logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2
  • Home
  • Artigos
  • Podcasts
  • Webinars
✕
Plano de negócios conjunto: como ele pode fazer a sua empresa vender ainda mais?
22 de setembro de 2021
Gestão de sortimento no Varejo: qual o impacto na otimização das vendas?
7 de outubro de 2021
Publicado por admin em 5 de outubro de 2021
Categorias
  • Artigos
Tags
  • blog
  • gestão/decisão

Viés cognitivo na tomada de decisão: o que é e como superá-lo?

Saiba o que é viés cognitivo e como ele pode afetar a análise de dados e tomada de decisão na sua empresa!

Digamos que você precise tomar uma decisão crítica de negócios. O que você faz? Provavelmente, utiliza sua experiência, os aprendizados de sua formação, eventualmente até uma ferramenta de inteligência de negócios que ajuda a ter uma visão mais geral do problema e analisa os principais dados para escolher o caminho correto, certo? No entanto, no final das contas, é o seu cérebro que vai analisar todas essas informações e tomar a decisão — e, ao contrário do que a maioria pensa, seu cérebro pode não ser tão objetivo quanto parece. Ao longo da vida de qualquer pessoa, o cérebro humano desenvolve o que é chamado de viés cognitivo.

Este viés ou, mais comumente, vieses, influenciam em que tipo de informação você presta atenção, quais destas informações você dá mais importância, quais fontes você confia mais ao pesquisar algo e quais os critérios você considera para suas decisões.

Em outras palavras, o viés cognitivo pode influenciar e muito o rumo das decisões de negócios que você toma. O grande problema é que essa influência nem sempre é benéfica.

O que é um viés cognitivo?

Um viés cognitivo, também chamado de tendência cognitiva, é um padrão de distorção de julgamento que ocorre em situações particulares, levando à uma distorção de análise e a um julgamento pouco acurado de algum fato ou situação. Neste sentido é um erro subconsciente de pensamento que o leva a interpretar mal as informações do mundo ao seu redor e afeta a objetividade dos seus julgamentos.

Um viés cognitivo pode ser causado ​​por uma série de coisas diferentes, como um processo de adaptação pelo qual você passou, um estado emocional, pressões sociais, etc. Ele costuma ser o resultado da tentativa de seu cérebro de simplificar o processamento de informações — para se ter uma ideia o ser humano médio recebe cerca de 11 milhões de bits de informação por segundo, mas só consegue processar cerca de 40 bits por segundo. Portanto, frequentemente utilizamos atalhos mentais (chamados heurísticas) para ajudar a dar sentido ao mundo com uma certa velocidade.

Isso significa que os vieses cognitivos podem ser benéficos porque reduzem o esforço mental e podem permitir que você tome decisões com relativa rapidez. Por outro lado, eles também podem prejudicar seu julgamento e, com isso, a objetividade das decisões que você toma, e devem ser observados sempre que uma decisão importante tiver que ser tomada.

Quais são os vieses cognitivos mais comuns?

Os pesquisadores Amos Tversky e Daniel Kahneman foram os primeiros a introduzir o conceito de viés cognitivo, durante a década de 70. Desde então, foram identificados e listados mais de 175 vieses cognitivos, cada um afetando o julgamento em uma área diferente.

Abaixo, listamos alguns dos vieses cognitivos mais conhecidos e como eles podem afetar seu pensamento:

  • Viés de confirmação: se refere à tendência de interpretar novas informações como confirmação de suas crenças e opiniões preexistentes;
  • Viés retrospectivo: se refere à tendência de perceber eventos passados ​​como mais previsíveis do que realmente são, é como pensar “eu sabia que ia dar nisso”.
  • Viés da autoconveniência: se refere à tendência de assumir responsabilidade pessoal por resultados positivos e culpar fatores externos por resultados negativos;
  • Viés de ancoragem: está intimamente relacionado ao processo de tomada de decisão e ocorre quando confiamos demais em informações pré-existentes ou na primeira informação recebida (a âncora) ao decidir por uma opção de ação;
  • Viés de disponibilidade: também conhecido como heurística de disponibilidade, se refere à tendência de pensar que exemplos de coisas que vêm à nossa mente – ou seja, que conseguimos lembrar – são mais comuns e mais importantes do que realmente é o caso.
  • Efeito Dunning-Kruger: se refere à incapacidade de reconhecer sua própria falta de competência em uma área;

Como superar os vieses cognitivos?

Reconhecer os vieses cognitivos é o primeiro passo para superá-los. Mas existem outras pequenas estratégias que podemos seguir a fim de treinar nossa mente para pensar de maneiras diferentes.

Desde fortalecer nossa memória e minimizar distrações até desacelerar nossa tomada de decisões e trabalhar para melhorar nossas habilidades de raciocínio, podemos buscar superar os efeitos negativos destes vieses cognitivos. Este processo envolve aspectos como:

  • reconhecer as limitações da memória;
  • buscar diferentes perspectivas;
  • conseguir fazer autocrítica;
  • ativamente se precaver para prevenir erros cognitivos.

Além disso, muitas das estratégias usadas para evitar o viés cognitivo na tomada de decisão são parte do que é conhecido como treinamento cognitivo, técnicas mentais usadas para auxiliar na tomada de decisão imparcial. Essas técnicas envolvem pensar sobre as influências em suas decisões e tentar entender como determinados fatores podem afetar o rumo dos seus pensamentos. Uma maneira de praticar isto é manter sempre em mente três pontos em suas abordagens para análise:

  • Fazer as perguntas certas e de forma aberta
  • Escutar com atenção
  • Confirmar seu entendimento

E você, como lida com os vieses cognitivos? Tem alguma dica para compartilhar conosco? Comente abaixo e nos conte um pouco da sua experiência!

A In360 é uma agência de inteligência de varejo que prioriza o uso da informação na promoção de resultados efetivos. Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Conheça mais sobre a in360!

Compartilhar
0
admin
admin

Artigos Relacionados

2 de março de 2024

A nova “CHAVE” do profissional de compras do varejo


Leia mais
14 de outubro de 2023

A intuição e as palavras devem ser alimentadas por dados


Leia mais
20 de março de 2023

Reinventando o Marketing no Varejo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 3 =

Siga-nos em nossas redes sociais
Copyright © 2023. Inteligência 360