Nos dias 9 e 10 de setembro ocorreu o evento Abrafarma Future Trends. O tema central foi o futuro da farmácia. Os temas convergiram na direção de como proporcionar um melhor atendimento à população. O evento contou com a presença de importantes autoridades relacionadas com o canal; especialistas internacionais e locais; presidentes e diretores de redes de drogarias.
Principais temas abordados e conclusões:
– A farmácia tem dois elementos críticos para contribuir, ainda mais, no atendimento da população: sua capilaridade e a presença do farmacêutico. Este profissional, devido a sua formação, deve e merece ser mais valorizado em suas atribuições.
– A palestra de Jim Danahy da Adhere RX – The Future of Pharmacy trouxe informações recentes sobre o canal no Canadá e como a farmácia pode contribuir com a sociedade por meio do acompanhamento da saúde das pessoas com doenças crônicascomo, por exemplo, hipertensão e diabetes. Esta contribuição é um acompanhamento do tratamento. As pessoas, por vezes, demoram para iniciar ou interrompem o tratamento com sérios danos para a saúde. O tema é crítico.
Jim Danahy citou um estudo da OMS onde consta que 50{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} das pessoas, depois de seis meses, param de tomar medicamento. Ele foi categórico: as pessoas sofrem por não tomarem remédio; as pessoas morrem por não tomarem remédio para estas doenças crônicas (hipertensão e diabetes).
– Um estudo especial do IBOPE Inteligência trouxe informações relevantes sobre o que o brasileiro pensa da farmácia. Entre os achados, consta que 20{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} da população sofre de doenças crônicas. E o índice de abandono de tratamento no Brasil também gira em torno de 50{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d}.
– A Abrafarma Future Trends também apresentou a FARMATECH – farmácia conceito com 39 tecnologias inovadoras. Dentro da FARMATECH, O CARE CENTER, um espaço onde o profissional farmacêutico pode prestar serviços clínicos aos clientes da farmácia, com privacidade e conforto. As farmácias drogarias estão autorizadas a possuir este espaço diferenciado pela RDC nº 44/09 da ANVISA. O professor Cassyano Correr é o coordenador do projeto e consultor da Abrafarma.
– Há inovações, mas também aspectos que precisam ser revistos da perspectiva da legislação. Um exemplo é que apenas o médico pode colocar o endereço do paciente na receita para esta ter validade, o que torna lento o processo e pode vir a contribuir para o paciente desistir de m tratamento
Os temas abordados na ABRAFARMA FUTURE TRENDS definitivamente nos mostram o futuro da farmácia no Brasil, ou seja, prestando mais serviços para uma população carente. Junto com os temas, há várias iniciativas práticas da Abrafarma nesta direção.
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Especialista em varejo com atuação junto aos setores de supermercados e drogarias. Pesquisador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP e Cofundador da Inteligência360, cujo propósito é contribuir para a transformação das pessoas e organizações tendo como base o conhecimento e indicadores enquanto elemento de integração transparente.
Formado em Administração de empresas pela PUC-SP, tem MBA em Gestão de Empresas pela FIA-USP com extensão em varejo pela Youngstown State University e mestrado pela FGV EAESP em mercadologia.
A trajetória profissional de Olegário sempre teve como foco a análise do contexto, ou seja, em que ambiente a empresa opera. O conhecimento sobre tendências, hábitos de consumo e compra, inteligência competitiva e de mercado e objetivos e indicadores-chave ganhou profundidade nas empresas de pesquisa Indicator (atual Gfk) e Nielsen. Esse conhecimento tornou-se mais rigoroso com o mestrado acadêmico com foco no desempenho das marcas com a utilização de modelo econométrico para uma melhor compreensão dos efeitos proporcionados pelos estímulos promocionais no ponto-de-venda.