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Omnichannel no varejo: a experiência do consumidor moderno
29 de janeiro de 2019
Publicado por admin em 25 de outubro de 2018
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A farmácia em transformação

Nos dias 9 e 10 de setembro ocorreu o evento Abrafarma Future Trends. O  tema central foi o futuro da farmácia. Os temas convergiram na direção de como proporcionar um melhor atendimento à população. O evento contou com a presença de importantes autoridades relacionadas com o canal; especialistas internacionais e locais; presidentes e diretores de redes de drogarias.

Principais temas abordados e conclusões:

– A farmácia tem dois elementos críticos para contribuir, ainda mais, no atendimento da população: sua capilaridade e a presença do farmacêutico. Este profissional, devido a sua formação, deve e merece ser mais valorizado em suas atribuições.

– A palestra de Jim Danahy da Adhere RX – The Future of Pharmacy trouxe informações recentes sobre o canal no Canadá e como a farmácia pode contribuir com a sociedade por meio do  acompanhamento  da saúde das pessoas com doenças crônicascomo, por exemplo, hipertensão e diabetes. Esta contribuição é um acompanhamento do tratamento. As pessoas, por vezes, demoram para iniciar ou interrompem o tratamento com sérios danos para a saúde. O tema é crítico.

Jim Danahy citou um estudo da OMS  onde consta que 50{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} das pessoas, depois de seis meses, param de tomar medicamento. Ele foi categórico: as pessoas sofrem por não tomarem remédio; as pessoas morrem por não tomarem remédio para estas doenças crônicas (hipertensão e diabetes).

–  Um estudo especial do IBOPE Inteligência trouxe informações relevantes sobre o que o brasileiro pensa da farmácia. Entre os achados, consta que 20{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} da população sofre de doenças crônicas. E o índice de abandono de tratamento no Brasil também gira em torno de 50{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d}.

– A Abrafarma Future Trends também apresentou a FARMATECH – farmácia conceito com 39 tecnologias inovadoras. Dentro da FARMATECH, O CARE CENTER,  um espaço onde o profissional farmacêutico pode prestar serviços clínicos aos clientes da farmácia, com privacidade e conforto. As farmácias  drogarias estão autorizadas a possuir  este espaço diferenciado pela RDC nº 44/09 da ANVISA. O professor Cassyano Correr é o coordenador do projeto e consultor da Abrafarma.

– Há inovações, mas também aspectos que precisam ser revistos da perspectiva da legislação. Um exemplo é que apenas o médico pode colocar o endereço do paciente na receita para esta ter validade, o que torna lento o processo e pode vir a contribuir para o paciente desistir de m tratamento

Os temas abordados na ABRAFARMA FUTURE TRENDS definitivamente nos mostram o futuro da farmácia no Brasil, ou seja, prestando mais serviços para uma população carente. Junto com os temas, há várias iniciativas práticas da Abrafarma nesta direção.

farmácia varejo varejo farmacêutico

Olegario Araujo

Especialista em varejo com atuação junto aos setores de supermercados e drogarias. Pesquisador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP e Cofundador da Inteligência360, cujo propósito é contribuir para a transformação das pessoas e organizações tendo como base o conhecimento e indicadores enquanto elemento de integração transparente.

Formado em Administração de empresas pela PUC-SP, tem MBA em Gestão de Empresas pela FIA-USP com extensão em varejo pela Youngstown State University e mestrado pela FGV EAESP em mercadologia.

A trajetória profissional de Olegário sempre teve como foco a análise do contexto, ou seja, em que ambiente a empresa opera. O conhecimento sobre tendências, hábitos de consumo e compra, inteligência competitiva e de mercado e objetivos e indicadores-chave ganhou profundidade nas empresas de pesquisa Indicator (atual Gfk) e Nielsen. Esse conhecimento tornou-se mais rigoroso com o mestrado acadêmico com foco no desempenho das marcas com a utilização de modelo econométrico para uma melhor compreensão dos efeitos proporcionados pelos estímulos promocionais no ponto-de-venda.

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