Onde investir tempo e recursos para aumentar a competitividade e usar inteligência de varejo para que a empresa cresça de forma sustentável? Criar um bom plano de marketing e divulgar essas informações internamente são uma excelente ação para dar o primeiro passo para alcançar esse objetivo.
É importante a ênfase na palavra divulgar. O planejamento varejista não pode ficar apenas na mente dos gestores, e deve ser comunicado a todos os colaboradores, de forma clara e efetiva, garantindo assim que todos estejam alinhados com os interesses da empresa.
Mas não basta ter iniciativa. É fundamental ter “acabativa”. É fundamental implementar ações para reter os clientes atuais, aumentar o tíquete médio e atrair mais clientes, diferenciar seu negócio e se posicionar de forma vantajosa comparado aos concorrentes.
Mas como chegar lá? Acompanhe o conteúdo, a seguir, e descubra o que é necessário para ter um plano de marketing de sucesso em seu varejo.
O plano de marketing é um processo estratégico que formaliza objetivos, metas e atividades, de forma a poder ser utilizado por todas as áreas da empresa, com o intuito de nivelar o conhecimento dos direcionamentos do negócio e das metas a serem alcançadas em um determinado período.
Marketing é a ciência que estrutura a comunicação e os relacionamentos, digitais e/ou físicos, com o público consumidor, fornecedores e colaboradores, identificando e atuando sobre oportunidades de crescimento.
O plano de marketing deve conter informações que auxiliem na tomada de decisão em curto, médio e longo prazo; tornem os planos estratégicos mais sustentáveis; antecipem ameaças; otimizem investimentos e melhore a comunicação interna.
Essa ferramenta de inteligência de varejo deve ser colocada em prática, sendo consultada sempre que necessário, por todos os níveis hierárquicos da empresa.
5 Dicas para elaborar um plano de marketing de sucesso
Um plano de marketing bem estruturado, guiado pela análise de dados, é fundamental para estruturar a inteligência de varejo. Veja, a seguir, o que não pode faltar no plano de marketing varejista:
1- Propósito e Valores: o varejo está cada vez mais humanizado. Cuide para que os valores, que sustentam o seu negócio, sejam traduzidos em um propósito que impacte o mundo positivamente. É importante que todos os colaboradores estejam alinhados com esses valores e propósitos. Ou seja, para iniciar o plano de marketing, o primeiro passo é conhecer, em profundidade, o próprio negócio. Utilize ferramentas como: análise SWOT e CANVAS para negócios.
2- Definição do Público-alvo: para otimizar os investimentos em marketing, é essencial conhecer o público consumidor. Realize pesquisas de satisfação; faça um estudo do mapa de calor na loja física, com as áreas mais acessadas pelos clientes; identifique as marcas e produtos mais procurados. Essas informações são importantes para criar promoções assertivas, por exemplo. O público-alvo é caracterizado pelo principal grupo de consumidores, para quem o negócio varejista deve direcionar as ações de marketing.
3- Sazonalidades de Venda: atenção ao estoque, a partir do estudo de datas comemorativas que geram consumos específicos. Crie um calendário com ações de marketing que estimulem as compras, além de lidar estrategicamente com produtos que são pouco demandados e estão estocados.
4- Posicionamento Claro: é necessário conhecer o cenário externo ao negócio para planejar a inteligência de varejo. Utilize ferramentas como as “5 Forças de Porter” para dominar o contexto em que a empresa está inserida. Planeje como a marca varejista deve ser lembrada (satisfação com atendimento; degustação de produtos; formas diferenciadas de pagamento, como o uso do PIX) por seus consumidores, com foco em oferecer uma experiência de compra de excelência.
5- Métricas e Metas: defina objetivos mensuráveis a serem alcançados e consequentemente estabeleça as métricas a serem observadas. As métricas (ou KPIs – indicadores de performance) são uma forma eficiente para analisar o bom desempenho das metas estabelecidas e devem ser acompanhadas de perto, com frequência.
Um plano de marketing bem elaborado e executado com abordagem correta, não é apenas uma vantagem competitiva, mas um item de sobrevivência de qualquer varejo, e deve ser tratado como tal pelos gestores e por todos os colaboradores.
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