Saber como identificar uma tendência no varejo é importante para potencializar o seu negócio. Afinal, o público busca empresas que estão sempre se renovando, ‘antenadas’ com as novas necessidades e trabalhando com as mais recentes inovações do mercado.
Neste artigo, vamos explicar como detectar tendências de varejo e quando aderi-las. Também apresentaremos algumas das principais inovações previstas para 2021 e depois. Confira!
Para Philip Kotler, conceituado autor e pesquisador da área de marketing, uma tendência no varejo é uma direção ou sequência de eventos com determinado impulso no mercado.
Ou seja, uma tendência é algo que se desenvolve a partir das novas necessidades que surgem na sociedade, por conta de contextos sociais, econômicos, políticos, culturais, entre outros.
Ao contrário dos modismos, que são passageiros, as tendências tendem a se firmar e vão revelar como será o futuro.
As novas tecnologias, por exemplo, são inicialmente tendências, ou seja, itens que, trazendo os resultados que se espera deles, serão incorporados no varejo e seguirão sendo usados de forma fixa na atividade.
Para identificar uma tendência, é bem importante estar de olho nas inovações e necessidades da sociedade.
Também é interessante acompanhar o que acontece lá fora, na Europa, nos Estados Unidos e na China. Geralmente, o que começa a despontar nesses locais se espalha para todo o mundo.
Podemos considerar também outras maneiras de buscar tendências, como por exemplo:
Se você identificar uma tendência no varejo e perceber que ela não é uma moda passageira, ou ‘hype’, e que pode trazer benefícios para o seu negócio, o planejamento para a implementação deve ser feito o mais breve possível.
Dessa forma, você conseguirá estar sempre um passo à frente da concorrência e fazer o seu negócio ser pioneiro ao implementar inovações.
Aqui, é bem interessante lembrar de uma frase de Steve Jobs. Certa ocasião, o criador da Apple disse: “Inovação é o que distingue um líder de um seguidor”.
Ou seja, quando o seu negócio segue tendências de varejo inéditas, ele é visto pelo público como um líder e não alguém que “surfa na onda” de outras empresas.
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, vamos apresentar algumas tendências de varejo que estão se manifestando ao longo de 2021, confira!
A inteligência no varejo é uma grande tendência, alinhada com a gestão por dados, que ganha cada vez mais força. O setor varejista está muito mais atento para o uso de informações que consegue a partir de seus próprios processos e sistemas para compreender seu público e desenvolver ações mais específicas e certeiras para o seu mercado.
A prática do levantamento e análise de dados aqui é muito importante, como forma para elaborar melhores estratégias, projetar melhor os cenários e suportar os direcionamentos da empresa.
A sustentabilidade é uma temática forte, principalmente em um momento de pandemia e alterações climáticas. Os varejistas estão procurando se alinhar com esta tendencia, por exemplo investindo em uma área para produtos orgânicos, ecológicos, naturais, artesanais, etc Ser sustentável é também ser colaborativo e estabelecer parcerias com produtores locais, sendo uma das importantes tendências de varejo.
Mesmo com a crise da Covid-19 passando, uma boa parcela da população ultrapassou qualquer barreira que tinha para fazer compras online e passou a utilizar esta forma como parte de sua rotina, principalmente para determinado tipo de consumo – por exemplo compras de produtos de mercados e medicamentos em farmácias na web.
Por isso, as vendas online seguem sendo uma tendência forte de comportamento do consumidor em 2021 e adiante. Com este cenário, faz cada vez mais sentido que o comércio varejista invista em ações voltada para a digitalização de seu negócio, desde aplicativos até monitoramento online de entrega rápida, por exemplo.
Sem dúvida, uma grande tendência para 2021 são os pagamentos instantâneos. Isso se dá por conta da chegada do Pix ao nosso país.
É bem provável que, cada vez mais, as pessoas prefiram pagar pelos produtos que compram de forma digital, sem usar o dinheiro físico.
Para se adaptar a essa realidade, o comércio varejista precisa passar a aceitar esse tipo de pagamento, inclusive usando QR Codes e códigos de pagamento.
A busca por facilidade, rapidez e conveniência é cada vez mais forte, ainda mais agora que a população passou por um período em que era obrigada a procurar isto devido ao fato de ter que ficar em casa mais tempo, tanto em momentos de lazer como devido ao home office.
Por isso o varejista que facilita a escolha do produto desejado, simplifica o momento do checkout, e também agiliza o recebimento da mercadoria adquirida – seja em ambientes físicos ou virtuais – ganha cada vez mais preferência do consumidor.
O uso de plataformas tecnológicas que permitam identificar o cliente e usar informações de seu histórico para facilitar seu processo de compra, reduzindo ao mínimo o atrito que ele percebe e minimizando a ruptura de vendas, são soluções que se fortalecem no mercado, agora e no futuro próximo. Com isso a tecnologia passa a ser sua grande aliada como agente de transformação da experiência de compra.
Gostou de saber mais sobre tendências no varejo e como detecta-las? Então, não deixe de ter uma atitude ativa para descobrir o que está em alta no seu ramo de atuação.
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Leia agora o nosso artigo que fala sobre a geolocalização no varejo e como usar essa ferramenta.