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Inteligência de Mercado e Competitiva no varejo: Entenda!
16 de novembro de 2021
Dicas para elaborar seu plano de marketing no varejo
30 de novembro de 2021
Publicado por admin em 23 de novembro de 2021
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Tendência no varejo e inovação

​​​​​​​Para 2022, continuando a retomada de negócios pós-pandemia, a principal tendência no varejo é aumentar produtividade e gerar valor ao cliente.

Estamos passando por grande revolução e transformação do mundo dos negócios. Os vários setores da economia se reinventam para atender os diferentes consumidores e criar formas de se relacionar com eles. Uma das tendência que se consolida no varejo se refere, principalmente, à aplicação da tecnologia e integração no universo digital para atender melhor os clientes.

O objetivo é oferecer uma experiência de compra e venda diferenciada que facilite a vida, tanto dos clientes, quanto dos varejistas prioritariamente no quesito: confiabilidade.

Mas, fique atento: entender a tendência  implica em ter pensamento crítico para ler os dados e interpretá-lo considerando a estratégia da empresa e elaborar um plano de ação. Isso é inteligência de varejo na prática. Antecipar e implementar as tendências é uma iniciativa estratégica com o foco em manter a relevância do negócio por meio do fortalecimento de diferenciais competitivos. Prossiga na leitura deste artigo e entenda melhor todo este cenário.

Tendência no varejo para o ano de 2022

A meta para 2022 deve ser possibilitar sempre o melhor atendimento, diminuir os custos e proporcionar um momento confortável de compra para o cliente. Afinal, uma pessoa satisfeita tem mais probabilidade de repetir a compra e indicar a loja para os amigos.

Uma importante tendência no varejo é a adesão ao omnichannel. O conceito significa que o consumidor quer comprar em qualquer horário, todos os dias e ter mais de um canal de comunicação com o lojista. Ou seja, nada de limitar as compras ao horário comercial e dias úteis.

O formato de venda e a entrega das lojas destacam-se, também, como tendência no varejo. Estes aspectos também estão passando por transformações positivas, impulsionadas pela crise sanitária pós-pandemia do Coronavírus.

Há pessoas que deixaram de ir às lojas físicas, fazem mais pedidos por aplicativos e compram pela internet ou combinam os dois, dependendo da situação. Para as empresas que já estavam no caminho da digitalização, a adequação à nova demanda foi mais rápida.

Mas foi preciso fortalecer os canais online, a venda virtual e o modelo operacional em que não há a logística de envio do pedido em domicílio. O produto é retirado pelo cliente na loja física. Já as empresas que ainda não iniciaram a digitalização dos processos, a lição de casa é mais árdua e urgente.

Como inovar no varejo?

Preparamos uma lista para auxiliar empresas no segmento varejista. Veja as principais ações que devem estar no radar de sua estratégia pra ontem. E que são grandes desafios para inovar, além de forte tendência no varejo:

  • Invista em Inteligência artificial, internet das coisas e realidade aumentada;
  • Desenvolva projetos de automação e transformação digital, para que clientes se conectem mais rapidamente com os produtos de sua loja;
  • Aperfeiçoe sua empresa em compra assistida;
  • Realize pesquisas para entender os clientes e analisar a jornada de compra deles. De acordo com o resultado apurado, implante melhorias contínuas para atender com rapidez;
  • Adquira tecnologias que otimizem preços dinâmicos, com base em variáveis como estoque e promoções. As etiquetas eletrônicas têm a função de se adaptar de acordo com esses fatores;
  • Outra inovação diz respeito aos algoritmos de preços personalizados com base no histórico de cada cliente, podendo apresentar promoções e descontos personalizados;
  • Fique de olho na tecnologia conhecida como compra direta, ou seja, o cliente pode comprar dentro do aplicativo do Facebook, TikTok e Instagram, sem precisar sair de sua plataforma;
  • Prepare-se também para investir em caixa ou carrinho inteligente, já muito usados em redes dos Estados Unidos e países da Europa. O modelo permite compras sem a necessidade de passar por leitores de códigos de barras;
  • Seja uma empresa responsável com o meio ambiente, valorizando as boas práticas ambientais e implantando processos sustentáveis na operação.

Inteligência de varejo

É necessário, cada vez mais, investir em compra pensada e desenhada para atender de forma conveniente às necessidades e aos desejos do cliente. Lembre-se que ninguém lidera por acaso.

A inteligência competitiva utiliza ferramentas para antecipar tendências do consumo relacionadas  aos consumidores de concorrência, identificando  estratégias e táticas, pontos fortes e fracos,  liderança no mercado, entre outras características importantes. Dessa forma, as empresas conseguem posicionar seu negócio frente aos concorrentes, antecipando demandas e tendo sustentabilidade no mercado.

Portanto, há muita inteligência de varejo por trás de cada história de sucesso. Além do uso de tecnologia para otimizar as compras, a tendência no varejo se constitui, ainda, em desenvolver uma nova forma de se relacionar com todas as partes interessadas e os shoppers.

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admin
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