Engana-se quem pensa que a inteligência artificial no mundo dos negócios é algo do futuro. Essa tecnologia está mais presente do que se imagina. Principalmente após a chegada da pandemia, o mercado se viu obrigado a se adaptar e a implementar esse modelo no varejo.
Um estudo feito em 2020 pela Pesquisa Global de Varejo apontou que 73{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos varejistas acreditam que a IA e o Machine Learning podem agregar valor aos negócios por meio da previsão de demandas. A Juniper Research revelou que o investimento nesse tipo de tecnologia deve ultrapassar US$7 bi em 2022. Ou seja, a inteligência artificial é muito mais que tendência no mercado.
A IA no varejo se destacou principalmente quando o e-commerce ganhou força no mercado. As lojas começaram a sentir as novas preferências do consumidor, que está cada vez mais conectado e exigente. Com isso, um novo modelo de vendas passou a ser necessário para atrair e fidelizar os clientes.
Utilizar a inteligência artificial nas vendas é criar novas experiências para os clientes e personalizar o atendimento. Com os dados obtidos por esse tipo de tecnologia, é possível prever quais as preferências do seu cliente e oferecer produtos que o interessam, resultando em muito mais vendas para o seu negócio.
Você deve estar se perguntando como pode usar a inteligência artificial na sua loja, não é mesmo? Veja abaixo algumas opções para aplicar no seu negócio.
A inteligência artificial também pode ser utilizada para a automação do estoque. Muitos sistemas de abastecimento são capazes de utilizar IA para calcular o momento exato de disparar um novo pedido, por exemplo. Além disso, é possível otimizar processos e contar com um reabastecimento totalmente autônomo utilizando a tecnologia.
O uso da inteligência artificial é muito eficiente na coleta de dados para viabilizar o mapeamento do comportamento do consumidor. Com as informações é possível identificar o perfil dos atuais e dos potenciais clientes e oferecer exatamente o que ele precisa, agilizando e barateando o processo de vendas.
Os chatbots já são bastante conhecidos no mercado. A tecnologia é muito utilizada para fazer atendimento online de clientes. Muitas marcas integram os robôs nas redes sociais e sites das marcas para criar uma experiência exclusiva para o consumidor e estreitar o relacionamento. Esse tipo de tecnologia oferece um enorme potencial para gerar mais vendas.
Quer ver como grandes empresas do varejo já estão aplicando a IA em seus processos de vendas? Acompanhe abaixo.
A Sephora lançou uma solução em sua loja física com o objetivo de permitir que os consumidores testarem os tons das maquiagens sem precisar usá-las de fato. Para isso, ela criou o Color IQ.
A tecnologia utiliza machine learning para escanear a superfície da pele e indica o tipo de base e corretivo adequados à tonalidade do cliente. A ideia foi tão bem aceita pelo público que a marca lançou logo em seguida uma versão também para batons.
A Amazon criou o Amazon Go. A tecnologia permite que o processo de compra para o cliente se torne muito mais simples, sem precisar enfrentar filas no caixa.
Funciona assim: o consumidor retira seu produto da prateleira e seu app identifica a aquisição do produto imediatamente. A conta é cobrada no cartão de crédito assim que o cliente passa pela saída da loja.
Ao fazer o cruzamento de dados estratégicos sobre o comportamento de consumo do seu cliente é possível obter muitas vantagens com a inteligência artificial. Confira algumas:
Agora que você já aprendeu sobre como a inteligência artificial pode ser vantajosa para sua loja, como acha que esta prática vai evoluir no varejo? Participe com comentários abaixo!
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