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Publicado por admin em 4 de janeiro de 2022
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Competitividade no varejo: como se destacar mais?

À medida que a concorrência se torna ainda mais acirrada, definir o que você representa é mais importante do que nunca.

O segmento de varejo vem se tornando cada vez mais competitivo, e apresentar um diferencial é cada vez mais importante para as empresas deste setor. Por isso buscar maneiras de se destacar no mercado deve ser parte contínua da estratégia, daí a importância de se encontrar uma solução diferenciada para uma necessidade real que seus consumidores tenham que lidar.

Muitas vezes o potencial de uma solução está nas próprias características de suas lojas, seja em localização, qualidade de atendimento ou variedade de sortimento. O importante é buscar identificar as características que possam ser usadas como diferencial positivo e a partir desta descoberta explorar o potencial de mercado para atrair clientes e obter resultados em sua empresa.

Ficou interessado em saber mais sobre como buscar estes diferenciais e se destacar no mercado varejista? Vamos listar alguns pontos para ajudar você nesta avaliação, acompanhe!

Fique atento às mudanças no segmento do varejo

Encontrar a melhor maneira de solucionar um problema é mais difícil do que você pode imaginar. Nos últimos anos, tem sido bastante comum que as grandes marcas deixem seus modelos mais caros no mercado, enquanto os modelos mais baratos são destinados às lojas de varejo. Isso significa que o tamanho do lucro das lojas de varejo é limitado.

Por isso, cada vez mais empresários do varejo devem atentar-se às tendências que estão prevalecendo entre os consumidores atuais. Se você percebe que não é fácil pensar em uma boa ideia, tente perguntar a si mesmo sobre algo que te incomoda e, em seguida, pergunte-se como transformar isso em uma oportunidade de negócio.

Mas atenção: tentar se destacar de muitas frentes de negócio provavelmente resultará em passar despercebido pelo cliente, além de criar dores de cabeça para ter estratégias que criem e/ou satisfaçam as necessidades dos consumidores por estar atuando em várias direções.

Um excelente exemplo é o período de pandemia da Covid-19, no qual as vendas no varejo tiveram um incremento relevante. Podemos associar essa tendência à priorização do cliente com segurança e conveniência. Principalmente mercados locais e varejo online obtiveram crescimento nesse período.

Os varejistas que incorporaram seus diferenciais em todo o negócio – por meio de uma visão bem definida e declarações de missão, estratégias, objetivos pessoais e assim por diante – tiveram a maiores chances de dar vida a essas diferenças. Isso nos leva a entender como o posicionamento da empresa é muito importante para se destacar no varejo.

A diferenciação bem-sucedida no varejo focada no cliente

Você deve estar se questionando como garantir que encontrou o insight correto que trará o diferencial competitivo. Destacamos algumas maneiras de fazer isso.

  1. Planeje: determine o seu diferencial competitivo:
  • Quem são seus clientes reais e potenciais?
  • O que eles pensam e como fazem compras?
  • Quais características da experiência de compra são mais importantes para eles? O que vai ou não vai ser realmente importante?
  • Com quais recursos da experiência do cliente você deseja que o cliente experimente e o que será necessário para fazer isso?
  • Qual é o tamanho potencial do retorno sobre este investimento?
  1. Teste: avalie se sua proposta está trazendo os resultados desejados
  • Aplique as suas estratégias em seu varejo e avalie o resultado comparando com os resultados de momentos anteriores.
  • Refine e adapte sua abordagem com base nos resultados.
  1. Implemente: execute estratégias em marketing, merchandising e operações
  • Formalize sua estratégia com declarações claras do topo da organização, com adesão e liderança de todas as divisões.
  • Estabeleça metas comuns com foco no cliente para colocar todas as equipes na mesma página.
  • Aproveite as percepções e análises do cliente para encontrar as escolhas certas de produtos, lay-out, preços, promoções e experiência na loja para se adequar à sua estratégia.
  • Use análises para medição contínua e correção de estratégias quando as coisas não estiverem trazendo o resultado esperado.

Ou seja, planejamento, teste e implementação são os requisitos básicos para se destacar no varejo e manter-se competitivo neste segmento. Por isso, buscar um diferencial perante o consumidor é essencial, afinal cada vez mais o cliente é o foco e o requisito básico de boas estratégias para o mercado varejista.

Gostou das dicas para continuar destacando seu negócio? Continue acompanhando para saber mais!

A In360 é uma agência de inteligência de varejo que prioriza o uso da informação na promoção de resultados efetivos. Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Entre em contato e descubra mais!

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