Para compreender quais são as tendências de varejo, entender o comportamento do consumidor é algo que sempre foi necessário para as empresas. Atualmente, por conta das mudanças surgidas a partir da pandemia da Covid-19, isso se tornou ainda mais necessário e evidente.
O mundo todo está passando por um cenário de transformação. A pandemia trouxe novas realidades, novas necessidades de consumo e formas de relacionamento.
Todos esses aspectos devem ser observados por quem empreende no comércio varejista, tendo em vista que é necessário compreender o comportamento do público.
Somente assim, sabendo das necessidades das pessoas, é que se pode conquistar mais resultados em vendas e combater a crise.
Entre as tendências de varejo, as parcerias com as indústrias se destacam como protagonistas no momento atual.
Já existem diversos exemplos positivos de colaborações entre indústrias e varejo, que atuam em ações conjuntas para desenvolver produtos próprios para determinada loja.
Um supermercado, por exemplo, pode fazer uma parceria com uma fábrica de alimentos para ter produtos de marca própria para oferecer aos seus clientes.
Tais itens podem ser personalizados para que atendam as necessidades que os clientes desse estabelecimento têm. Isso é bem interessante para conquistar mais resultados para esse negócio, inclusive no que se refere ao preço.
Quando acontece a parceria entre indústria e varejo, é possível que ambas as empresas compartilhem dados, observem gargalos de compra, estruturem planos de negócios etc. Desta forma as partes saem ganhando quando isso acontece, inclusive os consumidores. Afinal, os clientes encontrarão facilmente produtos que atendam às suas necessidades.
É importante, no entanto, atentar para que esse compartilhamento de dados, em nenhum momento, vá contra o que prega a nova Lei Geral de Dados (LGPD).
O comportamento do consumidor segue quase sempre a mesma jornada. As pessoas sentem o desejo de ter algo, buscam informações sobre o produto ou serviço e fazem a compra.
Em meio a esse processo muita coisa pode acontecer, como impactos por anúncios publicitários, opiniões de outras pessoas etc.
Isso tudo molda o comportamento do consumidor, que pode ser mais facilmente estudado quando há parceria entre a indústria e o varejo.
As lojas, por exemplo, são a ponta final da jornada do cliente. É lá que ele compra os produtos que necessita e os vendedores podem coletar informações valiosas, sobre o que as pessoas pensam acerca da qualidade dos produtos, por exemplo.
Com esses dados em mãos, as lojas podem compartilhar essas informações com a indústria que fabrica os produtos que ela vende. Logo, o fabricante poderá saber o que pode melhorar em seus itens, para atender a necessidade dos consumidores.
Em tempos de crise, como a causada pela pandemia do novo coronavírus, isso é essencial para não apenas conquistar novos clientes, mas também reter quem já compra de você.
Tecnologias de big data, por exemplo, podem e devem ser usadas na parceria entre indústria e varejo, para que se possa compreender melhor o comportamento do consumidor.
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