No passado, boa parte das decisões empresariais eram baseadas em suposições, o que nem sempre correspondia à realidade. O conceito de Business Intelligence surgiu justamente para trazer mais assertividade para as estratégias e ações organizacionais.
Desse modo, as empresas poderiam embasar suas decisões não em achismos ou especulações, mas em dados reais obtidos em pesquisas.
Em termos conceituais, Business Intelligence se refere à capacidade institucional para coletar e analisar uma grande quantidade de dados. Esses dados fornecem ao empreendedor uma visão mais clara a respeito do seu negócio e das medidas que devem ser tomadas para ter resultados.
Dados são produzidos constantemente dentro e fora da empresa.
São informações que, separadas, não são capazes de embasar ações e decisões por parte dos gestores. No entanto, quando esses dados são organizados e analisados de forma conjunta, ganham relevância.
Mas quais são, na prática, as vantagens do Business Intelligence para o varejo? Será que vale a pena coletar, armazenar e analisar dados internos e externos? É o que você vai descobrir agora, com os principais benefícios desse modelo.
Uma das principais vantagens do Business Intelligence é a assertividade no planejamento do negócio. Tomar decisões com base no achismo e em suposições é um erro que não pode ser cometido por gestores durante o planejamento estratégico.
As decisões devem estar embasadas em dados que demonstrem a realidade do negócio. Através do acompanhamento de dados é possível prever comportamentos de clientes, determinar gostos e preferências, sabendo o momento exato de tomar cada decisão.
Um dos grandes desafios para o varejo é conseguir gerenciar de forma adequada seu estoque. É preciso evitar o grande volume de mercadorias, por um lado, e a falta de mercadorias para atender a demanda. Esse equilíbrio é essencial para que a empresa consiga atender seus clientes.
O Business Intelligence permite conhecer os hábitos de consumo dos clientes. Assim, é possível planejar para uma gestão de estoque mais eficiente. Empresas que aderem a esse modelo conseguem manter estoques mínimos, aumentando a rotatividade de mercadoria.
Muitos negócios que atuam no setor varejista não sabem dizer quando estão ganhando quando estão perdendo clientes. Eles não acompanham a experiência do cliente ao longo da jornada de compra e perdem oportunidades de fidelização.
Fidelizar significa atrair o cliente de maneira que ele acabe comprando mais vezes. Os custos com a fidelização de clientes são muito mais baixos do que os custos envolvidos na atração de novos clientes. Sem Business Intelligence é difícil saber como melhorar a experiência do cliente durante e após as compras.
Um dos fatores que determinam a sobrevivência de um empreendimento no mercado é a sua competitividade. A competitividade, por sua vez, pode ser medida em números. Os dados revelam se uma empresa é capaz de atender aos interesses dos clientes, de conquistar novos consumidores e de se estabelecer como opção no mercado.
A coleta, armazenamento e análise de dados fornecem aos gestores e administradores uma fotografia real do negócio. A partir dessa perspectiva e dos indicadores obtidos – através do cruzamento de dados – é possível tomar decisões importantes para o aumento da competitividade, como, por exemplo a diversificação de produtos.
Apesar de todos os seus benefícios, o Business Intelligence traz alguns desafios, principalmente para empreendimentos pequenos e que estão em fase de adaptação no mercado moderno. Veja alguns exemplos a seguir.
Um dos principais desafios da implementação do Business Intelligence está relacionada à mentalidade dos colaboradores. Muitas pessoas que atuam no setor varejista não têm conhecimentos em análise de dados, nem compreendem a sua importância.
Dessa forma, empresas que desejam aproveitar ao máximo a inteligência do negócio devem, primeiro, promover um upgrade na forma de pensar da equipe, que certamente vai trazer uma mudança de cultura organizacional. O aprendizado pode ser lento, mas é necessário para o crescimento.
Quando falamos em Business Intelligence, temos que pensar em uma infraestrutura adequada para a coleta, armazenamento e análise de dados. Os custos de implementação podem ser elevados, principalmente para empresas menores.
Como dito anteriormente, o Business Intelligence aumenta a vantagem competitiva do negócio. No entanto, o processo requer conhecimento e esforços consideráveis, seja em equipe ou seja em infraestrutura. Fatores que poderiam torná-lo muito difíceis aos pequenos e médios negócios.
Uma forma de usufruir dos benefícios da Business Intelligence em sua empresa, sem ter que assumir a demanda de trabalho de fazer tudo sozinho, é contar com uma equipe especializada.
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