A inteligência de varejo é aplicada quando os dados são utilizados de forma estratégica, para que a empresa tenha mais vantagem competitiva.
Atualmente não é possível que a gestão do varejo seja otimizada sem que exista um processo de levantamento dos dados relevantes para o negócio e que seu uso seja feito de forma estruturada – com método e ferramental adequado – para que sua utilização seja estratégica, visando proporcionar experiências mais completas e satisfatórias para os clientes, e conseguindo com isso melhores resultados. É vital também a competência analítica, que é a o pensamento crítico e um caminho lógico para analisar os dados, identificar oportunidades, problemas e propor uma solução.
Quando nos referimos a inteligência de varejo, estamos falando sobre o uso de informações do consumidor/shopper e internas sobre o desempenho da categoria, segmentos, marcas e itens na sua empresa. Também se incluem neste rol informações relacionadas aos concorrentes (ambiente competitivo) e de seus fornecedores, realizadas por empresas especializadas, que devem ser utilizadas como subsídio no processo de tomada de decisão.
Se você quer saber mais sobre a inteligência de varejo e a sua importância, continue conosco! Vamos trazer informações relevantes sobre o tema!
O setor varejista está cada vez mais competitivo, com mudanças importantes nos últimos anos como a facilidade para se pesquisar preços na internet, no ponto de venda ou a simplicidade para se ter um e-commerce ou estar presente no marketplace nos dias de hoje, por exemplo. Com isso, a concorrência têm ficado cada vez mais diversa e acirrada entre os estabelecimentos, para um consumidor que está mais exigente e tem mais opções de produtos e locais de compra.
As fontes tradicionais de estratégia de vendas, bem como a experiência e a intuição dos gestores, já são insuficientes. Agora, os líderes de varejo bem-sucedidos dispõe de dados atualizados periodicamente, métricas claramente definidas e de análises sólidas que apoiam as tomadas de decisões de negócios.
A inteligência de varejo implica em ter objetivo claros, é baseada em dados e método analítico. E o uso deste recurso se justifica porque as empresas precisam entender melhor a demanda dos clientes e traçar estratégias de negócio. Trabalhar bem as informações é fator importante para isto.
A aplicação da análise de dados de varejo, por meio de soluções de software, juntamente com a comparação com modelos estabelecidos e benchmarks de mercado, podem ajudar o negócio a vender mais e aumentar a lealdade do consumidor, através da personalização, conveniência e facilidade de acesso que são tão valorizadas atualmente. Exemplo disso é a explosão de dados, que denominamos ‘Big Data’. Há um oceano de dados, mas é fundamental ter as ferramentas adequadas para coletar, qualificar, armazenar, gerenciar, analisar dados e ter ideias acionáveis.
Em suma, podemos dizer que as soluções aprimoradas de análise de dados permitem que os varejistas tomem melhores e mais rápidas decisões de negócios, melhorando a experiência e a satisfação dos clientes.
Dimensões e benefícios do uso de dados:
Clientes
Isso incentivará não só a fidelização dos clientes ao negócio, como também que eles se tornem divulgadores da sua empresa, a partir de suas experiências positivas com seu varejo. Sabemos que a opinião de amigos e familiares é um fator importantíssimo para que as pessoas escolham uma loja ou não, e por isso pode-se entender que, quando alguém fala bem do seu negócio, está atraindo mais consumidores.
Alinhamento interno
A integração das áreas é algo vital. Todos precisam remar na mesma direção e no mesmo ritmo. A inteligência dos dados é o que permite colocar “todos no mesmo barco”, o que contribui para se ter um direcionamento.
Relação com os fornecedores
É possível estabelecer relacionamentos funcionais e eficazes com seus fornecedores, mas isso só é possível com base em dados e fatos. A inteligência de varejo é a área que irá disponibilizar os subsídios necessários para área de compras.
Relação com a comunidade
As fronteiras entre a loja e a comunidade ficam cada vez mais tênues. A responsabilidade social da empresa aumenta e, para cumprir seu propósito, missão e valores, a empresa precisa de dados para comunicar de forma adequada para construir ou fortalecer a confiança.
Serviços de inteligência de varejo para o seu negócio
Existem empresas que são especializadas na inteligência de varejo, tendo desenvolvido métodos próprios para otimizar os resultados do dia a dia e utilizar os dados gerados de maneira estratégica.
Essas companhias podem atuar como uma espécie de ‘advisor’, em que experientes profissionais e executivos de mercado analisam cada estabelecimento comercial em sua particularidade e a partir daí fornecem recomendações sobre o que pode ser otimizado.
Levando em consideração as necessidades de cada comércio varejista, os consultores propõem melhorias nos processos e no uso de ferramentas para captar e analisar dados. Assim, as estratégias poderão ser implantadas com maior facilidade e os resultados poderão ser mais evidentes em pouco tempo.
A linha de serviços relacionados à inteligência de varejo vai desde análise e recomendação de situações específicas até o desenho de ações estratégicas para acelerar resultados, através de um processo de consultoria que envolve todo o corpo gestor da empresa, como uma forma de estabelecer continuidade nas inovações implementadas.
A in360 é uma empresa que oferece esse tipo de serviço e aplica todo o conhecimento de sua equipe para que sejam implementadas transformações necessárias nas companhias.
Como você pode perceber, a inteligência de varejo está muito associada ao uso adequado de informações. Para saber mais sobre isso, recomendamos que você veja o nosso infográfico que mostra aspectos sobre conhecer seu cliente e gestão de dados no varejo. Acesse agora mesmo!