade. As pressões do dia a dia pós-moderno não podem estar relacionadas às suas compras.
Por fim, nós sabemos, não é simples adaptar negócios a contextos tão dinâmicos como esse do pós-digital. É necessário colocar profissionais de alta qualidade tratando disto, assim como buscar benchmarks no mercado que possam ser adaptados e replicados. Uma outra escolha inteligente é buscar ajuda externa – o background de bons consultores pode ajudar seu time a perceber nuances que, no dia a dia corrido das operações, eles não conseguem visualizar. Vale procurar apoio em empresas especializadas em gestão e inovação, principalmente aquelas que se dedicam a auxiliar o segmento de varejo.
Que tal, você está preparado para a era do pós-digital definindo o futuro do varejo? Aqui na IN360, nós contribuímos com Inteligência de Varejo, compartilhando conhecimento relacionados a gestão e implementação de estratégias de Inteligência, sempre amparando nossos clientes com tecnologia e métodos de última geração. Faça contato conosco e veja como podemos ajudar!