Não é novidade para ninguém que a pandemia da Covid-19 trouxe muitas incertezas para os empresários, incluindo no comércio varejista. Agir rápido e com inovação passou a ser cada vez mais necessário, para contornar a situação e manter os clientes durante a crise sanitária causada pelo coronavirus.
O avanço e recuo do novo coronavirus têm acontecido de forma sistemática nos últimos meses, dificultando a manutenção de estratégias mais perenes. Enquanto umas regiões vivem um período mais tranquilo, outras entram em colapso e a maior parte das lojas precisa fechar novamente, por exemplo.
Dentro desse cenário, você deve se perguntar: como repensar a experiência do cliente durante a pandemia? Falaremos um pouco sobre isso a seguir.
A pandemia trouxe novas necessidades para as pessoas, que mudaram os seus hábitos de consumo por conta disso. Com a necessidade de praticar o distanciamento social e evitar aglomerações, muitos preferem fazer compras online e receber os produtos por delivery, em vez de ir até à loja, por exemplo.
Além disso, para os locais que estão funcionando em seus espaços físicos, é preciso fazer adaptações. Os clientes estão exigentes no que se refere ao distanciamento que deve ser tido entre um consumidor e outro, por exemplo, e isto pode se refletir negativa ou positivamente em filas para pagamento, por exemplo.
Também é necessário que sejam disponibilizadas formas de higienização na entrada e na saída das lojas, portanto implementando álcool em gel 70{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} para os consumidores – seja com um simples frasco em balcão, ou com um dispositivo automatizado para evitar o toque, eventualmente complementado com tapetes sanitizantes na entrada dos ambientes para uma maior sensação de segurança.
É claro que existem protocolos e que essas regras podem ser mais ou menos rígidas, dependendo da região. No entanto, vale a pena manter tudo sempre com muita rigidez, para que os clientes se sintam mais tranquilos ao comprar em sua loja, mesmo nesse momento de incertezas.
A inovação, sem dúvida, é uma peça-chave para melhorar a experiência do cliente na pandemia. É preciso buscar novas soluções para resolver os problemas que a crise sanitária nos trouxe.
Vamos para um exemplo prático! Imagine que você tem uma loja de artigos para presentes e os clientes não estão comprando por delivery, alegando que gostariam de ver melhor os produtos antes de adquirir.
Como aplicar a inovação em uma situação como essa? Talvez, uma boa ideia seja usar os seus canais nas redes sociais para fazer lives e apresentar os produtos, trazendo todos os detalhes. Também peça aos seguidores que enviem dúvidas, para que você possa esclarecer.
Lembre-se sempre que a inovação é necessária, tendo em vista que cada vez mais fica provado que o varejo é líquido. Ou seja, o comércio varejista precisa se adaptar rápida e eficazmente aos mais diversos cenários.
A pandemia da Covid-19 apenas comprova uma nova realidade, que hoje fazemos parte de um mundo altamente volátil. Hoje a sua loja pode estar aberta e receber clientes, compatível com todos os protocolos. Amanhã, no entanto, a situação pode piorar na sua região e os protocolos podem mudar, ou pode ser decretado um lockdown.
Não temos controle nesse tipo de situação! Por isso, estar sempre um passo à frente e usar dados para pensar de forma inovadora é algo que se torna cada vez mais necessário para quem empreende na área varejista.
A inovação está presente na missão da In360, que é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda cadeia de valor. Para saber mais, entre em contato!