Varejistas sempre precisam se manter atentos às oportunidades de melhorarem sua margem de lucro, a fim de aumentar os rendimentos e competitividade frente ao mercado. Neste cenário, entre as alternativas possíveis, a que mais costuma agradar é a redução de custos.
No entanto, o processo de enxugar a quantidade de recurso despendido nas mais diferentes áreas da empresa precisa de diretrizes estratégicas, uma vez que pesar a mão de maneira impensada pode trazer prejuízos ao invés de ganhos.
Para tanto, no post de hoje trazemos algumas dicas para diminuir as contas no final do mês sem abrir mão dos níveis de atendimento.
A redução de custos pode acontecer por muitas frentes como, por exemplo, diminuir perdas, otimizar os processos internos, implantar utilização responsável de materiais.
Assim, é importante que o profissional de varejo trace um planejamento que organize todas as iniciativas em ações e em tempo, a partir de um cronograma que contemple todos os esforços relacionados.
Entre esses esforços estão a necessidade de levantamento da situação atual (quanto é gasto em cada uma das áreas), priorizar as mais urgentes, traçar meta de gasto a ser atingida e procurar soluções gerenciais e/ou tecnológicas que possibilitem alcançar este objetivo.
Abaixo estão algumas ideias de redução de custos que podem beneficiar o negócio.
Realidade do varejo, as perdas podem ser diminuídas a partir de soluções criativas como o cadeado eletrônico, antenas MDG (Metal Detector Gateway) e o monitoramento de todos os corredores.
Assim, ainda que haja a necessidade de investimento, o benefício se mostrará no longo prazo.
Contar com sistemas de gestão eficientes e integrados, o chamado omnichannel, traz benefício à experiência do consumidor, à produtividade e engajamento do funcionário.
No fim, o valor entregue é o mesmo: a valorização do tempo, seja do cliente ou colaborador. Ambos se sentem amparados e motivados a consumir ou produzir mais.
Fortemente impactado pelo item anterior, a gestão eficiente do estoque passa pela análise de dados, para otimizar compras e atender melhor o consumidor.
É possível, ainda, otimizar o giro das mercadorias a partir de iniciativas como renegociação com fornecedores, vendas por marketplace ou, até mesmo, embarcar na novidade lançada pelo Magazine Luísa de marketplace invertido.
Pontos de venda precisam provocar a melhor sensação no consumidor e valorizar os produtos para que sejam vistos e consumidos.
Nessa dinâmica, a climatização e a ambientação da loja são princípios que não podem ser negligenciados.
Assim, é preciso encontrar melhores soluções, a partir da substituição por itens mais modernos e eficientes ou, até mesmo, um novo projeto, com menos pontos de luz e climatização, mas cujo efeito esteja potencializado pela localização estratégica de cada item.
Entre relatórios, reuniões e toda a dinâmica do cotidiano de trabalho, muito papel, plástico e água podem ser poupados.
Para tanto, a cultura empresarial precisa trabalhar fortemente na conscientização, mas também em soluções que viabilizem novos hábitos.
Desde digitalizar o máximo a troca de informações (mensagens eletrônicas e não ligações, relatórios e outros documentos em arquivos digitais), fazer reciclagem em todos os setores, até oferecer copos personalizados para cada funcionário, diminuir a vazão nos acionamentos de água em torneiras e descargas, até campanhas internas com informação da diminuição dos impactos causados pelas novas atitudes.
E após tantas dicas fica claro que há um grande trabalho a ser feito para chegar ao nível desejado de redução de custos. É possível otimizar seu tempo gasto com isso, conheça a expertise e a experiência dos profissionais In360, consultoria especializada em levar empresas que trabalham na área de varejo ao seu melhor potencial!