Da experiência do consumidor à cadeia de abastecimento, entenda como a Internet das Coisas está impactando o varejo físico em diversos âmbitos!
Internet das Coisas é a rede de objetos com tecnologia incorporada para comunicar, sentir ou interagir com seus estados internos ou com o ambiente externo. Ela está impactando o “mundo real” como até pouco tempo nem imaginávamos.
Como um dos segmentos de mercado que mais precisam investir em tecnologia e inovação, o comércio varejista tem aproveitado desse fenômeno tecnológico.
Neste artigo, você vai saber como isso está acontecendo. Entenda o conceito de Internet das Coisas e veja como ele está movendo o varejo físico, no Brasil e no mundo.
Do inglês Internet of Things (IoT), a Internet das Coisas pode ser descrita como um ecossistema de dispositivos computacionais inter-relacionados, máquinas mecânicas e digitais, objetos, animais ou pessoas que são dotados de identificadores únicos e com capacidade de transferir dados através de uma rede.
Uma pessoa com um implante de monitor cardíaco, um animal com transponder de biochip, um automóvel com sensores que “dialogam” com um aplicativo, todos esses casos são facetas da Internet das Coisas.
E não é algo futurístico. Cada vez mais, organizações em diversos setores estão usando a IoT para operar com mais eficiência, compreender melhor os clientes e oferecer um atendimento aprimorado, melhorar a tomada de decisões e aumentar o valor dos negócios.
A Gartner Research projeta que o número de itens conectados chegará a 14,2 bilhões em 2019 e 25 bilhões até 2021. Além disso, a consultoria prevê que o preço dos sensores de Internet das Coisas vai cair mais a partir de 2019, o que permitirá que uma maior quantidade de empresas os usem, especialmente no varejo.
Aqui estão alguns dos principais impactos da Internet das Coisas que já podem ser sentidos no varejo físico — não estamos falando no comércio virtual, ressalte-se.
As lojas estão ficando mais inteligentes do que nunca. Tags de identificação por radiofrequência (RFID) estão fornecendo informações importantes sobre o inventário de produtos. A iluminação inteligente também já mostra aos varejistas quanto tempo os clientes permanecem em um determinado corredor ou interagem com produtos nas prateleiras.
A experiência do cliente é a bola da vez. Por meio de conectividade digital e coleta de dados, os varejistas agora conseguem fidelizar consumidores e aumentar receitas.
E fazem isso com uma série de combinações tecnológicas e metodológicas no âmbito da Internet das Coisas. Desde robôs úteis que fazem monitoramento de corredores até sistemas de PDV que permitem que os clientes comprem itens no local em vez de ficar em uma fila de compra, a experiência de compra está sendo transformada.
→ Neste vídeo, confira uma rápida reflexão sobre a importância da personalização no varejo:
Ofertas personalizadas, assistência para encontrar produtos e check-out fácil, essas são apenas algumas das maneiras pelas quais os varejistas estão melhorando suas estratégias de marketing com a Internet das Coisas.
Os bastidores das estratégias de marketing também se beneficiam. Com mais meios de captar, analisar e transformar dados em informações úteis, os analistas conseguem criar peças de comunicação e publicidade mais direcionados.
Além disso, também conseguem mensurar resultados com métricas e indicadores mais fidedignos, o que eleva o retorno sobre os investimentos (ROI).
→ Neste vídeo, confira uma reflexão trazida por Fátima Merlin sobre a importância dos indicadores no varejo:
Localização mais fácil de itens, redução de danos, aumento da eficiência e produtividade. Eis algumas das maneiras pelas quais os armazéns de varejo estão ficando mais inteligentes com ferramentas de Internet das Coisas.
A Internet das Coisas está revolucionando a cadeia de suprimentos. Ela fornece eficiências operacionais e oportunidades de receita com sua extrema transparência.
Agora todos os passos ao longo do caminho, da produção ao transporte, do armazenamento à exposição no PDV são rastreáveis e monitoráveis. Muitos processos de uma operação inteligente de cadeia de abastecimento não requerem nenhum contato humano, o que diminui custos, potencializa a produtividade e evita erros.
Aqui na IN360, estamos de olho nas influências da Internet das Coisas no varejo físico. Nossos serviços de Inteligência de Mercado contemplam os impactos das ferramentas e métodos de Internet das Coisas neste que é um dos segmento mais inovadores do Brasil e no mundo. Nós ajudamos nossos clientes a identificar quais soluções e serviços dentro do amplo guarda-chuva da Internet das Coisas para potencializar seus resultados.
Com este artigo, esperamos ter ajudado a refletir sobre os impactos da Internet das Coisas no varejo físico. Confira mais conteúdos no portal e nossos serviços, e faça contato conosco – será um prazer atendê-lo!