Após a grande pancada que a economia recebeu com o advento da Covid-19 os empreendedores tentam se restabelecer e aos poucos estão retomando seus negócios. Mas, com um cenário tão volátil, incerto, complexo e com as empresas tomando ações muitas vezes ambíguas e inconsistentes, surge a grande dúvida: como será o futuro do varejo após este presente tão turbulento?
“Abre e fecha”, “pode não pode”, “vamos tentar isso, vamos tentar aquilo”, “o que os clientes procuram agora?”, “como os concorrentes estão tentando se destacar?”, “dá tempo?”.
Os varejistas convivem com essas dúvidas e já o nível de stress em meio a tantas mudanças e incertezas é alto. Apesar de todas as mudanças abruptas trazidas com a pandemia, este cenário hiper competitivo e em constante mutação já tinha nome e classificação: mundo VUCA, só se tornou mais intenso agora.
Para conseguir manter os negócios e se destacar num mercado com alterações diárias no comportamento, é preciso entender o mundo VUCA e como ele influencia na tomada de decisões no varejo.
O futuro do varejo está diretamente ligado à sua adequação ao mundo VUCA, de uma maneira resumida, nossa realidade. Sim, este cenário com crises em intervalos cada vez menores, mudanças imprevisíveis e rápidas no ambientes externos que degradam o desempenho das empresas.
Nada mais é estável e efetivo por longos períodos, o comportamento de consumo, as tendências do varejo e o modus operandi em todos os níveis das organizações se alteram constantemente.
E essa realidade agitada e conturbada que vivemos se classifica como mundo VUCA, nosso tempo presente.
O termo VUCA, um acrônimo do inglês, entrou em voga nos últimos anos pois se encaixa perfeitamente neste ambiente incontrolável e em constante modificação em que vivemos.
Veja a que se refere cada um dos tópicos abordados pelo VUCA.
Volatility – Volatilidade, mudanças constantes, dinâmicas, rápidas e que variam com intensidade. O ambiente é inconstante, instável, volúvel. Nada é permanente ou estável por muito tempo.
Uncertainty – Incerteza, imprecisão que gera dúvida, em alguns casos hesitação e indecisão. Isto coloca a efetividade das ações em xeque, já que para as circunstâncias incertas as soluções antigas não valem.
Complexity – Complexidade, ambiente complicado e até confuso, de difícil entendimento. As relações entre situações tornam-se não lineares e mais intrincadas, criando desafios para a resolução de problemas.
Ambiguity – Há contradição e inconsistência, e diferentes perspectivas coexistem, às vezes paradoxais. As situações têm múltiplas facetas, permitindo várias interpretações, até controversas.
De uma maneira simplificada, o mundo VUCA é um ambiente onde nada é permanente, que para as circunstâncias incertas as soluções antigas não valem, sempre existem desafios para a resolução de problemas e as situações têm múltiplas facetas.
Entre as tendências de varejo existentes atualmente, a mais relevante dela é o fato de ter que sobreviver num mundo com mudanças constantes, disruptivas e cada vez maiores.
Os empreendedores e executivos se veem num ambiente ultraconectado, com aumento desenfreado de opções de escolha e tendo que mudar a forma de pensar sobre cada uma delas. Além disso, as decisões precisam ser tomadas com agilidade, por meio de análise de um grande volume de dados.
O grande embate na tomada de decisões é a mudança no mindset, uma vez que o ser humano já se habituou em operar de maneira preditiva. Agora, o pensamento precisa ser outro: foco nas possibilidades e não no que é provável. Isto impacta inclusive as competências que os profissionais precisam ter para lidar com a gestão dentro desta nova realidade.
A mente humana se habituou a categorizar e aprender com os erros e acertos do passado e a usar esta forma de aprendizado como base para ações futuras, um pilar de segurança. Sem dúvida, este pensamento funcionou por milhares de anos, porém até a última década.
Agora, não temos mais tanta capacidade de prever o futuro com experiências passadas para identificar riscos e assim decidir o que será feito a seguir, é preciso aceitar esta nova realidade. O caminho não é mais agir em cima do que é provável, no mundo VUCA é preciso estabelecer e concretizar a ideia de que tudo pode acontecer dentro das possibilidades específicas de cada modelo de negócio.
Por isso, é muito provável que daqui em diante as decisões passem a ser tomadas com a participação de todos os membros das equipes, por meio de brainstorms com perguntas e desenvolvimento de ideias de todos os tipos, assumindo várias perspectivas, estimulando a criatividade para suposição de diversos cenários, com visão sistêmica para observar o “todo”.
Também será inevitável na tomada de decisão entender que são necessárias estratégias para aprendizado, manutenção e prosperidade, não mais somente explorar ações que promovam as vendas e sim os resultados da empresa como um todo.
É claro que não é fácil acompanhar as tendências do varejo neste mundo VUCA. É preciso de uma visão que muitas vezes está além do alcance do varejista, que já está sobrecarregado com o dia-a-dia. Mas isso não significa que ele vai ficar às escuras. Com parcerias estratégicas que trazem inteligência externa e experiência em análise de dados fica mais fácil a identificação das muitas possibilidades que envolvem um negócio.
A Inteligência 360 usa sua experiência e método para otimizar resultados em toda a cadeia de valor do varejo. Com um grupo seleto de especialistas, aplicamos nossa expertise no uso inteligente dos dados para desenvolver as pessoas e processos de nossos clientes, possibilitando que transformem informação em insumos para melhoria contínua e dos resultados.
Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Entre em contato!