O ano de 2020 foi de provações e deixou bem claro a necessidade de inovar em todos os setores, e não foi diferente no varejo farmacêutico. A pandemia forçou abruptamente a modificação do setor e praticamente o “obrigou” a operar de forma efetiva tanto no ambiente físico quanto no virtual.
O comportamento de consumo, que vinha mudando progressivamente em vários aspectos, se transformou de forma extremamente rápida devido ao isolamento e necessidade de distanciamento físico. Isto, somado às tendências atuais de varejo, gerou a necessidade de mudanças no segmento.
Além disso é sabido que já estávamos vivendo uma fase de plena transformação digital, e o maior uso de tecnologia para desenvolver mais os negócios passou a ser um requisito básico para se mostrar algum diferencial no mercado. A partir disto se percebe que passou a ser uma questão de sobrevivência investir em inovação.
Apesar da expansão física e em volume de vendas registrada pelo varejo farmacêutico nos últimos anos, os consumidores buscam mais do que nunca por melhorias e facilidades para seus processos de compras, o que significa que suas expectativas de atendimento – no sentido amplo da palavra – estão cada vez mais altas. É preciso ir além de preço e condições de pagamento.
Para que você entenda o que os clientes esperam quando vão procurar algum produto ou serviço em um ponto de venda farmacêutico, vamos destacar algumas características importantes detectadas no comportamento de consumo atualmente.
O cotidiano corrido demais e a quantidade de responsabilidades que as pessoas têm que assumir, ainda mais em tempos de pandemia, terminam resultando em uma limitação de tempo muito forte para a busca, escolha e o consumo. Nas horas disponíveis para isto, os consumidores preferem acessar a loja que oferece mais praticidade, para então avaliarem seus produtos e ofertas. Isto termina levando as pessoas para o ambiente on-line, onde além de encontrarem o que precisam na palma da mão, ainda podem descobrir outros produtos interessantes que podem ser facilmente adicionados à compra.
A possibilidade de orientação que o consumidor recebe na farmácia ou ponto de venda, ou a informação que ele consegue encontrar ao pesquisar na loja online, são aspectos relevantes para o consumidor do setor farmacêutico. O consumidor moderno já se acostumou a pesquisar sobre seu problema na internet, por isso chega no ponto de venda mais qualificado para demandar informações relevantes e que ajudem em seu processo de decisão para uma compra mais esclarecida, e não suprir esta necessidade pode ser visto como falha grave.
Cada vez mais as pessoas estão se opondo ao consumismo exagerado e, em última instância, destrutivo. O comportamento de ‘quanto mais melhor’ já não é visto com bons olhos, e hoje as pessoas estão procurando comprar apenas o que é realmente necessário, deixando de lado o supérfluo.
Além disso também existe uma preocupação muito maior com as questões ambientais e sociais. O consumidor não quer comprar produtos que prejudiquem o meio ambiente, de empresas que façam testes em animais, ou que utilizem mão de obra duvidosa para a sua fabricação, por exemplo.
Existe um potencial enorme a se explorar neste sentido, onde por exemplo as farmácias alinhem seus recursos publicitários para divulgar ações e práticas que não causam danos à natureza ou a qualquer recurso ambiental.
As interações com os clientes geram dados importantes para o varejo. Por meio de análises destes dados é possível detectar informações que, através do uso de ferramentas adequadas, vão ajudar a entender melhor o comportamento dos seus consumidores. Desta forma, a loja consegue personalizar mais o atendimento, desenvolver promoções, campanhas, ou seja, entregar valor aos clientes.
Vale mencionar que as redes sociais aproximaram bastante as pessoas das marcas e lojas. Atualmente é possível ter um diálogo rápido e prático por meio de uma página no Facebook, por exemplo, se esta for a opção pessoal do cliente. E as farmácias devem se utilizar desses canais para esclarecer dúvidas, mostrar produtos e fornecer informações úteis aos consumidores.
Para melhorar os resultados é preciso investir em inovação. As farmácias atualmente deixaram de ser especificamente drogarias e se transformaram em lojas de conveniência com um mix bem diversificado de produtos e serviços. Desta forma, além de atuar no ambiente virtual é fundamental explorar todo o potencial que seu PDV têm para suprir várias necessidades de seus clientes, com parcerias bem estruturadas, colaborativas e vantajosas para ambas as partes.
E por onde começar? Nossa recomendação passa por alguns pontos:
Comece com uma análise profunda de seu potencial de venda. É importante segmentar o perfil de seus clientes, entender mais sobre seu comportamento e sua loja, ticket medio e itens da cesta – você tem acesso rápido e fácil a estes dados? Essas informações são necessárias para organização inteligente do estoque, disposição aprimorada de produtos no PDV e para o desenvolvimento de estratégias de marketing atrativas no interior da loja e no ambiente virtual (incluindo loja online). Considere isto como parte de uma gestão orientada a dados, algo que certamente vai trazer maiores e melhores oportunidades de resultados.
É muito interessante criar ações que recompensam clientes de acordo com sua frequência de compra ou tipo de produto adquirido. Para isso, é necessário utilizar ferramentas tecnológicas que possibilitem por exemplo fazer um ranking de pontuação e premiar seus clientes de acordo com o nível alcançado. Você ajuda o cliente e ganha um consumidor fidelizado.
Considerando que para que se consiga inovar é fundamental estar munido de informações, estes programas, sejam desenvolvidos internamente, seja captado externamente, têm um papel muito importante na formação da base sobre a qual a inovação que trás resultado vai acontecer. Sem isso, não é possível definir quais as prioridades, oportunidades e fraquezas que estão presentes para a transformação de seu negócio.
A máxima “em time que está ganhando, não se mexe” não é mais válida para o mundo transformado digitalmente. As tendências, processos e comportamentos se alteram quase diariamente.
Por isso, é fundamental rever seu posicionamento. Apostar na carta que te deu a vitória inúmeras vezes no passado pode não ser mais a melhor estratégia a ser seguida.
Abra sua mente e analise se não é o momento para mudar certos hábitos, processos e abordagens de gestão. É preciso um mindset de inovação para falar a mesma língua dos consumidores atuais, ou seja, aperfeiçoar seus modelos de relacionamento com o cliente e desenvolver sua presença em todos os canais de atendimento utilizados.
Aqui na in360 o principal objetivo é promover práticas e soluções para o desenvolvimento de processos e das pessoas envolvidas. Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Entre em contato e saiba mais!