O sucesso do varejo passa por atingir objetivos que têm como centro a experiência do consumidor. Atrair o cliente para a sua loja, fazer com que ele se sinta satisfeito pela compra, e por fim, fidelizá-lo como um comprador assíduo neste estabelecimento. A comunicação é um fator preponderante nestes processos, e para que eles sejam bem executados, é preciso refletir: como comunicar melhor e vender mais?
Este foi o tema do webinar realizado pelo portal Inteligência 360. A partir do conteúdo disponibilizado no livro A Loja Perfeita, de Regina Blessa, foram debatidas estratégias para otimizar a estruturação de lojas e a comunicação visual no varejo a partir dos hábitos e do comportamento de compra do shopper.
Além de Regina, a conversa também contou com as participações de Danielle Motta, Co-fundadora da JPB Experts, Alex Terra, Co-Fundador e CPO da Pricefy, e teve a moderação de Olegário Araújo, Co-fundador da Inteligência360.
Selecionamos, neste artigo, os assuntos mais importantes abordados no webinar, e dicas valiosas que podem fazer a diferença na gestão de uma loja. A partir destas informações é possível compreender a aplicação dos conceitos na prática e entender como proporcionar a melhor experiência de compra para o consumidor!
Para comunicar melhor e vender mais produtos, a loja precisa, antes de tudo, atrair a atenção do cliente. O shopper que caminha por uma rua ou centro comercial, com ou sem a intenção de comprar, precisa ao menos olhar para a loja física e saber do que se trata. Portanto, é importantíssimo que o estabelecimento se identifique e deixe claro qual tipo de produto ou serviço tem a oferecer.
No webinar, Regina Blessa definiu um processo que chamou de jornada de compras. Este processo se inicia com a atração das pessoas que tem, como primeiro ponto, justamente a percepção do que é vendido na loja. Depois disso, alguns detalhes que podem passar despercebidos são extremamente importantes!
Regina destacou, por exemplo, as vagas de estacionamento. Para a autora de A Loja Perfeita, um dos primeiros itens na lista de considerações que um cliente faz antes de decidir entrar ou não em uma loja é se ela vai conseguir estacionar o seu carro. Isso tem a ver com a experiência de compra e proporcionar conforto logo no início do processo é crucial.
O consumidor segue sua jornada de compra e outros detalhes foram destacados no webinar como cruciais para se comunicar melhor e vender mais em uma loja. Proporcionar ao shopper um ambiente de compra fácil, rápido e confortável é um elemento obrigatório para se ter uma experiência bem-sucedida. Facilidade na locomoção e corredores bem organizados são pontos indispensáveis.
Além dos atributos físicos de uma loja, sua presença virtual também ajuda na percepção e identificação do que ela tem para oferecer. A Pricefy conta com uma solução completa de marketing digital para lojas e garante a geração de imagens e publicação nas principais redes sociais com o objetivo de atrair mais clientes. Saiba mais aqui!
Então você já conseguiu atrair a atenção do cliente e fazer com que ele entre em sua loja. Agora é o momento de proporcionar um bom ambiente de compra e seguir oferecendo uma boa jornada de consumo. Portanto, organizar bem o layout da loja, com atenção aos detalhes em todos os corredores e prateleiras precisam ser uma prioridade.
O webinar trouxe algumas ideias e exemplos práticos que ajudam a entender o que seria um layout ideal no varejo. Distribuir inúmeras placas, por exemplo, pode ser desnecessário caso o layout já deixe claro as categorias dos produtos de determinado corredor!
Mas, quais elementos compõem um bom cenário? Regina destacou a importância de se apostar em um bom merchandising e deixar claro as categorias dos itens. Para ela, esse conjunto de estratégias possibilita uma jornada de compra mais prazerosa, o que influencia na percepção sobre a marca.
Vivemos uma era em que as pessoas buscam experiências de compra mais práticas e ágeis, sobretudo pela influência das ferramentas digitais. A partir dessa tendência, com objetivo de comunicar melhor e vender mais, os varejistas se veem na necessidade de fazer gestão de marca com foco nos hábitos de compra dos consumidores.
Agora o varejista conseguiu aplicar um bom layout para a sua loja, mas ainda existe outro importante desafio no caminho: a comunicação dos preços. Esta etapa gera algumas armadilhas para qualquer gestor e exige muito cuidado com os detalhes. Podemos destacar dois objetivos principais: evitar que o shopper não encontre o preço de determinado produto, ou se depare com divergências de preço entre as gôndolas e o caixa!
Para comunicar melhor e vender mais é necessário encontrar um equilíbrio visual, tanto na construção de cartazes e etiquetas, quanto na quantidade desses itens. O cartazeamento é uma etapa que não tem como objetivo chamar atenção, apenas. Portanto, apenas distribuir uma grande quantidade de cartazes na fachada da loja ou um corredor, sem mais critérios, não é efetivo para aumentar as vendas.
Além disso, os participantes do webinar reforçaram a importância de se investir na qualidade dos cartazes. Para manter o padrão de qualidade na jornada de compra é imprescindível proporcionar uma boa visualização das informações sobre produtos e ofertas. Neste sentido, a Regina Blessa falou das vantagens de se apostar em cartazes grandes e cores mais chamativas.
Também deve ser prioridade otimizar as etiquetas de preço. Elas precisam estar no tamanho certo para proporcionar uma boa visualização para os shoppers. É preciso lembrar, por exemplo, que o cliente pode ser idoso ou uma pessoa com mais dificuldades para enxergar, portanto, etiquetas muito pequenas podem significar grandes problemas.
Precificação, cartazeamento e comunicação visual de lojas são especialidades da Pricefy, que trabalha com soluções tecnológicas de ponta! Seja para impressão de etiquetas, criação de cartazes ou precificação inteligente, nós temos as ferramentas certas para reduzir os erros humanos, automatizar processos e otimizar toda a gestão do varejo!
Além dos conceitos sobre percepção e identificação da loja física e as estratégias para oferecer uma boa experiência de compras, o webinar também tratou de tendências para o varejo. Daniele Motta, por exemplo, falou da importância de aliar a digitalização e a humanização para que a jornada do consumidor na loja seja mais prazerosa.
E falando em transformação digital, Alex Terra, da Pricefy, também alertou sobre como as ferramentas tecnológicas ajudam a potencializar não só o contato com o cliente, como a gestão interna do varejo.
Se você quer se aprofundar ainda mais nestas dicas, assista o webinar completo! Foram extraídos conhecimentos muito valiosos que vão te ajudar a comunicar melhor e vender mais em sua loja!
Artigo desenvolvido por Equipe Pricefy.