O marketing no atacarejo tem suas particularidades. Isso porque essa modalidade une os mundos do atacado e do varejo, num híbrido que exige uma série de estratégias e táticas bastante particulares.
Com a ascensão dessa maneira de comercializar produtos e os consumidores mais receptivos a ele, como aponta uma pesquisa da Nielsen, estruturar ações de marketing sob medida é cada vez mais importante. Afinal, a concorrência é grande e tende a aumentar.
Neste artigo, além de entender que diferenciais do atacarejo, você vai ver dicas para planejar campanhas de marketing em 2022. Acompanhe!
Também conhecido como atacado por autosserviço ou Cash & Carry (pague e leve), o atacarejo une características do atacado e do varejo, especialmente em supermercados. Entre suas principais características, destacam-se:
→ Leia também: O atacarejo está em transformação.
Confira, a seguir, uma série de dicas para potencializar os resultados com marketing no atacarejo em 2022!
Não importa se seu atacarejo conta com vendas online ou não, investir em campanhas de marketing e comunicação digital é fundamental. Isso porque os consumidores estão cada vez mais sendo assediados por marcas na web, o que faz com que as empresas que não investem nisso acabem não conseguindo chamar a atenção deles.
A pandemia aumentou a digitalização da sociedade em todas as faixas etária e também de poder aquisitivo e as empresas não podem ignorar essa realidade. Vale a pena melhorar o site da empresa, dedicar tempo e investimentos às redes sociais, desenvolver um aplicativo, etc.
Outra tendência cada vez mais presente é a participação em marketplaces como Amazon e Mercado Livre. Ela já se mostrou um caminho a ser considerado, inclusive porque atende a demanda dos próprios consumidores que agora preferem comprar de vários fornecedores em um único carrinho online.
Obviamente, para isso, é preciso encontrar a plataforma de vendas online mais aderente ao público-alvo do seu atacarejo. E obter uma negociação que coloque os produtos em destaque no momento em que o consumidor está navegando. Caso sua empresa decida seguir este caminho, é importante estruturar um DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício específico para mensurar a lucratividade proporcionada com precisão.
O aumento da inflação no Brasil e no mundo tem feito com que os consumidores se tornem ainda mais cautelosos em suas compras. Por isso, é vital ficar atentos as oportunidades de negociações e também saber comunicar.
Entretanto, para cumprir a promessa de preço baixo é importante acompanhar os custos operacionais, especialmente quando a empresa decide aumentar o sortimento – que aumenta o custo de servir, e a operação com produtos perecíveis, que leva ao aumento do custo da energia elétrica, por exemplo. Acompanhar os custos é um aspecto fundamental para se manter competitivo e se cumprir o que promete que é, na média, ter preços relativamente abaixo do que se opera no formato supermercado.
Outra ação de marketing no atacarejo que pode trazer excelentes resultados é o estímulo ao diálogo com o cliente. Isso implica, antes de tudo, em ouvir o público-alvo, mostrar que a empresa se interessa pelas interações online e offline.
Vale a pena fornecer vantagens a clientes que deixam depoimentos online ou mesmo que deem sugestões que possam ser implementadas na loja, por exemplo. Em suma, sentindo que são ouvidos, os consumidores tendem a fidelizar e propagar a boa reputação do negócio a seus pares.
→ Leia também: Dicas para elaborar um plano de marketing.
Embora possa ter regiões/áreas saturadas, tudo indica que o atacarejo deve crescer ainda mais no Brasil nos próximos anos, especialmente porque os consumidores voltaram a se preocupar bastante com a inflação e, portanto, estão buscando por preços competitivos.
Por isso, os gestores neste segmento de mercado devem investir também em ações de marketing que os diferenciem da concorrência. E também que reforcem a boa experiência dos clientes em todos os pontos de contato, entre outros objetivos.
Neste sentido, o marketing no atacarejo requer investimentos e esforços redobrados em 2022, sob o risco de se ver os concorrentes aumentando seus resultados em médio e longo prazo.
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