Uma empresa, independentemente de seu setor, é gerida a partir de uma base de informações. Esta base consiste de dados internos e externos, próprios ou de outros, antigos e novos – e isso é ainda mais crítico no setor de varejo, que precisa trabalhar com informações sobre uma gama enorme de componentes, como os clientes, produtos, público-alvo, colaboradores, fornecedores, parceiros, etc.
As decisões de ações de negócios, sejam elas comerciais – como criação de ofertas, promoções de soluções ou definição novos pontos de venda – ou de qualquer outro departamento da empresa, depende fundamentalmente de análises de dados. Por conta disto, é importantíssimo que exista uma constante priorização para a gestão dos dados dentro da organização, para que estas possam estar disponíveis de maneira adequada e ser usadas da melhor forma para trazer o resultado de negócios que se espera.
Qual a importância de fazer análise de dados em empresas de varejo?
O principal motivo para se fazer uma gestão baseada em análise de dados é manter, ou aumentar, a competitividade. Trabalhar considerando quais são as expectativas e demandas do seu público-alvo e fazer entregas mais alinhadas a essas demandas é fator chave de sucesso para o varejo do século 21. Em última instância, o objetivo deve ser que essas análises gerem insights.
Considerando isto fica claro que são necessárias técnicas e ferramentas que possibilitem soluções de gestão orientada a dados efetivas. São os recursos – materiais ou humanos – que vão possibilitar que se extraia o melhor desta abordagem de gestão.
Neste contexto, qual a importância e os benefícios da gestão baseada em dados? Confira algumas vantagens:
Quando se trata de empresa varejista, conhecer seu exterior permite conhecer melhor seu interior. Parece estranho, mas é a verdade.
Pense no seguinte: caso não conheça os seus concorrentes, oportunidades do mercado, chances de negócio e possíveis colaboradores, como poderá orientar as ações internas para se destacar?
A análise de dados permite insights com base nas informações de mercado e outras internas. Na medida em que você começar a ter maior conhecimento sobre os aspectos que influenciam sua operação de varejo, será capaz de direcionar melhor suas decisões e otimizar sua operação
Como saber o que o cliente precisa ou o que ele pensa em relação aos seus serviços ou produtos se você não tem pistas?
Com a captação e análise de dados, sejam digitais ou físicos, é possível compreender informações extremamente úteis para dar os próximos passos dentro da empresa.
A gestão de dados permite que você saiba quais são os pontos a serem melhorados dentro da organização, assim como ampliar os resultados existentes.
Quando você começa a gerir seu negócio de acordo com as diversas informações coletadas do mundo externo e dos seus clientes, por exemplo, começará também a perceber as mudanças positivas.
Você já se questionou sobre a necessidade de ter as informações mais organizadas para poder tomar decisões? Ou teve situações em que faltava algum dado essencial para se definir algum ponto emergencial do seu negócio?
Esse e outros problemas podem ser solucionadas com uma boa gestão de dados. Confira alguns sinais de que sua empresa precisa deste tipo de solução:
Se faltam informações confiáveis ou ocorre uma quantidade acima do aceitável de erros humanos para captar dados, compreendê-los e até mesmo mantê-los em sigilo, significa que é necessário se atentar e procurar técnicas e ferramentas de gestão de dados eficientes.
A falta de integração entre setores é outro problema que coloca em perigo as decisões das empresas. Em situações assim, os departamentos incorrem em mais erros e geram mais retrabalho, o que acaba por criar dificuldades à operação e aos resultados globais do negócio.
Além disso, a falta de práticas de gestão de dados implicam na dependência maior do empenho e da criatividade dos colaboradores para transmitir o que é necessário entre si e para os gestores. Falhas podem acontecer, e dados essenciais podem se perder.
Empresas que não protegem seus dados corretamente podem sofrer constantes violações, colocando em xeque sua credibilidade, segurança de informações confidenciais e principalmente dados pessoais de clientes, colaboradores e até mesmo fornecedores!
Contar com a gestão de dados, além de ser extremamente seguro, mantém os dados armazenados corretamente.
Agora que você já sabe a importância da gestão de dados e entendeu os principais indicadores de que sua companhia precisa dela, é importante entender como colocá-la em prática.
Escolha uma ou mais pessoas responsáveis pela implantação da nova gestão de dados. Lembre-se: elas precisam ser organizadas, confiáveis e competentes, com a possibilidade de mantê-lo informado a todo tempo.
Quais dados você tem e há quanto tempo? Existe a presença de algum tipo de gerenciamento? Essas e outras informações são fundamentais para saber a situação da sua gestão de informações e, assim, poder procurar as melhorias.
Nada melhor do que escolher as pessoas certas e compreender o que você precisa. Com essas informações, você poderá criar uma estratégia para gerir seus dados.
Mantenha os setores interligados, saiba quais dados precisam ser captados, como serão armazenados e, principalmente, em que poderão ajudá-lo, para poder usá-los da melhor forma e não deixar nada faltando.
Afinal, há técnicas e táticas que ajudam bastante na construção de uma base para análise. Por exemplo, para captar os dados do cliente de um modo não invasivo, as lojas físicas oferecem wi-fi gratuito, e para navegar o indivíduo preenche um formulário com seus dados ou faz login através de alguma rede social de preferência. Com isso, os potenciais cliente passam informações valiosas para serem analisadas pelos gestores.
Em última instância, o objetivo é transformar dados em um ativo estratégico.
Não tratar as informações de forma estruturada e profissional pode levá-lo a lugar nenhum. Porém, uma boa base e uma gestão adequada têm o poder de mudar o rumo da empresa. Por isso, a análise de dados, aliada a boas práticas e boas ferramentas são indispensáveis. O peso disto na qualidade da tomada de decisão para a empresa tem relação direta com o sucesso!
Você já parou para pensar que se começar a fazer uma gestão de dados no seu empreendimento e usá-los na prática, você pode transformar seus negócios? Entenda mais sobre essa transformação neste infográfico.
Gostou dos pontos que trouxemos neste artigo? Tem algum ponto que acha que faltou? Contribua com seus comentários abaixo.In360 usa expertise e métodos para melhorar resultados em toda a cadeia do varejo, possibilitando, além de outras soluções, uma gestão baseada em dados.
Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Entre em contato e comece a mudar o futuro da sua empresa.