Em um mercado cada vez mais complexo e competitivo, a gestão de varejo tem demandado práticas e técnicas avançadas, que possibilitem estratégias assertivas, que garantam mais produtividade em suas operações e maior competitividade em seu mercado.
Identificar quais são as prioridades gerenciais de um negócio é fundamental nesse cenário, já que elas servem como base para determinar quais são as ações mais adequadas que podem ser adotadas para que se atinjam os objetivos da organização.
Veja a seguir uma abordagem para estabelecer as prioridades em sua gestão de varejo, e descubra quais delas são as mais relevantes no segmento!
Uma gestão de varejo eficiente deve ser baseada em metas bem definidas. Isso quer dizer que os gestores devem ter clareza sobre o que desejam alcançar e quais ações devem ser feitas para atingir os seus objetivos.
Podemos dizer que as prioridades de uma empresa varejista seriam representadas por suas metas mais relevantes, que devem servir como base para sua excelência operacional, satisfação dos clientes e eficácia nos resultados de negócio.
Com metas bem definidas, é possível não só identificar claramente quais atividades são mais importantes para o negócio, mas também ter um acompanhamento constante de seus resultados e guiar melhores decisões ou mesmo eventuais correções.
Um bom meio de definir as prioridades de um varejo é por meio do método SMART, que considera 5 atributos básicos para que as metas sejam definidas com clareza e eficiência:
Toda meta que representa alguma prioridade de um negócio precisa ser específica.
Para isso, procure conferir se ela responde a algumas questões básicas, como “o que” se deseja atingir com essa prioridade, “quem” serão os seus responsáveis, “onde” ela será operacionalizada, “como” ela será atendida e “por que” ela deve ser respeitada.
Para que as estratégias e atividades realizadas em prol de determinada meta sejam passíveis de avaliação, é preciso que as metas prioritárias sejam mensuráveis.
Procure verificar, portanto, se os objetivos mais importantes da organização realmente podem ser acompanhados e medidos para determinar seus resultados, seja de forma qualitativa ou quantitativa.
De nada adianta determinar as prioridades de um varejo se elas não tiverem metas atingíveis.
Baseado em resultados anteriores, certifique-se de que realmente é possível alcançar as metas propostas. É importante verificar também se os colaboradores acreditam na possibilidade de atingir esses objetivos.
Prioridades irreais podem gerar frustrações, desmotivando os profissionais e os desorientando em suas atividades.
Como o próprio conceito de “prioridade” indica, todas as metas de um varejo precisam ser relevantes. Isso significa que elas precisam ter um impacto positivo sobre a organização.
Quando mais importante for uma prioridade, mais motivação os colaboradores terão em alcançá-la.
Por fim, todas as metas na gestão de varejo devem ser temporais, ou seja, precisam ter um prazo definido para que sejam cumpridas.
O período para que certa prioridade seja tratada adequadamente e as metas relacionadas sejam alcançadas também deve seguir as lógicas abordadas anteriormente, sendo um prazo específico, mensurável, atingível e relevante para as ações.
Agora que você já sabe como analisar e estabelecer prioridades – e entende a importância desse tipo de ação em prol da produtividade, tomada de decisões e engajamento dos colaboradores – no próximo item, confira algumas das metas mais prioritárias para todo o segmento varejista!
As prioridades na gestão de varejo precisam ser elencadas de acordo com o perfil, as necessidades e os recursos de cada organização.
Como mencionamos anteriormente, a melhor maneira de determiná-las é por meio de uma análise profunda das demandas do negócio e da garantia de que cada meta seja específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
Por mais que as prioridades sejam únicas em cada empresa, existem alguns exemplos comuns, que são recorrentes e muito relevantes em grande parte dos negócios varejistas.
Para lhe inspirar na busca das melhores metas prioritárias, confira alguns casos de prioridades na gestão de produtividade no varejo:
Outras prioridades do varejo poderiam ser mencionadas de maneira simples, como desenvolvimento de funcionários, adoção de novas tecnologias, acompanhamento de tendências dos consumidores, ampliação de canais de atendimento, avaliação de fornecedores, etc., cada caso sendo avaliado individualmente, já que sua empresa tem suas características próprias e vive seu momento específico.
O indicado, porém, é compreender quais metas mais fazem sentido ao seu negócio e como essas metas vão endereçar como suas prioridades podem ser geridas para que guiem ações realmente eficazes e que impulsionem os resultados da sua empresa!
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