A inteligência artificial potencializa a experiência de compra e multiplica a capacidade de atendimento personalizado de lojas físicas e online
Já é uma realidade cada vez mais evidente: a inteligência artificial está se instaurando na vida do shopper e veio para ficar.
A Amazon acaba de anunciar a Alexa, assistente virtual, no Brasil, sendo uma prova física da presença dessa tecnologia nas rotinas mais comuns.
Ela funciona a partir de comando de voz, auxiliando a realizar chamadas, a dar play em músicas, solicitar corridas em aplicativo de transporte, a jogar perguntas e respostas, informar sobre o clima e notícias, a lembrar de compromissos e, até, a controlar sistemas inteligentes da casa (luz, eletrodomésticos inteligentes, câmeras e fechaduras).
Mas não é só isso, a Siri está nos iPhones há anos, os e-commerces contam com inúmeros exemplos de utilização e o varejo físico também tem a possibilidade de contar com os benefícios dessa tecnologia.
Continue a leitura para entender como e quais são os benefícios trazidos por essas mudanças.
O que é a inteligência artificial?
É a tecnologia que faz com que softwares personalizem suas funções e atividades a partir do processamento de inúmeras variáveis e dados disponíveis, fazendo com que, para cada consumidor, seja oferecida a alternativa mais específica possível.
Isso acontece a partir do machine learning e do deep learning, duas expressões que sinalizam a capacidade de “aprendizagem” das máquinas. Ou seja, quanto mais dados disponíveis sobre o cliente, mais próximo do ideal de atendimento será oferecido a ele, pois a tecnologia passa a ter mais informações sobre o mesmo.
Dada essa capacidade, é preciso ter cautela e utilizar esse potencial de maneira a conquistar e não assustar e invadir a privacidade do público, pois, ainda que o shopper já seja omnichannel (navegue e se relacione com a marca por diversos canais), a função de todo comércio é oferecer solução, comodidade, conveniência, prazer e não desconforto.
A inteligência artificial tem, no e-commerce, seu habitat natural, mas essa realidade está se estendendo, também, para os pontos de venda físicos. Conheça as inúmeras ferramentas já em uso.
Em algum momento de pesquisa ou processo de escolha todos já se depararam com atendimentos automatizados. Das ineficientes assistentes de companhias de telecomunicações até as atuais e, mais sofisticadas, ferramentas utilizadas no varejo online, a interação já acontece e otimiza e agiliza o tempo de atendimento, potencializando conversões.
Ao considerar variáveis como valores praticados pela concorrência, períodos de consumo, comportamento do consumidor, percepção de valor agregado, essa função oferece preços diferentes a cada tipo de consumidor, conforme o momento e pré-disposições que ele tem para finalizar a compra, considerando a realidade de cada segmento, o que se garante através de sistemas específicos.
O processo de machine e deep learning auxiliam a tecnologia a antecipar comportamentos e necessidades, além de compreender preferências. Assim, é comum os shoppers serem abordados com produtos complementares durante a jornada de consumo, além de ofertas receberem futuras baseadas no desgaste e ciclos das compras anteriores.
Na realidade do cliente nos PDV’s, a tecnologia tem inúmeros ganhos para a marca, pois, a partir do monitoramento e processamento de imagens, é possível ter dados sobre os fluxos e, com eles, realizar melhorias quanto ao layout e às ofertas da loja. Isso porque se tem informações constantes sobre onde os shoppers passam mais tempo e dedicam mais atenção, sendo possível fazer testes para melhorar resultados.
Outra vantagem é aprimorar as operações como a gestão do estoque, seja na logística de manter somente produtos dentro da validade nas gôndolas, repor produtos de maneira específica e assertiva, além das compras sofrerem alterações positivas. Já existem robôs, no Walmart americano, que circulam pela loja e monitoram as prateleiras, gerando todos esses dados.
Vitrines inteligentes, etiquetas que interagem a partir de QR Code e, assim, geram informações sobre interesse, perfil e momento do shopper (ao finalizar a compra ou não) que são depuradas e utilizadas para todos os processos anteriores mencionados.
Todas essas tecnologias podem, e devem, estar no radar dos empreendedores para que mantenham relevância e sustentabilidade econômica. Sendo assim, para conseguir implementar a inteligência artificial na realidade do seu negócio é possível ter a consultoria In360, especializada em inteligência de varejo para implementar as opções mais adequadas. Conheça todos os serviços.