Inteligência de mercado, no varejo ou em qualquer outro segmento, é, basicamente, entender os movimentos da concorrência e o estado do negócio. O profissional que atua nela, contudo, costuma ser menos compreendido na complexidade de suas atribuições.
Neste artigo, além de entender o que é inteligência de mercado em detalhes, você vai saber exatamente o que faz o especialista nesta área.
Confira!
Tradicionalmente, eram realizadas análises internas para tomar decisões inteligentes de negócios. Análises externas — no mercado da empresa, clientes, concorrentes e assim por diante — costumavam ser ignoradas.
Mas as circunstâncias mudaram. Os dados de inteligência de mercado são fundamentais no atual ambiente varejista. Eles representam uma enorme oportunidade para as empresas do ramo.
A inteligência de mercado está relacionada ao ecossistema empresarial, isso inclui práticas e ferramentas para coletar e analisar informações e transformá-las em insights úteis.
A primeira vez que se pensou academicamente nesses termos foi em 1958, quando Hans Peter Luhn, o pesquisador-pai dessa área do conhecimento, publicou o artigo “A Business Intelligence System”. Em síntese, suas proposição eram:
As grandes redes varejistas têm uma estratégia bem formatada e executada de inteligência de mercado, é esse seu grande trunfo.
Ao coletar, analisar e atuar sobre a inteligência de mercado, os grandes players do varejo conseguem formatar produtos e serviços com maior impacto. Também chegam à excelência da gestão, aproveitando a tecnologia abundante e de fácil implementação disponível hoje.
Não significa que empreendimentos médios e pequenos não possam agir assim.
Negócios varejistas ambiciosos são sempre sendo desafiados a conhecer as reais necessidades dos consumidores, monitorar os passos dos concorrentes e se antecipar às tendências. Isso não se consegue de maneira intuitiva, é preciso estratégia, é preciso inteligência de mercado.
E quando falamos em inteligência, precisamos tirar esse termo do campo da virtualidade. Não existe negócio inteligente sem profissionais dedicados à inteligência de mercado.
Os analistas de inteligência de mercado têm, geralmente, formação em marketing e gestão estratégica. Cada vez mais, equipes que atuam nesse tipo de estratégia são multidisciplinares; agregam profissionais de TI, engenheiros, estatísticos, analistas de dados etc.
Que atividades um especialista em inteligência de mercado desempenha?
Na prática, um profissional de varejo dedicado à inteligência de mercado pode ter muitas atribuições. Aqui estão as mais frequentes:
Uma rápida pesquisa com o termo “inteligência de mercado” no portal Catho Profissões, desenvolvido pela maior agência de empregos do país, nos mostra alguns padrões. Ali vemos que a carreira do profissional especializado nessa área no Brasil vai desde o estágio até a gerência.
Um assistente, por exemplo, coleta, consolida e analisa informações. Já um gerente, estrutura e administra uma equipe cujas atividades envolvem análise de dados sobre concorrência, consumidores, tendências e cenários; reporta-se ao corpo diretivo do negócio.
Também existem consultores que, entre outras atividades, levantam e analisam informações mercadológicas para propor planos de ação aos departamentos de marketing ou diretamente a executivos da direção.
Dentro disso, não é mais possível deixar de pensar em inteligência de varejo. Ao contar com um time interno dedicado a essa área, ou contratar consultores e agências especializadas, os varejistas tornam seus negócios mais orientados a dados. Eles conseguem abastecer marketing, comercial e outros departamentos de informações úteis para decisões de fato inteligentes.
Os profissionais de inteligência de mercado também são impulsionadores da inovação corporativa. São eles que vão, literalmente, “pensar fora da caixa”, uma vez que seu olhar vai além das quatro paredes do escritório. Eles estão em constante contato com a realidade do mercado, observam competidores e, sobretudo, dimensionam o comportamento atual e futuro dos consumidores.
Aqui na IN360, nosso foco é fornecer inteligência de mercado ao varejo. Nosso time é especializado no uso da informação para gerar conhecimento estruturado, contínuo e aplicável para gerar mais valor. Em suma, ajudamos nossos clientes varejistas a ter mais inteligência mercadológica e potencializar resultados.
Nós te ajudamos a entender por que a inteligência de mercado é importante no varejo? Você conseguiu visualizar o que faz um profissional dessa área? Confira agora os nossos serviços e faça contato conosco; será um prazer atendê-lo!