Veja agora uma série de dicas para ter uma melhor gestão de varejo e conquistar mais resultados positivos no seu negócio!
Quando falamos em gestão de varejo, estamos nos referindo a uma área de atuação complexa, que envolve muitas práticas. Os gestores de empresas varejistas precisam estar atentos a várias questões que envolvem múltiplas preocupações, como controle de estoque, fluxo financeiro, o relacionamento com clientes, satisfação dos funcionários, etc.
Tudo isso gera uma carga de trabalho imensa e é preciso investir tempo, esforço e priorizar muito bem para otimizar as estratégias e dar conta de tudo com maestria. Apesar da tendência de se tentar resolver as urgências do dia a dia, é sim bastante interessante se manter continuamente atento para alguns pontos que podem ajudar a gestão a ser menos trabalhosa, e por isso a seguir vamos apresentar algumas dicas que entendemos ser muito interessantes nesta frente. Acompanhe!
Quando se atua por algum tempo no varejo, ou mesmo em outras indústrias, a tendência de se tomar decisões por ‘intuição’ vai aumentando. De fato não se pode simplesmente ignorar aquele instinto de qual deve ser o caminho correto que surge como parte da experiência que desenvolvemos ao longo dos anos, mas não se pode perder de vista que, mesmo em sendo assim, fatos e dados devem dar respaldo a decisões – e isso sem contar que as coisas mudam com o tempo e as condições podem ser outras, ou mesmo que, apesar da experiência, sempre existe a possibilidade do profissional não estar certo para aquele caso.
O controle de estoque é um pilar essencial para a gestão de varejo, uma vez que isso afeta diretamente outras áreas dos estabelecimentos, como vendas, financeiro e o atendimento ao cliente. Imagine por exemplo que um determinado produto ou tipo de produto sempre teve uma procura muito limitada, e por conta disso não é considerado crítico para a loja.
Porém ele pode ter se tornado importante para o perfil de cliente que você quer atrair, e quando uma pessoa chega na sua loja querendo comprar este produto e não o encontra, simplesmente vai procurar em um concorrente. Sua impressão pode continuar sendo de que o produto não tem saída, porém um levantamento da situação pode mostrar que a falta deste produto está impactando a venda de outros produtos, e por consequência da loja.
É por isso que o estoque precisa ser trabalhado com estratégia, para que as compras não sejam feitas com exagero, mas também para que não gere outros problemas correlacionados, que podem ser potencialmente perigosos. Este tipo de decisão só pode ocorrer a partir da disponibilidade dos dados importantes no momento correto.
Considerando um outros aspecto, o estudo “Estado do Varejo Brasileiro na Era dos Dados”, realizado em 2019 pela empresa Pipz, mostrou que 75{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos varejistas criam suas campanhas com dados próprios, sem integração com outros canais e isso prejudica o cálculo do ROI (Retorno sobre Investimento), ou seja, não há como mensurar se a estratégia está sendo eficaz ou não.
Utilizar a prática de análise de dados contribui para o ganho de agilidade, facilita decisões e cria uma vantagem competitiva para a empresa, pois com os dados organizados à sua frente, é possível ter uma visão geral melhor do negócio e estabelecer quais são as melhores estratégias, avaliar os resultados e detectar novas oportunidades.
Se um comércio varejista fosse uma pessoa, certamente a área de vendas seria o coração. É isso que faz o negócio pulsar, ter vida. Afinal, se uma loja não vender, não trará lucro e não teria continuidade, não é mesmo?
Considerando que atualmente o varejo é uma das áreas que mais avança com o uso de tecnologia aplicada, é importante buscar este tipo de ferramenta para ajudar a otimizar as vendas.
Nesta linha, o ideal é compreendermos a missão/jornada de compras dos clientes que pode começar em casa, no trabalho, tem a experiência de compra online ou na loja, que se conclui de fato, no pós-compra. Vamos nos atentar aqui para a experiência na loja: temos desde detectores de movimentação dos consumidores a partir de sua entrada nas lojas até checkout automático, sem necessidade de mostrar os produtos selecionados para uma pessoa no caixa. Apesar de algumas destas soluções ainda parecerem ficção científica, muitas delas já estão em um nível de aplicabilidade que não permite mais que sejam ignoradas – e abaixo listamos alguns exemplos.
Um tipo de ferramenta conhecido e que ajuda muito na fidelidade dos clientes é o CRM (de ‘Customer Relationship Management’ ou gestão de relacionamento com o cliente) que em geral é implementado com uma ferramenta de software que torna o processo comercial e de marketing mais eficaz, armazenando informações de consumidores individualmente e permitindo com isso que o varejista interaja com sua clientela de forma personalizada. Há sistemas informatizados construídos para implementar programas de fidelidade, que além de permitir que as empresas conheçam melhor seus clientes, também ajudam no processo de comunicação, permitindo criar ações direcionadas a determinado perfil de consumidor.
Também existem as ferramentas associadas a governança de dados, que ajudam a trabalhar com informações mais acuradas para a condução dos negócios, como por exemplo:
Nestes casos acima, o desafio é ter uma infraestrutura que permita performance, escalabilidade e flexibilidade de processamento, e a saída é ter bons provedores de recursos em nuvem, por ser uma abordagem que, em geral, tem uma relação satisfatória entre custo, benefício e escalabilidade.
Além disso, claro que automação de lojas, integração de processos com outras empresas e sistemas de logística são tecnologias básicas e muito importantes para a gestão de um varejo com sucesso.
O bom relacionamento com os clientes é a peça-chave para o sucesso de um estabelecimento comercial. Muito mais do que uma tendência de varejo, as estratégias de relações com os consumidores são essenciais para que as empresas se aproximem dos públicos e criem laços fortes e sólidos com eles.
Existem recursos que podem ser aliados neste sentido. Por exemplo, através das redes sociais é possível manter uma comunicação constante e transparente com seu público. Além disso, podem ser usadas como canal para resolução de problemas com os clientes, ou mesmo como forma de criar promoções diferenciadas, conforme o perfil de consumidor em cada rede social.
Uma política voltada ao atendimento também não pode prescindir de treinamentos para os colaboradores. Não adianta investir em uma comunicação que divulgue atitudes e respostas que não são praticadas conforme deveriam pelos funcionários. Isso sem falar de incentivos que deixem claro quais são as formas de atendimento que a empresa mais valoriza, é necessário reforçar sempre isso, caso contrário o relacionamento com seus clientes pode não estar sendo tratado da forma que foi planejado.
Com a facilidade de acesso a internet, os consumidores se tornaram mais exigentes, já que é possível comparar diversas lojas em poucos segundos. Além disso o boca a boca na web é bastante amplificado, e a opinião expressada para um potencial cliente continua tendo grande importância na sua tomada de decisão. Estes são aspectos que deve-se levar em conta quando for montar estratégias de atração, promoções, lançamento de novos produtos, etc.
Portanto, é essencial alocar recursos de forma assertiva para se manter o relacionamento com seus clientes em um alto patamar, e se destacar da concorrência.
Trabalhar com base em informações relevantes, a partir de dados internos da empresa ou dados externos, usando inteligência de mercado, análise competitiva e benchmarks, entre outros, é um conjunto de ações que, quando desenvolvidas de forma apropriada, possibilitam que se tome as melhores decisões para a gestão dos negócios.
Este é um esforço contínuo que não pode ser relevado. Informações obtidas com abordagens de inteligência de varejo podem ser utilizadas em diversas áreas da gestão, como no marketing, nas vendas, na escolha de produtos e fornecedores, no combate à concorrência etc. Se você não tem alguém no seu time para tratar esta frente de trabalho, talvez seja a hora de considerar isto.
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