A pandemia trouxe novas preocupações e comportamentos das pessoas, e muito disso se refletiu nas formas de consumo – consequentemente gerando novas tendências de varejo.
Isto criou a necessidade das empresas se adaptarem de várias formas, desde mudando seu sortimento de produtos até a forma como atendem seus clientes, ajustando seus processos aos novos tempos.
Estes ajustes entretanto precisam ser feitos tendo em vista as estratégias comerciais das empresas, e isso se aplica também ao varejo farmacêutico. Assim, as empresas precisam saber como adequar o seu atendimento e os seus processos para oferecer o que o cliente deseja, sem perder vendas por causa da falta de adaptação.
Mas como fazer isto? Vamos explorar o assunto neste artigo.
De acordo com conhecedores do mercado, as novas tendências de varejo nasceram de duas formas diferentes: Uma está relacionada com as obrigações impostas, como só poder frequentar alguns locais em determinados horários, a proibição de certos tipos de eventos ou os direcionamentos para evitar áreas públicas com aglomerações, por exemplo. Já a outra maneira está ligada com os hábitos que nós criamos durante esse período, e que já internalizamos.
Enquanto a primeira tende a ser passageira, a segunda não. Apesar de o isolamento social ser temporário, os consumidores estão se acostumando a fazer mais compras online, por exemplo, e a partir disso fica muito difícil quebrar este hábito.
Dessa forma, fica evidente a importância das empresas se adequarem às mudanças no comportamento de consumo e desenvolver ainda mais os seus relacionamentos com os seus clientes frente aos momentos de incerteza que estamos vivenciando.
Dentro dessa nova realidade, o varejo farmacêutico precisa adequar os seus processos para continuar sendo relevante para os clientes.
De acordo com a Revista Exame, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, que conta com 26 redes na área, teve um aumento de 106{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} nas suas vendas remotas em relação ao mesmo período do ano passado.
Por vendas remotas, nos referimos tanto às feitas por Internet quanto as feitas por telefone, na categoria de delivery.
Este dado mostra que o varejo farmacêutico precisa investir em canais de atendimento remoto e, claro, em tecnologia e escala para reduzir custos, e assim poder responder melhor à demanda de seus clientes.
Isto é possível alinhando rapidamente suas estratégias às novas realidades de mercado. Vamos ver alguns exemplos:
Como já mencionado, ter mais canais de atendimento, principalmente ligados ao mundo digital e relacionados ao atendimento remoto, é essencial.
Utilize sua infraestrutura atual para buscar maneiras de fazer vendas que não sejam em lojas físicas. Isso pode ser feito através da construção de um e-commerce, por exemplo, ou ainda passando a fazer vendas pelas redes sociais.
Outra boa ideia é divulgar o telefone da loja ou mesmo um número de WhatsApp para atender pedidos de delivery. Ou até ir além, considerando a possibilidade de fazer atendimentos via um aplicativo.
As novas formas de interação dos consumidores com as lojas estão a pleno vapor. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Suno Research e divulgada no Portal Terra, 55{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos consumidores escolhem o WhatsApp como primeira opção de contato para falar com uma empresa.
Essa é uma dica válida não apenas para se adaptar às novas tendências de varejo, mas é sempre importante quando se trata de atrair clientes. Ter um bom atendimento é essencial para garantir a satisfação dos consumidores – e a sua retenção.
Na realidade do distanciamento social, muitas pessoas estão se sentindo sozinhas e necessitam mais de atenção. Por isso, um atendimento mais humanizado, com interações amigáveis, e que se baseie nos dados que você possuir do cliente para ser mais individualizado, trazem pontos importantes para este momento de pandemia.
Além disso um bom treinamento é necessário. Os colaboradores precisam estar esclarecidos e bem alinhados com as políticas de atendimento. Eles precisam implementar as práticas definidas na estratégia, como por exemplo saber ouvir seus clientes, entender as suas necessidades e, principalmente, demonstrar interesse em ajudá-los com seus problemas.
Essa é outra dica que é dada em diferentes contextos, mas tem a sua importância reforçada durante o distanciamento social.
O comportamento de consumo mudou muito e a sua empresa precisa se adequar para oferecer o que o público deseja, que em geral é um atendimento rápido, humano e muito eficiente – inclusive no que diz respeito a aspectos relacionados à pandemia
Para isso, o varejo farmacêutico, além de ter um ótimo atendimento, deve focar em oferecer mais para os seus consumidores, como:
Dessa forma, será possível atrair efetivamente os clientes, mesmo em tempos de distanciamento social, e ficar por dentro das novas tendências de varejo.
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