Os dados estão se tornando cada vez mais um fator decisivo para o sucesso ou o fracasso dos negócios atualmente. Isso é especialmente verdadeiro no varejo, onde a concorrência é acirrada e, cada vez mais, grandes players exploram tecnologias e inovações em sua forma de atuar, com estratégias agressivas muitas vezes com foco em eliminar a concorrência, pura e simplesmente.
É por isso que o conceito de inteligência de varejo com base em dados vem crescendo. Todo varejista, não importa o porte ou a região em que atue, tem que elevar o patamar de sua gestão para incluir a prática do uso constante das informações para uma melhor base de decisão!
Sobre isso vamos lhe ajudar a refletir neste artigo.
Muitos tomadores de decisão no varejo subestimam o potencial do uso dos dados que já têm à sua disposição. Outros podem ver as oportunidades, mas não conseguem extrair a visão necessária para implementar inovações.
Ainda assim, os dados são a base de tudo o que as empresas fazem, incluindo todas as interações com seus clientes e fornecedores. Se esses dados são de alta qualidade, e se são processados de forma inteligente, eles podem ser muitíssimo úteis no processo de gestão.
E o mundo já sabe disso. A partir da implementação da gestão de dados estratégica vai se tornar possível otimizar operações, conhecer o mercado em profundidade, estruturar planos de ação eficazes, e muito mais. Em outras palavras, hoje a capacidade analítica e tática do varejo depende do quão inteligente é a sua gestão de dados.
Mais do que fazer uma gestão de dados — produzir/coletar, armazenar, ordenar e analisar —, é preciso usa-la com inteligência e de forma eficaz. Essa é uma exigência cada vez mais latente, justamente porque a maioria dos varejistas já passaram por vários estágios de uma transformação digital e agora devem assumir um próximo nível mais alto.
A Inteligência de Varejo refere-se às ferramentas e aos métodos analíticos usados para formar um melhor entendimento das informações coletadas, visando melhorar resultados. Essa disciplina se concentra na análise e na interação das informações, de forma que possa promover uma melhor tomada de decisão.
Trocando em miúdos, ao coletar e analisar dados para fins de inteligência, os varejistas se utilizam de uma variedade de fontes que incluem as métricas de desempenho de negócios, mineração de dados de consumidores e usuários e outras fontes descritivas.
Podemos dizer que a Inteligência de Varejo é um incremento da gestão de negócios, sendo mais orientada à análise das próprias informações. Para tal, os analistas e gestores trabalham com pelo menos cinco tipos de dados: descritivos, prescritivos, diagnósticos, decisivos e preditivos.
Hoje o conceito do uso de dados na gestão incorpora Inteligência Artificial e ferramentas de aprendizado de máquina, que permitem que as organizações analisem enormes quantidades de dados com muito mais rapidez, e encontrem correlações que passariam despercebidas se o fizessem manualmente. Além disso, o uso de tecnologia de ponta ajuda a agilizar a análise, organizando os dados de maneira otimizada e estabelecendo modelos mais claros para armazenamento e eliminação de grandes conjuntos.
Podemos ajudar! Aqui na in360, temos vasta experiência com a gestão de dados no varejo, e já apoiamos muitos clientes nos passos em direção a Inteligência de Varejo, através de inovação, soluções tecnológicas e principalmente método para trabalhar suas estratégias e atingir os resultados esperados.
Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Fale conosco!.
Que tal, a gestão de dados da sua empresa já pode ser considerada uma estratégia de Inteligência de Varejo? Deixe seu comentário!