A pandemia está se atenuando em vários países do mundo, fazendo com que a economia se recupere lá fora. Por aqui o ritmo ainda é lento, mas já temos sinais de melhora. Além da inevitável superação da pandemia, temos a chegada do segundo semestre, que costuma ser mais aquecido para o varejo. Considerando esta nova etapa que se inicia, é de se esperar que se acentuem algumas necessidades, como prever suas demandas e aumentar a capacidade de antecipar a expectativa do consumidor, atendendo-o de forma excelente – e ainda com operações cada vez mais eficientes, correto?
Para os varejistas mais tradicionais isso soou, por muito tempo, como algo que somente poderia ser alcançado com o uso da melhor intuição. Porém, no mercado altamente competitivo atual esta possibilidade é uma realidade que atende por outro nome: gestão de dados.
Coletar dados é o início, mas está longe de ser o objetivo da gestão de dados. Porém fazer isto de uma forma estruturada e assertiva é um importante ponto de partida, uma vez que para cada realidade de negócio existe sua própria maneira de conseguir tais informações, seja por caminhos mais tradicionais, como levantamentos manuais, seja pelo uso de ferramentas de tecnologia, como o rastreio de navegação nas lojas online.
O recomendado é que a partir dos dados gerados em tempo real durante o funcionamento da loja seja possível automatizar estes levantamentos, e a partir daí organizá-los para gerar informações úteis, considerando as diferentes perspectivas do negócio.
A partir disso é possível cruzar informações e referências a fim de criar hipóteses conforme as metas do negócio, como aumentar vendas de determinada categoria ou enfatizar este ou aquele fornecedor, desenvolvendo campanhas com maior potencial de trazer resultados. Afinal, esta base de informações é o que possibilita que os dados sejam transformados em um ativo estratégico de fato na organização.
A gestão de dados vai buscar organizar informações e criar hipóteses, o que é otimizado se for possível considerar fatores externos que influenciaram nos índices detectados no seu varejo, a fim de identificar padrões e beneficiar-se deles em situações futuras.
Como enfatizamos acima, a partir da boa gestão de dados são criadas hipóteses e não certezas absolutas. Isso porque a explicação para os resultados coletados podem ser muitas e nem sempre é identificada facilmente.
Desta forma, muitas ações poderão ser iniciadas a partir do resultado das análises feitas através da gestão de dados, possibilitando melhorar resultados, como obter uma maior rentabilidade a partir da otimização de preço e aumento de ticket médio gerados com a personalização de ofertas de acordo com o perfil e o histórico de cada consumidor.
A gestão de dados com ferramentas de tecnologia proporciona um entendimento mais amplo sobre o cliente que, até então, era inacessível ao varejista. A percepção e intuição ainda são extremamente úteis, mas são infinitamente potencializadas por dados concretos que apontam novas perspectivas e tendências para que o negócio possa prosperar.
Além disso uma gestão de dados bem feita possibilita que as principais hipóteses sejam testadas antes de se tornarem ações maiores e de grande investimento da varejista. A gestão de dados traz confiança para os profissionais mas, principalmente, abre espaço para uma maior aproximação do consumidor, o que se converte em um melhor relacionamento com seus clientes que tende a se fortalecer na medida em que haja confirmação das hipóteses com descobertas geradas.
A implementação e uso da gestão de dados é um trabalho estratégico de extrema importância, que precisa de talentos dedicados e colaborativos, já que é um desafio consolidá-la devido a ser uma visão bastante diferente da tradicional, que busca obter todos os dados necessários para a tomada de decisão de forma antecipada e organizada.
Nós entendemos disto! A equipe In360 pode auxiliar bastante na implantação da gestão de dados. Afinal, nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Entre em contato!