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A importância da gestão baseada em dados no varejo

Torne mais efetiva a gestão da sua empresa, com foco em inteligência do varejo

Mais do que nunca, ser preciso na gestão da empresa se tornou fator fundamental para o sucesso nos negócios. Diferentemente de décadas passadas, hoje as decisões são tomadas cada vez mais com base em dados. É por isso que é importante falar da gestão baseada em dados.

O empresário que deseja otimizar recursos e ser assertivo nos investimentos precisa ter respaldo de informação. Com a evolução das técnicas de gestão e com a ascensão meteórica da tecnologia, fazer isso não é mais uma tarefa tão difícil.

Neste artigo você vai conhecer mais sobre o conceito de inteligência de varejo, gestão baseada em dados e os resultados que isso pode provocar na sua empresa.

O que é gestão baseada em dados no varejo?

A gestão baseada em dados no varejo é definida pelo método de gerenciamento empresarial norteado pela informação.

Basicamente, esse modelo de gestão propõe que as decisões tomadas pelo empreendedor sejam orientadas por levantamentos realizados antecipadamente, visando respaldar os rumos do negócio de forma precisa.

Toda empresa possui objetivos de expansão, seja em faturamento, produto ou abrangência de mercado. Para que esses objetivos sejam alcançáveis, o gestor se compromete em analisar projeções, estatísticas, números de desempenho e tendências  da sociedade e seus impactos no setor. Além disso, há também a necessidade de entender os desvios e lacunas, que são oportunidades de ajustar e todos atuarem na mesma direção na direção certa, aumentando a eficácia (fazer a coisa certa) e eficiência (do jeito certo).

Isso tudo compõe o processo de gestão baseada em dados, e no varejo essa é uma conduta imprescindível. As transformações desse mercado exigem uma postura cada vez melhor direcionada. Caso contrário, a sustentabilidade do negócio pode ser comprometida.

Como atua o gestor direcionado em inteligência no varejo?

O gestor que se preocupa com a assertividade das suas decisões, e inspira os movimentos do seu negócio na inteligência de mercado, se compromete antes de tudo a ser um profissional com visão analítica.

Ter habilidade de análise é fundamental, afinal, dados sem compreensão são apenas números sem sentido. O que transforma um dado em um indicador é a possibilidade de interpretá-lo e prever as soluções necessárias.

Uma outra característica importante do gestor baseado em dados é a propensão à definição clara dos objetivos do seu negócio (situação atual e desejada), especialmente com a especificação dos indicadores de performance que demonstram o sucesso da sua estratégia. Com esta abordagem é possível ir tomando as decisões de dia-a-dia com um olho nos indicadores mais importantes, como por exemplo:

  • Custo da Mercadoria Vendida – CMV e margem bruta
  • taxa de conversão de potenciais clientes;
  • potencial do mercado
  • taxa de NPS;
  • market share;
  • custo por aquisição de cliente;
  • desempenho da concorrência
  • projeções econômicas sobre consumo, inadimplência e inflação;
  • entre outros.

Qual a importância da gestão baseada em dados?

A maior importância da gestão baseada em dados é o fato de que, com previsibilidade, o empresário do varejo terá melhores condições na condução do seu negócio. Por mais que empreender seja uma verdadeira aventura embasada em experiências e ‘insights’, elaborar cenários é fundamental.

Nenhum empreendedor inicia um projeto desejando o seu fim, é por isso que tomar decisões confiáveis, mensuráveis e bem esclarecidas, é uma forma de garantir mais do que a manutenção, mas o desenvolvimento e continuidade da empresa.

A cultura de gestão baseada em dados ainda garante que os resultados sejam escaláveis. Imagine só, poder ampliar seu faturamento em um determinado período diminuindo os custos que a sua empresa possui. Isso significa mais lucro, mais oportunidade de investimento, mais relevância para o seu empreendimento.

Isso é possível estando ciente dos números que são gerados nas operações da sua empresa. Basta ter o compromisso com a coleta desses dados, análise dos números com foco na estratégia, disciplina para fazer intervenções necessárias, e acima de tudo: persistência na construção de uma empresa lucrativa e consolidada.

Como implementar uma gestão baseada em dados na minha empresa?

Se você está convencido da importância da gestão baseada em dados no varejo, veja abaixo um passo-a-passo de como implementar essa estratégia na sua empresa.

Defina a estratégia da sua empresa

Elenque os objetivos do negócio, estude sua concorrência, defina sua persona, qualifique seus produtos ou serviços, defina os indicadores de performance e defina metas a curto, médio e longo prazo.

Colete os dados e conheça seu potencial e restrições

Com os indicadores da sua empresa definidos, é hora de coletar periodicamente os números. Isso inclui pesquisas de satisfação e levantamentos automatizados por meio de plataformas de inteligência.

Gerencie os dados de forma inteligente

O armazenamento e a limpeza dos dados é fundamental para que o seu gerenciamento seja feito de forma precisa, organizada e compreensível. A confiança nos dados é essencial.

Analise os números com foco na estratégia

Considerando a sua estratégia, estude os números coletados e compare período a período para avaliar a evolução das suas metas.

Intervenha no que for preciso

Os números não estão satisfazendo os objetivos da sua gestão? É hora de intervir. Trace os caminhos para solucionar as pendências identificadas e passe a monitorá-las com mais afinco. Pratique o exercício dos 5 porquês.

Como visto no decorrer deste conteúdo, gestão baseada em dados no varejo é uma conduta essencial para que as empresas sejam cada vez mais lucrativas e bem direcionadas.

Se estiver pronto para implementar a prática da gestão com inteligência de informação em seu negócio varejista, clique aqui para conhecer um pouco mais sobre as soluções que a in360 pode agregar ao seu negócio.

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