Em um momento em que mais e mais brasileiros compram online, seja por comodidade, seja por necessidade, é certo que todo varejo precisa dar muita prioridade à suas ações para este tipo de canal, tratando com muita atenção aspectos como sortimento, logística e comunicação.
Isso sem falar de outros fatores que influenciam este tema, como as demandas do consumidor omnichannel, um tipo de comportamento cada vez mais consolidado no Brasil, ou mesmo uma necessidade maior de compras online devido ao isolamento geral em uma região, como ocorreu recentemente no país. Com a crise do COVID-19 novos costumes estão sendo estabelecidos forçadamente, com esse período de isolamento social/quarentena em alguns estados brasileiros. As pessoas adquirirão novos hábitos de compra devido à conveniência experimentada durante esse período de medo. Uma parcela dessas pessoas voltarão às compras como sempre fizeram, assim que passar a crise, mas uma parcela mudará seus hábitos. Em resumo, a pandemia do coronavirus acelera as compras online. Quem já opera online, precisará aprimorar a experiência de compra e quem ainda não começou, terá que investir para permanecer relevante por parte dos clientes
Porém, o varejo virtual é algo que tende a mudar rapidamente devido a vários fatores, e por isso monitorar as novidades é crucial. Daí cabe a pergunta: Como o seu varejo está acompanhando as novidades do ecommerce? Como você planeja o seu negócio para daqui a cinco anos, dez anos ou até mesmo para o ano que vem?
O desenvolvimento tecnológico ocorre de forma muito rápida e impacta diretamente as maneiras de fazer negócio, os hábitos de consumo e as formas de interação social. Houve quem um dia pensasse que o ecommerce acabaria com o varejo físico. Atualmente, fica muito nítido que o consumo online e offline caminham de mãos dadas e precisam apresentar estratégias de marketing unificadas, com uma mesma linguagem e que fortaleçam o crescimento de ambas as formas de consumo.
Acompanhe o texto a seguir e conheça as tendências do ecommerce varejista para 2020, e descubra mais sobre quais dessas inovações têm melhor aplicabilidade para o crescimento do seu negócio!
De acordo com a CrunchBase, plataforma americana que gera informações comerciais em escala global, há uma tendência de aumento de 21,3{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} das vendas por ecommerce varejista, em 2020. É estimado que o ecommerce brasileiro cresça 18{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} nesse mesmo ano, quando comparado com 2019, podendo movimentar até R$106 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
A China é a maior referência de e-commerce no mundo e foi inspirado nesse mercado, que no final de 2019 o Magazine Luiza lançou uma nova empresa, o Magalu Pagamentos (em parceria com o Banco do Brasil e outros bancos), como forma de aprimorar o seu ecossistema digital voltado para o ecommerce varejista. Com o Magalu Pagamentos, o aplicativo de ecommerce do Magazine Luiza (o Super App) terá um aumento da frequência de uso por parte dos clientes com, por exemplo, a disponibilidade de pagamento de contas a partir de QRCode.
O ecommerce teve início no Brasil em 1995, com o surgimento da internet comercial, e completa 20 anos de existência. Até chegar ao nível de desenvolvimento atual, a implantação do ecommerce no mercado varejista enfrentou vários desafios ligados à logística de entrega dos produtos e aos hábitos culturais de compra da população. Hoje, o comércio eletrônico é o fator que mais impacta o crescimento do varejo nacional.
Conhecer bem as personas do seu negócio é primordial para atuar de forma eficaz no universo do varejo digital, além de oferecer serviços cada vez mais personalizados, com atuação omnichannel e parcerias de marketplace, já que os clientes estão cada vez mais exigentes e bem informados. Conheça, a seguir, algumas das tendências mais fortes para 2020!
Aplicativos / Mobily First-Only: em 2020, de acordo com a ABComm, 37{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} das transações comerciais de ecommerce serão realizadas a partir de smartphones. Diante da demanda mobile, inicialmente as empresas começaram a adaptar seus sites para plataformas móveis (sites responsivos). Pouco tempo depois, perceberam que os acessos por meio de smartphones eram muito maiores que por desktops e passaram a desenvolver seu sites pensando primeiro nos dispositivos mobile. O varejo já percebeu que o desenvolvimento de aplicativos para smartphones gera uma experiência mais agradável para o cliente, assim como pode oferecer outras vantagens exclusivas da marca, sendo a grande tendência para experiência do cliente.
Busca por imagem: em 2019, as pesquisas por meio de imagens cresceram muito e têm sido uma boa alternativa para clientes que buscam maior praticidade e/ou uma busca mais específica. Com isso, as estratégias de SEO devem ser condizentes com o comportamento do algoritmo de pesquisa e para isso é necessário que as palavras-chave que nomeiam as imagens e suas descrições sejam adequadas.
Compras por voz: O uso de assistentes de voz (Google, Siri e Alexa) para realizar pesquisas e compras vem se tornando cada vez mais comum e o varejo precisa estar preparado para essa novíssima demanda de ecommerce. Realizar compras por voz não envolve uma experiência visual e por isso é um recurso utilizado por clientes que já sabem exatamente o que querem, devendo ser um canal direto de compra. Essa é uma inovação que provavelmente se desenvolverá muito nos próximos anos, principalmente com a possível popularização dos smartwatches. Imagine se um cliente diz para o assistente de voz: Alexa, coloque um pacote de arroz da marca X no meu carrinho de compras! É bem provável que as marcas tenham que trabalhar mais o seu branding para enfrentar a concorrência.
Chatbots: Esses robôs de atendimento online são econômicos, contribuem para um atendimento rápido e de qualidade, além de otimizarem o processo de compra, já que solucionam dúvidas mais básicas dos clientes.
É preciso estar bem preparado para tudo que diz respeito ao ecommerce, e novas tecnologias são ferramentas que podem trazer rapidamente um diferencial para sua loja. Porém sabemos que tecnologia sem planejamento e organização não são garantia de sucesso, e por isso recomendamos não deixar de se preparar bem para poder tirar o melhor do que vem por aí para seu ecommerce.
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